Início » Plantando » Flores » Arranjo de Flores: Fique por Dentro da Melhores Combinações

Arranjo de Flores: Fique por Dentro da Melhores Combinações

Os arranjos de flores são elementos decorativos perfeitos para transformar qualquer ambiente, garantindo-lhes mais charme, cor, alegria e elegância. Mas, não é todos que sabem onde utilizá-los e como fazê-los, combinando cores e flores diferentes.

Esse é o seu caso? Então, para lhe ajudar nessas tarefas preparamos um guia com dicas de uso dos arranjos, bem como orientações sobre combinações infalíveis de flores e tonalidades. Confira!

Dicas de uso de arranjos de flores

Arranjo de Flores: Fique por Dentro da Melhores Combinações

Arranjos de flores são itens ideais para decorar ambientes internos. É possível utilizá-los, por exemplo, em salas, quartos e banheiros de residências, tornando o ambiente bonito e charmoso.

Também dá para usar o arranjo de flor em áreas de recepção, dica que vale tanto para ambientes residenciais como para condomínios empresariais, escritórios, comércios e hospitais, espaços em que se quer criar um clima mais agradável a todos os trabalhadores e clientes.

Há, ainda, a possibilidade de aplicar os arranjos em ocasiões específicas, como na decoração de festas, especialmente de mesas de convidados, contribuindo para atingir um espaço criativo e sofisticado.

Como combinar cores de flores em arranjos

Arranjo de Flores: Fique por Dentro da Melhores Combinações

Na hora de montar o arranjo, é preciso se atentar às cores das flores, para garantir um resultado mais bonito e harmônico. Mas, afinal, como combinar diferentes tonalidades?

Uma dica simples e infalível é sempre trabalhar com cores do mesmo matiz, isto é, que sejam semelhantes. Por exemplo, diferentes tonalidades de rosa combinam perfeitamente entre si e não geram chance de erro.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Mais uma opção é combinar cores contrastantes, como o branco e vermelho, intercalando flores de ambas as tonalidades. O resultado é clássico e bonito, com menor possibilidade de erro.

Outra dica é utilizar a roda de cores da colorimetria, o que ajudará a ter um resultado mais homogêneo e bonito. É possível usar, por exemplo, uma cor primária e duas vizinhas a ela (como o vermelho, vermelho alaranjado e vermelho violeta).

Ainda considerando a roda de cores, existe a possibilidade de combinar tonalidades complementares, ou seja, opostas entre si. Um ótimo exemplo é mix verde e vermelho.

Um detalhe importante que muitos esquecem é que o vaso do arranjo também entra na combinação de cores, afinal, trata-se de um elemento só. Se tiver medo de errar, aposte em vasos neutros, como o branco, que é clássico e combina com tudo.

Caso queira algo colorido, escolha um vaso que tenha uma mesma tonalidade de uma das flores do arranjo, o que assegurará um resultado mais harmônico, bonito e elegante.

Também há a possibilidade de eleger um vaso que tenha a cor utilizada em predominância na decoração. Assim, o ambiente como um todo ganha unidade e sofisticação.

Como combinar flores no arranjo

Arranjo de Flores: Fique por Dentro da Melhores Combinações

Já sabe combinar diferentes cores, mas não faz a mínima ideia sobre quais flores podem ser utilizadas em um mesmo arranjo? A seguir, confira dicas e combine flores com maestria:

  1. Utilize flores com tamanho semelhante, o que ajudará a montar um arranjo coeso, sem irregulares que podem causar estranheza e prejudicar a harmonia desse elemento decorativo;
  2. Misture flores grandes e pequenas, como lírios e rosas. É interessante dispor os botões de maneira alternada, colocando um lírio e uma rosa e assim consecutivamente, de modo a tapar possíveis buracos e ter mais unidade no arranjo.

É importante evitar longas sequências de um determinado tipo de flor no arranjo. Então, ainda tomando o combo lírio e rosa como exemplo, procure não fazer uma longa fileira de rosas, o que comprometerá o resultado. Ao trabalhar com flores grandes e pequenas, a alternância é o segredo para o sucesso.

Como utilizar a folhagem no arranjo

As folhagens são usadas para finalizar o arranjo, mas existe quem exagere nesse detalhe, o que acaba por comprometer o resultado. Lembre-se que a estrela deve ser sempre a flor e não as folhagens.

Por isso, insira a folhagem somente em pontos específicos, como nas bordas do arranjo, para acabamento. É importante que tenha tamanho adequado ao das flores, para que a folhagem não se sobressaia.

Outro ponto importante sobre as folhagens é o tom delas, que deve estar em união com os das flores. Pense sempre o seguinte: flores neutras ou com cores vivas combinam com folhagens verdes escuras. Já flores com tonalidade fria pedem folhagens claras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário