Início » Decoração » Estilo de azulejos para a cozinha – Tipos e dicas para escolher

Estilo de azulejos para a cozinha – Tipos e dicas para escolher

Com modelos super modernos e, sem dúvidas, capazes de valorizar o antigo, os azulejos de cozinha continuam em alta quando o assunto é construir e/ou reformar o espaço destinado para a preparação das principais refeições diárias.

Afinal, assim como um bom tempero é fundamental para a construção do sabor do alimento, uma decoração planejada é crucial para a valorização do espaço e o aproveitamento do mesmo.

Então, se você também precisa definir como decorar a sua cozinha e pretender escolher entre os modelos disponíveis de azulejo de cozinha, encontrou o endereço virtual correto! Saiba tudo sobre essas opções agora:

Estilos de azulejos para a sua cozinha

Basta procurar nas lojas, sites e empresas especializadas em azulejos para encontrar diversas coleções e os mais variados modelos, portanto, logo no primeiro dia de pesquisa você perceberá que existem cores, estampas, formatos e tamanhos para agradar todas as pessoas – e sim, essa é uma ótima notícia!

Para alguns arquitetos, os clássicos azulejos não podem ficar de fora da decoração da cozinha. Qual a sua opinião? Também compactua desse pensamento? Confira agora quais os estilos de azulejos mais procurados e encontre o mais combina com o seu espaço:

Formatos originais

Azuleijo para cozinha ideias

Foi-se o tempo em que os azulejos produzidos para as cozinhas eram padronizados e não apresentavam variações.

Atualmente, o que mais existe no mercado imobiliário e decorativo são opções com formatos distintos, como modelos com desenhos circulares, triangulares e quadrados, por exemplo.

Modelos geométricos

Azuleijo geométrico para cozinha

Longe de ser apenas mais uma disciplina aplicada na vida escolar, a geometria passou a ser aplicada também nos projetos decorativos e na criação dos populares azulejos de cozinha e demais espaços das construções.

Peças coloridas

Azuleijo colorido para cozinha

Se a sua paixão no universo decorativo é o estilo retro, com certeza o estilo hidráulico, ou seja, os azulejos coloridos, é o pedido certeiro, pois além de representar o máximo de ousadia e irreverência, esse charmoso e exclusivo estilo tem a habilidade de retratar fielmente as mais distintas personalidades.

Itens marroquinos

Azuleijo marroquino para cozinha

Outro padrão de azulejo de cozinha que também ganhou espaço nas decorações das construções modernas é o chamado estilo marroquino, que devido às composições irregulares e coloridas desenvolvidas pelos responsáveis ocupa uma das primeiras posições de preferência.

Subway Tiles

Azuleijo para cozinha

Baseado nas tendências de azulejos presentes em locais famosos de Paris e Nova York, por exemplo, outro modelo de azulejos para a cozinha foi criado: Subway Tiles, que nada mais é que pequenos tijolos brancos, coloridos ou pretos, em harmonia no espaço revestido.

Modelo escama de peixe

Azuleijo escama de peixe

Entre as diversas composições e estampas recortadas do mundo animal, os azulejos de cozinhas não ficaram de fora e também receberam um toque aquático em uma das suas criações, as chamadas escamas de peixe, que exibem retratas as formas e cores das escamas dos peixes, como o próprio nome já diz.

Formatos pequenos

Azuleijo pequeno para cozinha

Ao optar pelos menores azulejos de cozinha, modernidade e elegância serão características irresistíveis, pois estão relacionadas aos modelos de revestimento pequenos.

Modelo clean

Azuleijo branco para cozinha

Se tudo o que você mais quer é uma cozinha que siga o estilo clean, os azulejos de cozinha brancos são as melhores alternativas, além de carregarem em cada centímetro a sensação de aumentar o espaço onde estão instalados, o que pode ser o segredo para deixar a sua pequena cozinha parecer maior.

Monocromático

Azuleijo monocromático para cozinha

Sucesso na composição de looks femininos e masculinos, o charmoso e original estilo monocromático também conquistou o coração dos arquitetos no momento de escolher o azulejo de cozinha para incluir no projeto.

Vantagens e desvantagens dos azulejos de cozinha

Diante de um espaço que certamente receberá um fluxo alto de pessoas e um nível considerável de gordura, o ideal é que o azulejo para a sua cozinha seja capaz de potencializar ainda mais o amado espaço.

E quais as outras vantagens além de facilitar a limpeza do ambiente que os azulejos trazem? Saiba abaixo:

  • Fácil instalação;
  • Dispensa manutenções frequentes;
  • Baixo custo de aquisição;
  • Desvantagens dos azulejos de cozinha.

No entanto, do outro lado dessa lista existem as desvantagens que esses modelos de revestimento trazem, como:

  • Descoloração do revestimento;
  • Possibilidade de rachaduras e lascas;
  • Valor para aplicação.

Mas para que os azulejos de cozinha façam parte do seu projeto residencial e/ou comercial é preciso verificar se o orçamento do mesmo cabe no seu bolso, não é mesmo?

Por isso, é importante lembrar que o valor depende sempre do tamanho da área indicada para receber esse clássico modelo de revestimento, ou seja, o valor total que deverá ser pago vai ser definido de acordo com a quantidade de metro quadrado em que será aplicado o estilo escolhido de azulejo.

  • Em nossas pesquisas informais realizadas, encontramos variações de valores entre R$50,00 e R$150,00.

A dica para encontrar um azulejo de cozinha de qualidade e não extrapolar o orçamento é pesquisar e, caso necessário, solicitar o auxílio de um profissional de confiança.

Comente