Arranhador: como fazer seu gato usar? Aprenda aqui!

Um dos passatempos preferidos dos bichanos é afiar suas unhas. Mas, nem sempre os gatos fazem isso no lugar mais adequado, resultando em sofás, tapetes e outros móveis arranhados. O arranhador é uma alternativa para afiar as unhas dos gatos. Mas, como ensinar o gato a usar o arranhador?

Veja aqui neste artigo para que serve esse acessório e como incluí-lo na rotina do seu gato:

Para que serve o arranhador de gatos?

Arranhador: como fazer seu gato usar? Aprenda aqui!

Como o próprio nome já diz, o arranhador de gatos é um brinquedo onde o bichano poderá afiar suas unhas sem estragar os móveis de seus donos. O acessório tem vários formatos e modelos diferentes, para chamar a atenção do gato e tornar tudo bem mais divertido.

Contudo, apesar de tudo parecer interessante, nem todos animais costumam usar o arranhador de gatos. Será preciso uma boa dose de paciência para estimular o seu amigo a usar o acessório. Além disso, escolher a peça certa faz toda a diferença.

Como escolher o arranhador de gatos ideal

Tudo começa com a escolha do arranhador para gatos. O tamanho do acessório precisa ser proporcional ao tamanho do animal. Ou seja, o objeto costuma ser menor para filhotes e maior para animais já adultos.

É bom estimular o uso do arranhador desde cedo. Então, logo que arrumar um filhote de gato, compre um para que ele possa aprender afiar suas unhas. Se o seu gato parou de usar o arranhador, é sinal de que ele cresceu e o acessório ficou pequeno para ele. Então está na hora de trocar!

6 brinquedos indispensáveis para gatos!

É interessante que o arranhador seja alto ou mais esticado que o gato. Pois assim ele poderá se esticar e se espreguiçar no objeto.

Outro ponto importante a ser destacado é na estabilidade. Alguns modelos possuem andares, para deixar a brincadeira mais divertida. Mas, se o arranhador não é estável, dificilmente o gato irá usá-lo. Procure um modelo que tenha uma base bem rígida, para que ele não balance e assuste o gato.

O arranhador pode ser horizontal ou vertical. Observe a preferência do seu gato, assim poderá escolher um brinquedo que ele realmente irá gostar e usar. Para descobrir a preferência, é só olhar se ele gosta mais de arranhar o tapete ou o sofá, por exemplo!

Escolha a textura adequada

Arranhador: como fazer seu gato usar? Aprenda aqui!

É difícil saber a textura que o seu gato irá preferir. Portanto, o melhor é optar pelo sisal, que possui uma taxa de sucesso bem maior que outros modelos de outras texturas.

Há modelos revestidos com tecido ou papelão ondulado que também fazem sucesso com os gatinhos. Se o seu animal gosta de arranhar o tapete, carpete ou o sofá, você poderá procurar materiais semelhantes a esses objetos.

Evite os arranhadores feitos em plásticos ou de fibras artificiais. Geralmente esses materiais acabam criando estática, o que os gatos odeia!

Deixe o arranhador mais atrativo

Você poderá usar outros acessórios como atrativos para o seu gato. Se ele tem um brinquedinho preferido, coloque em cima do arranhador. Outra maneira é pendurar brinquedos ou bolas no arranhador, assim o animal poderá brincar e acabar se interessando pelo objeto.

Inclusive, existem alguns modelos que já possuem esses atrativos, como ratinhos pendurados onde o gato poderá “caçá-los”.

Use a erva do gato ou catnip

Arranhador: como fazer seu gato usar? Aprenda aqui!

Outro atrativo bem comum para aumentar o interesse do gato pelo arranhador é a erva gateira, erva do gato ou catnip. É uma planta herbácea, chamada de Nepeta cataria L., faz parte da família da hortelã.

Nos gatos, essa erva é capaz de apurar seus sentidos de predadores. Eles ficam mais entretidos quando sentem o seu cheiro. Quando usada no arranhador, acaba atraindo o animal para o objeto, onde ele usará para afiar suas unhas.

Como evitar a diabetes em gatos? Veja aqui!

A catnip é facilmente encontrada em pet shop em forma de spray. Basta borrifar e aguardar os resultados.

Deixe os móveis menos atraentes

O arranhador precisa ser mais interessante que o sofá. Então que tal deixar o sofá menos atraente possível para o gato?

Para isso, cole fita dupla face ou papel alumínio no sofá ou no local que o gato costuma afiar suas unhas. E, se mesmo assim o bichano for até esse local para arranhar, bata palmas para chamar sua atenção e corrigir a atitude. Em seguida, leve-o até o arranhador.

Deixe seu comentário