Acessórios para piscina, quais os mais importantes?

Ter uma piscina em casa é o sonho de consumo da maioria das pessoas, mas antes disso, é importante saber quais são os acessórios para piscina mais importantes para a segurança, manutenção e limpeza.

Existem inúmeros elementos indispensáveis para a piscina que garantem a segurança dos usuários, especialmente os que evitam a contaminação da água e também conferem mais conforto na usabilidade.

Não importa qual é o tipo da sua piscina ( Concreto, vinil ou fibra de vidro), todos esses estilos precisam de acessórios que não podem faltar para deixar a área de lazer completa e segura.

limpando a piscina

Cuidados para melhor utilização da piscina

Sempre assimilamos a piscina com muita diversão, e realmente é, pois é o lugar ideal para relaxar, reunir família e amigos para momentos de descontração. No entanto, ela precisa de cuidados especiais para aproveitar todos os seus benefícios com segurança.  Entre eles:

– A manutenção da piscina é uma necessidade – A saúde dos usuários depende disso, pois é necessário avaliar a qualidade da água, uso correto de produtos, elaboração de uma rotina de plano para tratamento da água.

Para elaboração do plano de manutenção e tratamento da água, são levados em conta o tipo de acabamento da piscina, se é aquecida ou não, interna ou externa, número de usuários e a frequência de utilização.

O cloro pode ser substituído por outros produtos – Muitas pessoas reclamam que o cloro causa irritação na pele e nos olhos,  além disso, essa substância pode ser muito maléfica em portadores de asma e renite.

Embora as pessoas acostumaram a usar o cloro para tratar a água, existem outras substâncias menos agressivas como o Ozônio, além do tratamentos com raios ultravioleta já disponíveis no mercado.

Caso usar o cloro, aplique o granulado durante o período da noite, pois os raios solares dissolvem o produto antes de fazer efeito.

Verifique PH da água da piscina –  Sempre deve ficar entre 7.0 e 7.4.

Cuidado com o sulfato de alumínio na decantação – Traz prejuízos na saúde dos usuários da piscina e pode estragar o filtro.

Avaliar os hábitos dos usuários – Mesmo cuidando da limpeza e manutenção adequada da piscina, é possível pegar doenças se os frequentadores tiverem micoses e problemas de pele, especialmente em piscinas públicas.

O ideal é manter um controle com exames médicos e procedimentos de higiene que envolve a retirada de protetor solar na ducha antes de entrar na piscina, pois esses produtos deterioram a qualidade da água fazendo com que haja mais proliferações de bactérias e também podem causar mais alergias nos usuários.

Produtos bronzeadores estragam os acessórios para piscina através de incrustações e corrosão.

Principais acessórios para piscina

Para garantir que todos os cuidados acima sejam tomados, é essencial investir em bons acessórios para piscina, desse modo, é possível conservar o seu patrimônio e evitar prejuízos à longo prazo.

Confira os elementos indispensáveis para higiene, manutenção e segurança da piscina:

1- Bomba para piscina

É o coração da piscina, pois á através dela que a água é bombeada para circular e também filtrar, procedimento importante para garantir sua qualidade.

2- Estojo de medição de alcalinidade

Acima citamos que o PH da água deve ficar entre 7.0 e 7.4 para garantir segurança a todos os usuários. Esse estojo é o grande aliado do responsável da piscina, pois através dele será possível avaliar a necessidade de aplicação de tratamento.

3- Estojo de medição de equilíbrio do cloro e PH

Através desse acessório para piscina é possível avaliar se a água está com boa baneabilidade. É importante manter o equilíbrio entre o cloro e o PH, dessa forma, é possível evitar alergias nos olhos e na pele.

4- Cabo Telescópico

Esse é um acessório para piscina indispensável já que ele proporciona funções para aspirar o fundo da piscina, peneirar ( folhas, cabelos e resíduos na água) e também uma escova que permite a escovação das laterais e fundo da piscina.

5- Mangueira flutuante

Esse elemento é fundamental para aspirar os resíduos da piscina, inclusive a mais conhecida é o modelo flexível de plástico leve e ondulado.

6- Capas para piscina

As capas são ideais especialmente se você mora em uma região com bastante árvores que promovem o caimento de folhas e também é uma forma de proteger as crianças que circulam no local.

Produtos para a piscina

Agora que você já conhece quais são os principais acessórios para piscina, é preciso ter mente a necessidade de investir em bons produtos de tratamento da água, entre eles:

limpeza da piscina

  • Cloro – Essencial para limpeza da água, seus componentes ajudam a matar as bactérias prejudiciais a saúde dos usuários. Mas, também existem outras possibilidades como o ozônio, um recurso pouco usado em nosso País, mas bastante difundido nos Estados Unidos.
  • Elevador de PH – É uma solução rápida para promover o equilíbrio entre o cloro e o PH.
  • Algicida de choque – Combate o aparecimento de algas na piscina.
  • Elevador de alcalinidade – Para uma água cristalina é essencial que ela esteja alcalina, o produto também é conhecido no mercado como estabilizador de PH.
  • Decantador – A decantação deve ser feita quando a água está suja, turva e opaca, esse processo separa as partículas sólidas da água que vão direto para o fundo da piscina, desse modo, a aspiração das sujidades ficam mais fáceis.

Resumindo, esses são os acessórios para piscina indispensáveis para mante-la limpa e segura para os usuários. É importante realizar a manutenção periódica para evitar a contaminação da água.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply