Armário de cozinha – Dicas de decoração, Como escolher e Onde comprar

Um dos móveis mais importantes em uma casa é o armário de cozinha – não somente para deixar a cozinha mais bonita e moderna, mas também para garantir funcionalidade ao ambiente e guardar (de forma organizada) os utensílios necessários.

No mercado atual de móveis para o lar, você encontra uma infinidade de modelos de armários de cozinha, o que pode atrapalhar um pouco sua decisão sobre qual é o melhor para o seu espaço.

Veja algumas dicas de decoração para esse item, como escolher e onde comprar, além de entender sobre como melhor aproveitar o armário de cozinha e certas dicas de uso.

Dicas de decoração com armário de cozinha

Armário de cozinha

Uma cozinha bem decorada deve unir a funcionalidade que esse ambiente exige com o bom gosto – o armário de cozinha, nesse caso, precisa seguir o mesmo padrão dos outros móveis já existentes.

A decoração da cozinha já começa com a decisão sobre o estilo que o espaço tem para que o próprio armário que for adquirido combine perfeitamente. Não somente isso, decorar requer atenção para a área de circulação de pessoas – deve ser, no mínimo, confortável para todos, ok?

O tamanho da cozinha e do espaço disponível para o armário são dois outros itens fundamentais na hora de escolher esse móvel. Algumas dicas claras são:

  • Cozinhas pequenas: tome cuidado para não provocar muita informação visual e afetar ainda mais o tamanho do ambiente,
  • Preste atenção na altura de todos os moradores da casa,
  • Leve em consideração a profundidade do armário, além de não o deixar em uma altura muito baixa, pois pode atrapalhar a passagem de pessoas,
  • Harmonize o armário de cozinha com elementos e cores do ambiente,
  • Analise o tipo de sua cozinha antes de decidir qual é o melhor móvel.

Essa última dica fala bem dos modelos de armários de cozinha existentes. Você vai conhece-los agora!

[CONFIRA TAMBÉM: COMO DECORAR UMA COZINHA?]

Como escolher o armário de cozinha?

Armário de cozinha3

Completar a cozinha com os móveis pode ser uma tarefa cansativa, mas ao mesmo tempo gratificante, desde que você saiba escolher bem o tipo de armário de cozinha que mais se adéqua ao espaço.

Lembre-se da importância das medidas disponíveis do seu espaço!

São os tipos de armários de cozinha mais populares e que prometem praticidade e design:

Armário de cozinha aéreo

São aqueles fixados na parede e que ficam em uma altura mais elevada, permitindo que você aproveite o restante do espaço. Procure não usar esse modelo (ou mesmo abusar dele) se o pé direito de sua cozinha não for alto, está bem?

Balcão e gabinete

São armários que ficam encostados com a intenção de não ocupar espaço, sendo chamados de maneira popular como uma “despensa”, pois eles ficam no chão e são utilizados para guardar qualquer coisa que você considerar necessária.

[LEIA TAMBÉM: COZINHA PLANEJADA PARA APARTAMENTO PEQUENO]

Armário de cozinha complementar

É um tipo menor do que os outros armários de cozinha e é bastante indicado para quem tem realmente muita (muita mesmo) coisa para guardar. Outra serventia é utilizá-lo para organizar itens de forma separada, como alimentos dos utensílios.

Paneleiro

É um modelo que pode ser um bom complemento para vários tipos de armários, pois tem a finalidade de armazenar as panelas, como o próprio nome diz.

Armário de cozinha compacta

Para cozinhas pequenas e que não permitem muita circulação de pessoas, a dica é um armário de cozinha único, mas que apresenta todas as funcionalidades de qualquer outro armário.

Armário de cozinha completa

Se por ventura sua cozinha for bastante espaçosa, abuse de um armário completo – sabe a frase mil e uma utilidades? É esse móvel que irá combinar com uma parede larga e alta e permitir o uso de gavetas, bancadas e prateleiras: tudo num só móvel.

Onde comprar armário de cozinha?

 

Você pode fazer a compra de seu armário de cozinha em lojas confiáveis de sua cidade, mas também pode aproveitar a vantagem da internet. Muitos sites oferecem uma gama de opções, como a Leroy Merlin e Mobly, por exemplo.

Como aproveitar e usar o armário de cozinha?

Armário de cozinha2Um melhor aproveitamento do armário de cozinha depende do tamanho do mesmo e de sua própria ideia de otimização. Evite comprar armários com poucas portas, pois pode acabar tendo que empilhar seus utensílios e criar uma verdadeira bagunça! O mesmo acontece com muitas portas – analise sua cozinha e o quanto de objetos você tem para armazenar para ter uma visão mais clara do móvel.

[VEJA TAMBÉM: COMO DECORAR COZINHA PEQUENA?]

Além disso, o armário de cozinha estará sujeito a acúmulo de sujeira e respingos de molhos, óleos e por aí vai. Faça a adequada higienização do mesmo para conservar o móvel por muito tempo.

Use o armário de cozinha como uma forma de demonstrar qual é real estilo de sua cozinha – alie os elementos do ambiente com o móvel para gerar equilíbrio – muito embora ele não seja o determinante principal desse estilo, mas deve ser um fator importante no momento da decoração.

Confira, também, 15 móveis para cozinhas pequenas e mais de 40 fotos para inspirar na decoração!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply