Aquecedor solar – Como funciona? Como escolher? Onde comprar?

Em poucas palavras, o aquecimento solar é feito para aquecer água. Isso faz com que a economia seja gigantesca! Tanto na diminuição dos gastos elétricos de uma casa como também da matéria prima.

O sistema de aquecimento solar é bem simples e funcional. Através de placas apropriadas, usa o calor do sol para aquecer a água que passa por tubos e fica armazenada em um reservatório. Para compreender melhor, continue a leitura.

Aquecedor solar

O que é um aquecedor solar?

Um dos maiores responsáveis pelo gasto de energia é o chuveiro elétrico. Esse é um dos motivos de recomendar banhos rápidos para economizar na energia.

O sistema de aquecimento solar proporciona um banho com água quentinha, sem a necessidade de energia elétrica. A fonte desse aquecimento é renovável, já que usa apenas o calor do sol.

O funcionamento é bem simples. Através de placas coletoras ou coletores solares, a água é aquecida pela luz do sol durante todo o dia. Há várias serpentinas onde a água passa até atingir a temperatura ideal. Em seguida a água já aquecida é armazenada em reservatórios, também chamados de boilers.

Essa água aquecida por sistema de aquecimento solar pode ser usada em duchas, torneiras, banheiras e em qualquer outro local que precise de água.

Como funciona o aquecedor solar?

Aquecedor solar

As placas solares são as responsáveis por captar o calor e consequentemente aquecer. Também são chamadas de coletores solares, sendo construídas e aço inox ou cobre. O primeiro material é usado em locais mais frios, onde as geadas e até mesmo a neve sejam comuns.

Dentro dessas placas existem as serpentinas por onde a água corre até ser aquecida por completo. Por sua vez, podem ser feitas de cobre ou de alumínio. É necessário possui uma boa superfície absorvedora de energia, chamada de aletas. Além disso, as serpentinas precisam ser protegidas em uma caixa com isolamento térmico e ainda um vidro frontal para separá-las do ambiente externo.

O reservatório térmico, ou boiler é onde a água já aquecida fica armazenada, esperando para ser utilizada. Por último, há o sistema auxiliar de aquecimento, que consiste na instalação de chuveiros elétricos que servem como um apoio para os casos da água aquecida não ser tão necessária ou ainda se o número de banhos aumentar devido as visitas, por exemplo.

Em resumo, o processo de aquecimento é esse: as placas coletores absorvem o calor e a radiação através das aletas. Por sua vez, aquecem a água das serpentinas que posteriormente são armazenadas nos reservatórios e estão prontas para serem usadas.

Como escolher o sistema de aquecimento solar?

A escolha do modelo ideal de aquecedor solar depende de alguns fatores que precisam de atenção. Basicamente, há dois modelos: os acoplados e os desacoplados.

Os aquecedores acoplados podem aquecer a água que vem diretamente da rua. Tem um visual mais robusto e o resevatório fica exposto.

Já os desacoplados precisam de uma caixa d’água mais alta e em alguns casos uma bomba para fazer a água circular. Além disso, o boiler fica por baixo do telhado, deixando aparente apenas os coletores solares. Neste caso é necessário um projeto detalhado para incluir o sistema de aquecimento solar.

Outro detalhe importante é a capacidade de aquecimento. É necessário um sistema que seja capaz de aquecer toda a água necessária para um dia e mais um pouco. Isso garante uma reserva e proporciona maior conforto e economia de energia.

A preparação hidráulica também faz a diferença na hora da escolha. Bem como os profissionais que irão instalá-la.

Aquecedor solar

Onde comprar o aquecedor solar?

O sistema de aquecimento solar tornou-se muito popular devido todas suas vantagens, como preservar o meio ambiente e ainda contribui para a economia doméstica. É possível encontrá-lo em várias lojas de materiais de construção, em sites especializados e em grandes lojas online.

No entanto, é importante levar em consideração o modelo a escolhido e a marca. Além disso, considere que será necessário contratar bons profissionais para fazer a instalação. Em alguns casos, é necessário saber o modelo e a posição do aquecedor solar antes de planejar o telhado.

Converse com o arquiteto da sua obra ou outros profissionais envolvidos para sanar outras dúvidas e até mesmo para pedir auxílio na hora de escolher o melhor sistema para sua casa e sua família.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply