5 dicas para poupar energia em sua casa

Quando falamos de orçamento doméstico e, como pequenas economias podem ajudar o meio ambiente, muita gente logo se pega pensando em fechar a torneira enquanto escova os dentes, evitar lavar calçadas com muita regularidade ou não gastar muito com produtos de limpeza para móveis, como armário de cozinha, já que cada produto é uma embalagem e, cada embalagem, um risco à saúde do planeta. Porém, muita gente se esquece de economizar também na energia elétrica, que é uma das principais vilãs contra a natureza e responsável por uma grande fatia das despesas.

Nesse post vamos dar cinco dicas para economizar energia e ser um pouco mais feliz quando chegar à fatura de energia no fim do mês, e, consequentemente, um pouco mais amigo da natureza. Acompanhe:

1 – Não demore no banho

O banho é um dos vilões do orçamento doméstico por dois motivos: o primeiro é que no banho gastamos muita água, e isso já não é bom para o fim do mês, ainda que seja um item do qual não podemos deixar pra lá. O outro fator de vilania é quando tomamos banho morno ou quente, já que o relógio de energia roda loucamente enquanto o chuveiro está ligado. Tomar banhos mais curtos e, sempre que der, desligar o chuveiro, é uma ótima saída para evitar surpresas desagradáveis na conta.

2 – Eletrodomésticos

Não deixar eletrodomésticos ligados: desde o liquidificador até televisor, aparelho de DVD e rádio relógio que ficam em seu rack para TV, tudo deve ser sempre desligado da tomada. Isso porque todos os eletrodomésticos que têm “luzinhas” estão, por tabela, gastando energia, mesmo que desligado. O micro-ondas, por exemplo, deve ficar sempre fora da tomada.

Pode parecer muito trabalho, pois temos contato direto com a maioria desses aparelhos, porém, se o seu objetivo é cortar gastos, essa atitude deve ser tomada. E, como quase tudo na vida, o tempo fará com que esse hábito se torne um costume presente no seu dia a dia.

Economizando energia em sua casa

Economizando energia em sua casa

3 – Luz acessa em excesso pela casa

Não deixar luz acesa em cômodos vazios seria algo desnecessário a se dizer, porém, muita gente ainda vacila com o acender de luzes na casa. Se você não está utilizando um cômodo, deixe todas as luzes dele desligadas e evite uma conta de luz astronômica.

Ao viajar, algumas pessoas optam por deixar luzes acessas para mostrar algum movimento. Porém, essa atitude pode lhe render um aumento de consumo num período que poderia ser de economia. A dica é combinar com um amigo, vizinho ou familiar para que essa luz seja apagada durante o dia e seja mantida acesa durante um período mais curto.

4 – Computador

Desligue o computador ao invés de colocar no modo de descanso ou espera, pois ao desliga-lo você estará cortando a transferência de energia por completo. E esse é o melhor jeito para dar um gás no orçamento doméstico para quem trabalha em home office, por exemplo.

5 – Mantenha a geladeira limpa

Pode parecer mentira, mas geladeira suja, no sentido de ter muitas coisas que poderiam não estar ali, gasta muito mais energia do que uma geladeira limpa. Veja também, nas limpezas, se o freezer está OK ou se está congelando demais e, em caso de qualquer problema, chame um técnico para ajudá-lo. A geladeira desregulada pode gastar, inclusive, mais energia do que o chuveiro ligado no modo inverno.

Seguindo essas 5 dicas bem simples você sentirá a diferença no final do mês, ao pagar a conta de luz. Além disso, atitudes como essa podem contribuir para uma melhoria do nosso meio ambiente, elevando assim, nosso padrão de vida – muito mais saudável e sustentável.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply