Início » Para sua Casa » O azulejo é versátil: descubra como usar esse revestimento em QUALQUER ambiente da casa

O azulejo é versátil: descubra como usar esse revestimento em QUALQUER ambiente da casa

O azulejo é um revestimento versátil, que pode ser utilizado em qualquer cômodo. Veja como isso é possível

O azulejo é um dos revestimentos mais versáteis que existe, tanto que pode ser utilizado em diferentes ambientes da casa, de formas variadas, bastando usar sua imaginação.

Está em busca de formas de usá-lo em seu lar? Então, você está no lugar certo! Aqui, você confere dicas de utilização do azulejo, conseguindo um visual incrível. Acompanhe!

Vantagens do azulejo

O azulejo é versátil: descubra como usar esse revestimento em QUALQUER ambiente da casa

Os azulejos são muito resistentes a umidade e manchas. Por isso, podem ser usados em áreas molhadas, como o banheiro, sem apresentar problemas, desde que instalados de forma correta.

Além disso, esse tipo de revestimento é durável, mantendo-se em bom estado por muito mais tempo. Também possui boa resistência mecânica, aguentando áreas com um tráfego um pouco maior.

É perfeito, especialmente para a cozinha, lavanderia, banheiros e lavabos, pois são áreas molhadas. Outra vantagem muito especial é a facilidade de limpeza do material, com possibilidade de uso de água sem problema algum.

Não há necessidade de impermeabilizar o revestimento, o que facilita sua manutenção. Tudo isso com um benefício especial: o azulejo tem preço mais acessível do que revestimentos como o porcelanato, a madeira e o mármore. Por isso, diz-se que é uma alternativa com excelente custo-benefício.

Como usar o azulejo em projetos em seu lar?

azulejos azuis com rejunte claro

Existem diferentes formas de uso do azulejo e você pode escolher aquela que mais te agradar e tiver a ver com o projeto decorativo para a área. A seguir, você confere algumas das possibilidades:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Azulejo na cozinha

Você pode utilizar o material como revestimento de pisos e paredes, garantindo um material de manutenção simples e limpeza descomplicada. Também dá para usar o azulejo como acabamento do balcão, se tiver um.

azulejos em parede da pia da cozinha

Quer ter um resultado diferente na decoração do espaço? Então, considere usar o revestimento em somente um pedaço da parede, como junto à pia, para evitar que a água respingue na superfície e provoque manchas.

Azulejo no banheiro

O revestimento é uma das melhores alternativas para banheiro, pois torna a manutenção e limpeza da área muito mais simples e rápida. Você pode usar o azulejo na parede e no piso, tudo numa cor só ou com mistura de tonalidades.

banheiro com decoração em azulejos

De maneira geral, utiliza-se mais azulejos brancos ou off-white no banheiro, pois são mais simples de manter, deixam a área mais iluminada e com impressão de limpa. No entanto, nada impede que você escolha peças em tons escuros, principalmente se quiser um acabamento mais sóbrio e refinado.

Ainda existe a possibilidade de trabalhar com peças coloridas, caso queira uma decoração que fuja do óbvio. Somente tenha o cuidado de considerar o tamanho do banheiro, pois cores mais parecidas e escuras tendem a reduzir visualmente a área.

Azulejo na lavanderia

De maneira geral, utiliza-se o azulejo como revestimento principal do piso e da parede. Inclusive, você pode usar o mesmo azulejo da cozinha na lavanderia, deixando os espaços como se um fosse uma extensão do outro.

azulejos em parede de lavanderia

Com isso, tem-se uma ideia de integração, o que torna as áreas visualmente mais amplas. Essa é uma excelente ideia para apartamentos com a cozinha e lavanderia integradas.

Aproveitando o assunto de ambientes integrados, leia:
Cozinha e sala integradas: dicas para decoração!

Azulejo na sala e quarto

A sala e o quarto são áreas de descanso e a tendência é não utilizar o azulejo nesses cômodos. O motivo é simples: ele é um piso frio e o ideal é que opte por alternativas quentes, como a madeira.

Mas se a grana estiver curta ou você quiser um revestimento com manutenção e limpeza simples, nada impede que utilize o azulejo nessas áreas.

sala de jantar com azulejos que imitam madeira

A recomendação é que prefira azulejos diferenciados, como os que têm efeito de madeira ou mármore. Assim, garante-se um visual mais moderno que tem mais a ver com as áreas de descanso.

Para evitar o contato dos pés diretamente no piso frio, nossa dica é que use tapetes na sala e no quarto. Eles devem ficar próximos ao sofá e dá cama, para evitar o contato dos pés com o piso ao se levantar.

piso da sala de azulejos

Quer um visual ainda mais diferenciado? Considere usar o azulejo na parede na sala, dando preferência para modelos diferenciados, como os pequenos, triangulares, entre outros. Desse modo, conseguirá fugir do óbvio e conquistar um visual moderno e encantador, sem gastar uma pequena fortuna no revestimento da parede.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora formada em letras, com experiência em inbound marketing e SEO. Provavelmente a pessoa mais organizada que você conhecerá. Apaixonada por boas histórias, séries e comidinhas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.