Veja isso: arte com madeira reciclável. Itens diferenciados na decoração da casa

O uso de madeira na decoração é uma das principais tendências para 2022. Trata-se de um material que dá muito mais aconchego ao ambiente, tornando-o agradável e confortável.

Uma das formas de investir nessa tendência é usar arte com madeira reciclável! Ainda não conhece essa alternativa? Então, confira aqui detalhes sobre ela!

arte com madeira reciclada

O que é madeira reciclável?

Trata-se de uma madeira que sobrou após a produção de móveis ou revestimentos. Ao invés de ir para o descarte, a madeira é reaproveitada e reutilizada na produção de outros móveis ou objetos de decoração.

Há diferentes formas de reutilizar essa madeira, como o uso sem ou com processamento. Mas, de maneira geral se dá preferência por não processar a madeira, mantendo suas características originais.

Arte com madeira reciclável

Existem dois tipos principais de arte com madeira reciclável. Um deles é o uso da madeira para fabricação de móveis artesanais como as mesas de jantar, centro e lateral.

A madeira recebe detalhes feitos à mão, bem como tratamentos para evitar infestações por pragas e aumentar ainda mais sua vida útil. Assim, o móvel dura por muito mais tempo.

Outro tipo de arte com madeira reciclável é o uso desse material para confecção de objetos de decoração. Ótimos excelentes são suportes para plantas, vasos, itens de artesanato, quadros, entre outros.

O material utilizado na fabricação de ambos pode ser o mesmo, a madeira reciclável, mas os objetos de decoração são menores e costumam ter preço mais acessível em comparação aos móveis.

Quer investir nesses itens, mas a grana está curta? Então, uma boa forma de começar é comprar os objetos de decoração. Quando puder, invista em móveis.

Madeira reciclada e sustentabilidade

A madeira reciclada tem tudo a ver com outra tendência que se mantém forte nos últimos anos no universo da decoração, a sustentabilidade.

Nela, há uma preocupação em escolher móveis, revestimentos, objetos de decoração, entre outros itens, que causem o menor impacto possível no meio ambiente, seja durante a produção ou no descarte.

É justamente aí que a madeira reciclada entra! A reutilização da madeira evita seu descarte na natureza, reduzindo a quantidade de lixo e minimizando o impacto ambiental.

Além disso, a reutilização da madeira faz com que haja um menor desmatamento para produção de móveis e demais itens de decoração, sendo uma escolha muito mais consciente.

Caso tenha interesse em levar um estilo de vida mais sustentável e queira imprimi-lo na decoração de sua casa, o uso de móveis e objetos decorativos feitos com madeira reciclada são ótimas escolhas.

Como usar arte com madeira reciclável na sua decoração?

Quer usar arte com madeira reciclável na sua decoração, mas não sabe como? Na realidade não há segredos, principalmente quando se pensa nos móveis. Há a opção de utilizá-los em locais tradicionais ou como grandes destaques da decoração.

Dá, por exemplo, para colocar os móveis no centro do cômodo se for uma mesa, em um canto vazio ou próximo de uma parede de destaque da área. Assim, a decoração fica muito mais elegante e especial.

Se quiser investir em objetos de decoração feitos com madeira reciclada, a dica é posicioná-los em cantos estratégicos do cômodo. Dá para colocá-los em cima da mesa, rack, prateleira, estante, aparador, entre outros.

Outra opção é pendurá-los na parede, seja utilizando somente uma peça ou montando uma composição bonita e original, de modo a personalizar a decoração do cômodo.

Como manter arte com madeira reciclável?

Saber manter as peças com madeira reciclável é essencial para preservá-las e aumentar sua vida útil. Mas, como fazer isso? Simples: adotando dicas de limpeza e proteção da madeira.

Faça limpezas periódicas para remover o acúmulo de sujeira que se deposita naturalmente sobre a peça ao longo dos dias. Para isso, basta passar um pano macio seco sobre o móvel.

Além disso, também é importante evitar colocar itens molhados sobre a madeira, como copos, taças, canecas, pratos, entre outros recipientes. Dessa forma, reduz-se a possibilidade de manchar o material, mantendo-o bonito e em perfeito estado por mais tempo.

Para finalizar a limpeza, use um produto que forme uma película protetora sobre o móvel, minimizando o risco de manchas e o acúmulo de pó. Um ótimo exemplo é o lustra-móveis!

Deixe seu comentário