Antúrio – Características, Significado e Como Cultivar

Antúrio é uma planta colorida e bastante exótica que chama a atenção em projetos paisagísticos. Embora seja de conhecimento dos amantes de flores há muito tempo, o antúrio voltou com tudo nas decorações de interiores e em jardins externos.

Confira quais são as características principais desta planta, seu significado e como cultivar.

Como identificar o antúrio?

antúrios vermelhos

Acredita-se que existam mais de 900 espécies de antúrio que se diferenciam pelo porte e as cores das inflorescências. No Brasil, as duas espécies mais populares são conhecidas como “paleta-de-pintor” e “flor-de-flamingo”.

Originária da América do Sul e Central, o antúrio se caracteriza pela presença da estrutura cordiforme (em formato de coração), mais lembrada em sua cor avermelhada, que muitos pensam se tratar da flor. Na realidade, essa parte é uma inflorescência: é a partir dela que se formará a espiga onde brotarão as flores do antúrio.

A inflorescência pode não somente ser vermelha, como você também encontra espécies brancas, rosas, verdes, roxas e outras.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR NARCISO?]

antúrios rosas

Extremamente pequenas, as flores do antúrio são pontos amarelos que irão brotar em torno da espádice (a espiga). Essa peculiaridade do antúrio permite que, quando as flores são pouco significativas, a própria natureza faz com que se produza folhas modificadas ou brácteas coloridas para atrair animais polinizadores e insetos que irão garantir sua reprodução.

As folhas podem variar de tamanho conforme a espécie, sendo até mesmo mais atraentes do que as próprias inflorescências, pois seus tons podem ser contrastantes que criam desenhos nas folhas.

antúrios brancos

É importante saber que o antúrio é uma planta tóxica pois apresenta oxalato de cálcio: por isso, entenda bem onde for plantá-la para deixá-la longe de crianças e animais.

O contato com tal planta pode causar alguns sintomas, como irritação das mucosas, queimação, inchaço e náuseas.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ALISSO?]

Significado da planta antúrio

O antúrio é uma planta que engana tanto os agentes polinizadores quanto as pessoas, afinal muitos não sabem que a flor mesmo é a parte da “espiga”. De qualquer forma, o antúrio tem como significado a imponência, a autoridade e o luxo.

Pode também representar a confiança, iluminação e fortuna para mulheres maduras. O antúrio se associa bastante com a sexualidade ardente.

Como cultivar antúrio?

O plantio de antúrio tem como principal recomendação a escolha de um local bem iluminado, mas a planta não exige contato direto com o sol, ou seja, um ambiente à meia-sombra é a melhor alternativa.

Justamente por isso, o antúrio se adapta em ambientes internos, mas é necessário que a planta não fique perto de qualquer ar-condicionado.

Como é uma planta tropical, o antúrio é mais sensível ao frio. Por isso, evite deixá-lo exposto a geadas, ventos e temperaturas menores de 15 °C. Caso sua região seja propensa a esses aspectos, a dica é cultivar o antúrio em vasos.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BEIJO-PINTADO?]

antúrio em vaso

O solo para um bom plantio de antúrio é aquele que há mistura de solo e matéria orgânica.

A planta exige umidade constante, regando-a a cada dois dias ou em período maior conforme for o grau de absorção da água do antúrio. O clima também deve ser levado em consideração. Quando o período for mais frio, uma rega semanal é suficiente. Já em épocas de seca, fique de olho no solo para que ele nunca fique completamente seco.

O adubo semestral garante o desenvolvimento adequado da planta.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BASTÃO DO IMPERADOR?]

Saiba que o florescimento do antúrio pode demorar até três anos, por isso aguarde com paciência.

O que achou do antúrio? Enfeite algum ambiente de sua casa com essa linda planta tomando as medidas necessárias ou deixe-a no jardim para complementar a beleza do espaço!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply