Arranjo de flores para mesa: dicas, como usar e fazer

Os arranjos de flores são elementos decorativos especiais que dão charme e sofisticação à mesa, ajudando a criar um ambiente agradável e aconchegante para todos os convidados.

Pensando em investir nesse item de decoração, mas não sabe como montar arranjos de flores? Então, confira aqui dicas preciosas para fazer versões belas e cheias de estilo para sua mesa!

Quais flores utilizar no arranjo de mesa

Arranjo de flores para mesa: dicas, como usar e fazer

Curiosamente, só há uma restrição quanto ao tipo de flor a ser utilizada no arranjo de mesa: o indicado é que ela não exale odor, o que pode comprometer a experiência olfativa dos convidados.

Portanto, todas as flores podem ser utilizadas, desde que não tenham cheiro. A partir dessa informação, é possível usar e abusar de sua criatividade, montando um arranjo com somente um tipo de flor ou misturando várias opções.

Uma combinação infalível, por exemplo, é a de rosas com flores do campo, resultando num mix inusitado e belo. Esse tipo de arranjo, inclusive, é perfeito para decoração de mesa mais descontraída e colorida.

Se quiser algo diferente e com um toque a mais de requinte, considere combinar flores nobres, como o lírio, orquídea e tulipa, que dão muito mais sofisticação para a mesa.

A grana está curta para investir em arranjos de flores, mas quer utilizá-los na ocasião mesmo assim? Neste caso, a melhor dica é investir em flores da estação, que são mais em conta.

Ótimos exemplos de flores de estação que sempre têm preços acessíveis e que ajudam a montar arranjos de mesa incríveis são as margaridas, astro mélias, crisântemos e gérberas.

Como escolher cores do arranjo de mesa

Arranjo de flores para mesa: dicas, como usar e fazer

Além de escolher as flores, também é preciso definir as cores do arranjo de mesa, para garantir um resultado bonito e encantador. Existem algumas opções que nunca falham:

  1. Monte arranjos monocromáticos, que são versões à prova de erros;
  2. Escolha flores em tonalidades do mesmo matiz, ou seja, com cor semelhante. Ótimos exemplos são as flores vermelha e laranja;
  3. Opte por flores em tons contrastantes, como branco e vermelho.

Como montar arranjos de flores para mesa

Arranjo de flores para mesa: dicas, como usar e fazer

Você já sabe escolher flores e cores delas, mas não sabe como montar o arranjo de mesa perfeito? Sem problemas, confira aqui algumas dicas de como colocar isso em prática:

Dê atenção especial ao vaso

O vaso é um detalhe importante, já que arremata o arranjo. Portanto, antes de começar a montagem, escolha um vaso numa tonalidade neutra ou que converse com as cores das flores utilizadas no elemento decorativo, para garantir um resultado homogêneo.

Se não tiver vasos tradicionais, é possível substituí-los por outros recipientes, como garrafas, taças e vidros de perfume. Qualquer objeto que possa ser utilizado como vaso é uma ótima e econômica opção.

Providencie os materiais essenciais

Será preciso garantir as flores, folhagens naturais para finalização do arranjo, espuma floral, água e alicate de corte. Tais materiais podem ser encontrados em lojas especializadas.

Monte o arranjo de flores naturais para mesa

Arranjo de flores para mesa: dicas, como usar e fazer

Agora, é só aplicar toda a sua criatividade e montar o arranjo de flores para mesa. Para lhe auxiliar nesta tarefa, siga este passo a passo:

  1. Coloque a espuma floral em uma bacia com água, até que ela fique com bastante líquido;
  2. Corte os caules de flores e folhagens na diagonal, o que facilitará que eles absorvam a água da espuma;
  3. Posicione a espuma no vaso e comece a dispor nela as folhagens. Posicione-as sempre em simetria e por toda a espuma, deixando alguns espaços entre elas;
  4. Coloque, nos espaços entre as folhagens, as flores escolhidas, utilizando-as para tapar eventuais buracos. Tenha o cuidado de garantir a simetria, evitando sobrecarregar um lado só com muitas flores. Uma boa distribuição é a chave para o sucesso.

Se quiser fazer os arranjos com antecedência, mas tiver medo de as flores não aguentarem muito tempo, há uma dica extra que faz a diferença na preservação: o uso de conservante floral.

O procedimento é simples, basta dissolver o conservante na água, seguindo as proporções recomendadas pelo fabricante. Depois, coloque a espuma floral nesta mistura e monte o arranjo normalmente.

Lembrando que essa é somente uma sugestão de montagem. Se preferir, é possível não utilizar a espuma e fazer arranjos diretamente no vaso com água, tomando sempre o cuidado de ter um bom acabamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply