Agapanto: Quais são as Características? Significado e como Cultivar!

Agapanto é uma das plantas mais utilizadas na urbanização graças ao paisagista Roberto Burle Marx ainda na década de 1950.

Flor de origem do sul da África, o agapanto pode ser visto na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul e nas serras fluminenses de Petrópolis e Teresópolis.

Veja as características dessa planta para identifica-la, além de orientações para um plantio saudável para decorar seu ambiente externo.

Agapanto em foco

[VEJA TAMBÉM: MARGARIDA]

O que é agapanto?

Agapanto é uma incrível planta que surgiu na África do Sul, Lesoto, Suazilândia e Moçambique – países sul-africanos – e conta com algumas espécies mais comuns para cultivo que podem alcançar mais de 1 metro de altura, enquanto outras são variedades anãs.

Essas últimas podem atingir de 30 a 60 centímetros de altura.

Várias dos agapantos de jardim são híbridos, pois a espécie agapanthus africanus é realmente difícil de ser cultivada fora do habitat natural.

Você pode identificar com facilidade um agapanto:

agapantos brancos

Além de sua altura, o agapanto se caracteriza por ser uma planta herbácea, rizomatosa e muito tolerante a baixas temperaturas.

Suas folhas são longas, resistentes e com o aspecto de lâminas – a cor verde-escuro mantém a planta bonita mesmo crescendo entre as partes coloridas da planta.

[VEJA TAMBÉM: NARCISO]

Dessas globosas inflorescências surgem numerosas flores que podem ser de várias cores, entre os quais as mais populares são a branca, as de tonalidade violeta e as azuladas.

agapanto azul

Na realidade, o tom da flor irá depender da variedade da espécie que você irá cultivar.

Com hastes longas, os agapantos são ótimas opções como flor-de-corte para a confecção de arranjos florais.

Essa característica das hastes longas garante resistência não somente a baixas temperaturas, mas a outras condições climáticas, como vendavais.

[VEJA TAMBÉM: PEÔNIA]

Significado da flor agapanto

Na linguagem das flores, o agapanto é considerado a flor do amor. Entretanto, seu significado também pode se relacionar com a ousadia, a independência e a originalidade.

Como cultivar agapanto?

Algumas variedades de agapanto podem ser cultivadas em vasos, mas a grande maioria é indicada para o jardim em si, especialmente para maciços e bordaduras.

agapantos em jardim

Muito rústica, o agapanto prefere que seu cultivo seja feito sob bastante luz direta. Ainda, a planta tolera sombra parcial, mas é interessante que para o florescimento saudável, a luz direta ocorra por pelo menos algumas horas!

Mesmo em solos pobres em nutrientes não impedem o desenvolvimento do agapanto, mas procure plantar tal planta em uma terra rica em matéria orgânica, que seja leve e bem drenado.

[VEJA TAMBÉM: TULIPA]

A própria irrigação deve garantir que o solo esteja sempre úmido, mas sem encharca-lo, está bem? Em fases adultas, essas plantas podem suportar períodos curtos de seca.

O agapanto é perene, por isso se for semeá-lo, prefira fazê-lo durante a primavera e o outono, misturando terra e composto orgânico em partes equivalentes.

A floração do agapanto acontece entre o final da primavera e durante o verão.

Se for cultivar o agapanto em vasos, procure fazer uma camada grossa de drenagem no fundo para que a água sobressalente de suas regas não acabe afogando as raízes.

agapantos em vaso

[VEJA TAMBÉM: BASTÃO DO IMPERADOR]

A propagação de agapanto é feito por mudas – quando as plantas estão bem desenvolvidas, elas podem ser divididas para esse propósito.

O agapanto é uma flor interessante para ter seu jardim, em uma borda de muros ou em canteiros altos. Com pouca manutenção, essa planta é uma alternativa fascinante para você!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply