A cerca viva agregará charme ao seu lar; inspire-se com essas dicas incríveis

Descubra, aqui, o que é cerca viva, como ela pode transformar seu lar e saiba como montar uma em seu imóvel!

A cerca viva é a opção perfeita para dar mais charme e beleza para a decoração externa do imóvel. Ela é feita com plantas específicas e confere um colorido especial para a fachada.

Quer montar uma cerca viva, mas não sabe como? Então, confira aqui dicas incríveis para colocar essa ideia em prática e deixe seu imóvel ainda mais bonito!

O que é cerca viva?

A cerca viva agregará charme ao seu lar; inspire-se com essas dicas incríveis

Trata-se de uma barreira, como um muro, que é formada por árvores, arbustos e demais tipos de planta. Essa barreira desempenha um papel importante de delimitação de área, fechando espaços. Além disso, pode separar propriedades vizinhas de maneira mais charmosa.

A cerca viva pode ser utilizada para delimitar espaços sem cobrir totalmente a visão. É muito usada em projetos de paisagismo, de modo a embelezar áreas externas e jardins com plantas.

Esse tipo de cerca também é perfeito para esconder peças e maquinários de jardim, bem como o motor da piscina, garantindo um visual mais bonito e agradável na área externa do imóvel.

Como montar uma cerca viva?

cerca viva florida

O processo de montagem pode variar de acordo com o tipo de planta que utiliza e estrutura de proteção e divisão de ambientes. De maneira geral, costuma-se montá-la em cercas, portões ou muros.

A dica é contornar a cerca, portão ou muro com as plantas que deseja. Dá para usar plantas trepadeiras, que cobrirão toda a superfície. Se preferir, também é possível utilizar plantas de porte maior, como o bambu.

Use sua criatividade e escolha plantas que gosta mais, inclusive que tenham manutenção simples. Dessa forma, terá menos trabalho para mantê-las em perfeito estado, realizando podas com maior praticidade.

Quais tipos de plantas posso usar na cerca viva?

Há vários tipos de plantas que podem ser usadas na montagem da cerca viva e cada uma delas costuma ter uma finalidade. A seguir, apresentamos as mais comuns nesse tipo de cercamento:

Piracanta

Trata-se de uma planta perfeita para cercas delimitadoras de espaço. A piracanta pode atingir até quatro metros e seu florescimento ocorre na primavera. Seus frutos, no entanto, aparecem somente no inverno.

É um tipo que planta resistente a raios solares, com frutos e flores vermelhos, laranjas, brancos ou amarelos, dependendo da versão que utiliza. Portanto, é uma boa alternativa para quem gosta de plantas coloridas.

cerca viva de piracanta

Pingo de ouro

A planta pingo de ouro é uma aliada para cerca viva de demarcação de espaço. Possui como diferencial o fato de ter boa adaptabilidade, conseguindo sobreviver tanto em climas quentes como frios.

Sua coloração é verde limão e a planta pode florescer em determinadas épocas do ano, dando flores de tonalidade roxa. Não costuma demandar grandes cuidados, por isso é uma boa alternativa para quem não abre mão da praticidade na manutenção de plantas.

cerca viva de pingo de ouro

Hibisco

Um dos diferenciais do hibisco é que a planta ajuda a bloquear ventos fortes, uma vez que possui folhas densas. É uma aliada na montagem de cerca viva de demarcação de espaços e costuma ser muito utilizada quando se quer ter um resultado mais cheio.

Sua floração é na primeira e no verão, mas existem tipos de hibisco que podem florescer durante todo o ano, principalmente quando se adota condições de cultivo ideais. Sua manutenção não é trabalhosa, ainda que seja uma planta mais densa.

cerca viva de hibisco

Buxinho

O buxinho é um dos arbustos lenhosos mais versáteis utilizados na jardinagem, paisagismo e montagem de cercas vivas. Ele pode chegar a cinco metros de altura e se destaca por ser facilmente moldável por poda.

É a opção perfeita para cercas vivas de demarcação de espaço, mas o material pode ser utilizado para outras finalidades, como a decorativa em jardins. O melhor? Seu custo normalmente é acessível!

cerca viva de buxinho

Dracena

A cerca viva de dracena é perfeita para delimitar espaços e garantir maior privacidade. A alternativa feita com essa planta normalmente consegue barrar o vento e ruído, proporcionando um isolamento térmico e acústico à área interna.

A dracena demanda a realização de podas anuais e ela se mantém saudável e bonita com poucos cuidados, como rega e adubação.

cerca viva de dracena

Murta

A murta é uma planta arbustiva semelhante ao buxinho. Ela pode chegar a cinco metros de altura e cresce rápido, conseguindo se adaptar a maioria dos solos e clima.

cerca viva de murta

Como suas folhas são densas, proporciona maior privacidade, além de permitir podas artísticas.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário