Amarílis: cultivo, como plantar e cuidados

A amarílis é daquelas flores que passaríamos horas apreciando. Ela certamente compõe qualquer projeto paisagístico, ou simplesmente pode dar mais vida a sua varada e jardim. Conheça mais detalhes sobre ela.

A amarílis é uma flor da família das amarilidáceas, que é nativa do sul da África, e no Brasil se aclimatou perfeitamente. Ela é cultivada como planta ornamental e tem como característica principal pétalas róseo-avermelhadas. Ela é encontrada em diferentes tipos, e vão ter variação de cor sempre entre o branco e o vermelho.

Aqui no país a flor também é conhecida como flor-da-imperatriz, açucena e flor de açucena. Seu plantio aqui prosperou, pois, essa espécie é própria de climas tropicais. Muitas variações da amarílis, por exemplo, foram criadas no Brasil.

Principais tipos de Amarílis

Amarílis: cultivo, como plantar e cuidados

A forma mais comum de se distinguir uma amarílis é sua cor. Os cultivadores dessa espécie, utilizam em seus projetos de jardins ornamentais, por exemplo, muitas flores de amarílis, que olhos destreinados não diriam que se trata de outro tipo de planta.

No Brasil é possível encontra a flor nas seguintes cores:

  • Branca: tem pétalas bem abertas, e é a preferida de projetos que desejam se apresentar mais sensíveis.
  • Vermelha: o formato das pétalas é mais inconstante; bastante usada em buquês de noiva.
  • Laranja: muito aproveitada para dá vida a varandas, ou em ambientes que querem manter um clima com cores chamativas. Essa é uma espécie desenvolvida no país.
  • Amarela: para festas com poucos enfeites a amarílis amarela é a mais recomendada; tem detalhes vermelhos em suas “antenas”.
  • Vermelha e branca: elas são as mais difíceis de encontrar, mas certamente servirão para decorar qualquer ocasião.
  • Rosa: outro espécime mais raro; esse tipo de flor ainda tem detalhes azuis nas pétalas.

Essas espécies têm folhas que podem chegar até os 60 cm. A floração acontece na primavera e no início do verão, entre os meses de outubro e dezembro. Elas apresentam basicamente uma haste floral, e de 4 a 8 pétalas.

Quais são seus significados

A sutileza e a beleza de suas pétalas é o que chama atenção na amarílis. E todo sabemos que as flores conseguem a partir de suas cores e detalhes, passar mensagens ao ambiente em que estão presentes.

Ofertar uma flor de açucena, terá significados como:

  • Altivez;
  • Elegância;
  • Graça;
  • Admiração;
  • Glamour.

Para os gregos, que conheceram a flor na antiguidade, a amarílis tinha ligações com o deus do Sol Apolo. Essa divindade grega se corresponde ao orgulho, a harmonia, o equilíbrio e a ordem.

Como cultivas e cuidar da Amarílis

O cultivo e os cuidados com a amarílis não são nada fora do comum. Porém, é necessário seguir algumas recomendações para que a planta cresça de forma satisfatória, e tenha sua floração no estágio certo. Vamos explicar como o que deve fazer para o cultivo, depois como deve cuidar para que ela se desenvolva.

O cultivo da amarílis

Amarílis: cultivo, como plantar e cuidados

Seguir um pequeno passo a passo a ajudará a cultivar de maneira certa a flor-da-imperatriz, veja:

  1. Separe um vaso de até 20 cm de diâmetro. O bulbo dessa planta é grande, e precisará de espaço;
  2. O substrato que vai receber o bulbo tem que ter boa drenagem; se não tive um vaso já pronto, utilize cascalhinho para fazer a camada de drenagem;
  3. Ao plantar o bulbo, deixe seu “pescoço” para fora, e aperte bem a terra no entorno da muda.

Os cuidados para que a planta se desenvolva

Para que a amarílis cresça de forma rápida e sem deformações, é necessário:

  • Regar 3 vezes na semana (durante os meses quentes) e 1 vez na semana (durante os dias frios);
  • A planta precisa de muita luz, não a deixe na sombra;
  • A adubação periódica pode ser realizada com adubo orgânico, ou NPK (minerais);
  • Quando a planta passar seu período de floração, corte as hastes e as folhas que estiveram amareladas; depois mude o bulbo de jarro e retire os bulbilhos que surgirão.

Seguindo essas recomendações, logos nos primeiros dias de outubro a amarílis começará a brotar. Serão 12 dias para as hastes florais aparecerem, e 30 dias para as flores surgirem. O importante é mantê-la em local com muita luz.

Dessa forma terá em seu jardim ou varanda lindas amarílis. Poderá usar nas decorações de suas festas, ou presentear familiares e amigos com essas formidáveis flores.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply