Início » Plantando » Flores » Amor-perfeito: Como Cultivar e Quais os Cuidados Necessários

Amor-perfeito: Como Cultivar e Quais os Cuidados Necessários

O amor-perfeito ou viola tricolor pertence à família das violáceas. Essa flor pequena, com cerca de 6cm de diâmetro, pode ser encontrada em cores diversas como roxo, violeta, laranja e dourado.

Mas também são encontradas flores de amor-perfeito com duas cores, possuindo o centro mais escuro e as bordas claras. De origem europeia, a altura média da planta é de 15 cm, não ultrapassando os 30cm. Em razão do porte pequeno, são facilmente cultivadas em vasos.

Uma curiosidade sobre estas flores é que elas são comestíveis assim como as violetas. Por isso, podem ser utilizadas como um toque de delicadeza para enfeitar pratos, doces e saladas.

Amor-perfeito: Como Cultivar e Quais os Cuidados Necessários

Muito mais do que beleza, elas também apresentam efeitos medicinais. São conhecidas por tratarem problemas de pele, asma, epilepsia e são consideradas antirreumáticas e diuréticas.

Além da indústria farmacêutica, ainda são utilizadas pela indústria de beleza na fabricação de cosméticos.

São conhecidas por serem flores que gostam de sol e florescem o ano todo em locais que apresentam inverno pouco rigoroso. Em média, a planta costuma viver por cerca de dois anos. São plantas resistentes e de cultivo fácil.

Como plantar amor-perfeito

Amor-perfeito: Como Cultivar e Quais os Cuidados Necessários

Na dúvida sobre como cultivar amor-perfeito? Saiba que esta é uma flor de fácil cultivo e, por serem de porte pequeno, se adaptam bem aos jardins e aos vasos de plantas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A melhor época para se plantar sementes do amor-perfeito é entre o final do inverno e durante o outono. Esse será o período ideal para que as flores surjam em estações de temperaturas mais amenas como o outono e na primavera.

As sementes da planta amor-perfeito devem ser plantadas em solo fértil, úmido e com pH levemente ácido, entre 5,5 a 6, ou neutro.

Prepare a terra com adubo orgânico e elimine os torrões, é indicado preferir aqueles que sejam a base de fósforo, porém, deve-se evitar a aplicação de nitrogênio no local, além de liberação lenta do mesmo.

Coloque as sementes e cubra com uma camada fina de terra, cerca de 2mm apenas. Se possível, peneire para que fique bem solta. A germinação deverá acontecer por volta de 10 a 15 dias após o plantio.

Caso decida fazer o transplante de uma muda já existente da flor, a época ideal é entre a primavera e o outono. Neste caso, a muda deverá ser transplantada quanto estiver com 6 ou 8 folhas verdadeiras.

O amor-perfeito flor apresenta bom desenvolvimento, seja plantado sozinho ou com em grupo. Porém, recomenda-se que exista um espaçamento de 15 a 30cm entre um planta e outra.

Amor-perfeito: Como Cultivar e Quais os Cuidados Necessários

Para o cultivo da flor em vasos, adicione um camada de drenagem no fundo e complete com terra, adubo orgânico e areia média. O vaso poderá ser raso, com aproximadamente 20cm, pois suas raízes não são consideradas profundas.

O cultivo destas flores terá resultados melhores em locais com temperaturas amenas que estejam em torno dos 15°C a 25°C. O local em que serão plantadas também é de grande importância para o crescimento e a floração destas plantas.

Seja em jardins ou em vasos no interior das residências, o amor-perfeito é uma flor que precisa de luz direta solar. No entanto, são também flores que gostam de sombra e florescem o ano todo também se seguindo as orientações corretas.

O correto é que as flores recebam cerca de 4 a 6 horas diárias de luz solar para se manterem saudáveis e bonitas.

Quanto mais luz suas flores receberem, maiores e mais bonitas elas serão. Além disso, o fato de estarem longe do sol podem proporcionar um crescimento exagerado dos talos. Elas irão buscar pelo sol e podem deixá-las magras e com flores pequenas.

Se estas condições forem seguidas, não haverá diferença se foram plantadas em seu jardim ou em vasos, tendo contato com o sol elas crescerão com saúde.

Como cuidar de amor-perfeito?

Amor-perfeito: Como Cultivar e Quais os Cuidados Necessários

Apesar de ser de fácil cuidado, algumas dicas podem melhorar ainda mais a experiência de quem quer se aventurar no cultivo da planta.

São dicas simples que complementam os cuidados necessários que terão de ser dispensados para manter o aspecto saudável de seu amor-perfeito e garantir uma floração perfeita.

  • As flores do amor-perfeito gostam de luz solar direta. Porém deve se ter cuidado em cidades em que o verão seja intenso. Nestes casos, é preferível manter a planta em ambiente que impeça o recebimento direto da luz solar em horários críticos como por volta do meio-dia. O calor intenso acaba sendo prejudicial à planta;
  • Mantenha o solo sempre umedecido, mas tome cuidado para não o encharcar. Apesar de não suportar solos ressecados, o excesso de água poderá apodrecer as raízes da planta;
  • Se houve possibilidade, meça a temperatura do solo em que a planta será cultivada. Estas flores não se desenvolvem bem no frio. Por isso, o ideal é que a temperatura do solo varie entre 8°C e 18°C.

Quanto tempo demora para florescer o amor-perfeito?

Quanto tempo demora para florescer o amor-perfeito?

É importante entender melhor sobre o tempo de floração dessa pequena planta, sendo assim, necessário para ficar de olho se está saudável ou não.

Essa planta geralmente costuma crescer por entre o outono e a primavera, sendo que costuma manter sua floração durante o período de inverno, principalmente em regiões que possuem essa estação mais amena.

Geralmente para de florescer durante os meses quentes de verão.

Qual o significado da flor amor perfeito?

Geralmente as plantas possuem significados específicos, o que deve ser algo de atenção, principalmente se for presentear alguém com a mesma.

Essa flor simboliza o amor romântico e que durará para sempre, sendo assim, sua tríplice de cores também é uma referência direta à Santíssima trindade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário