Ar Condicionado Split – Vale a pena?

Existem milhares de modelos de ar condicionado, que permitem que você escolha qual o melhor aparelho se encaixa no seu ambiente. Ele é aquele aparelho que salva nos dias mais quentes. Então, o seu uso torna-se praticamente obrigatório nas residências.

Hoje, existem no mercado diversos modelos que se adaptam conforme as necessidades e integram-se à decoração.

ar-condicionado-split

Os modelos splits são os queridinhos do momento, por conta do seu design mais fino e menor, sendo mais fáceis de integrar e refrescar o seu lar. Uma forma de “esconder” os aparelhos splits é juntamente com os móveis sob medida, mas, pra isso, é preciso ter em mente onde o aparelho irá ficar, criando um espaço somente para isso.

Em paredes escuras, é importante harmonizar o aparelho, evitando o uso de cores brancas e optando pelos ar condicionados prateados, que harmonizem com o tom escolhido para as paredes. Já para os espaços clean, os claros são uma ótima pedida, uma vez que não se destacam.

Outro fator que causa dúvida na hora de instalar é o local. Para isso, prefira espaços com pouco destaque, nos cantos das paredes e acima das portas, assim o destaque fica para os outros elementos decorativos presentes no espaço.

A principal dica é criar um espaço harmonioso e esteticamente apresentável, para que não interfira na decoração, prejudicando ou poluindo o visual. É válido lembrar, também, que esses aparelhos nunca devem ficar atrás de cortinas, pois comprometem o funcionamento.

Ar condicionado combinando com o décor

Atualmente, existem diversos layouts do aparelho, portanto, você não precisa se prender aos modelos brancos e grandes. Esses aspectos modernos, permitem que você possa integrar o ar condicionado ao restante da decoração, seja na sala, no quarto, na cozinha ou em outro ambiente.

Os modelos em preto ou inox, por exemplo, são ótimas opções, uma vez que colocados em um local harmonioso ficam sutis e charmosos.

ar-condicionado-preto

Vantagens X Desvantagens

Dentre as vantagens oferecidas pelo aparelho Split podemos destacar como a principal o fato de ele ser silencioso, já que a condensadora (que é a mais barulhenta) fica localizada na parte externa do ambiente.

Outro benefício do aparelho Split é a possibilidade de instalação sem precisar fazer grandes buracos na parede. Além disso, são aparelhos multifuncionais, que ventilam, resfriam, aquecem e desumidificam o ar.

No caso das desvantagens, elas giram em torno dos valores, já que, por ser um tecnologia avançada, o custo para aquisição é bem maior que o de outros modelos. A manutenção também é um fator a ser analisado já que os problemas podem ser mais complexos, necessitando um gasto maior.

Ou seja, o aparelho é ideal para quem quer ter a climatização de qualidade no ambiente, mas consciente de que pagará um custo elevado por isso.

aparelho-split

Dicas para economizar energia

O ar condicionado Split é o aparelho com maior consumo de energia nas casas brasileiras, com uma média de 235 kWh por mês, que calculado representa uma média de R$100,00 na conta de luz.

Para que que esse valor não assuste o consumidor no final do mês, é necessário que o consumo seja feito de forma consciente. Confira algumas dicas que podem te ajudar a economizar:

  • Procure manter os filtros sempre limpos: os filtros sujos impedem a circulação de ar, fazendo com que o aparelho gaste mais energia para trabalhar;
  • Desligue o aparelho sempre que se ausentar do local, assim não corre o risco de deixá-lo ligado sem necessidade;
  • Mantenha as portas e janelas fechadas, bloqueando a entrada do ar externo, sempre que o aparelho estiver ligado;
  • Ative a função sleep (incorporada na maioria dos aparelhos), que ajuda a regular a temperatura e a economizar energia.

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply