Bancada de madeira – Cuidados, dicas e ideias para sua cozinha!

A bancada é um elemento muito importante na cozinha. Além do fator estético, uma vez que deixa a cozinha muito mais bonita e organizada, especialmente se for de um material vistoso e de qualidade, ela tem funções como as de abrigar a pia e servir de apoio na hora de cozinhar alguma coisa.

São vários os possíveis materiais para uma bancada de cozinha. Os principais são granito, inox, azulejo, mármore, composto, acrílico, concreto, epóxi, pastilhas e, obviamente, a madeira!

Neste artigo, é justamente a respeito das bancadas de cozinha de madeira de que trataremos! Confira dicas e ideias para se inspirar e ter a cozinha dos sonhos!

Vantagens e desvantagens da bancada de madeira

bancada de amdeira

Dentre as principais vantagens de ter uma bancada de madeira estão a comodidade da instalação, que não exigirá mudanças profundas em sua casa, uma vez que não envolve o uso de cimento para a fixação, como no caso de bancadas de outros materiais, e a beleza da bancada, uma vez que ela dá um tom de rusticidade ao ambiente.

Além disso, o preço é bastante em conta, uma vez que é um material bastante acessível.

Por outro lado, ela será de difícil conservação, envolvendo muito cuidado por parte dos proprietários.

Será preciso uma cuba com prancha de alumínio na pia a fim de evitar que a bancada se molhe com frequência, uma vez que a madeira é de difícil secagem. Além disso, será preciso tomar cuidado com objetos quentes, como panelas, que podem deixar marcas permanentes na bancada.

Dicas para uso e preservação da bancada de madeira

A bancada de madeira exige alguns cuidados especiais. Do contrário, ela poderá rapidamente ser danificada.

bancada de madeira 2020

Por exemplo, é interessante investir em sua impermeabilização, uma vez que a madeira é sensível à água, umidade e calor, podendo ganhar marcas permanentes se não a tratar corretamente.

Uma vez que a bancada de madeira é geralmente mais barata, você ainda terá algum dinheirinho para garantir a impermeabilização. Mesmo impermeabilizando, evite panelas quentes diretamente na bancada, pois elas poderão danificá-la.

Objetos pontiagudos e cortantes também devem ser manuseados com muito cuidado quando a assunto é bancada de madeira. Afinal, você não vai querer um risco nela, não é?

bancada de madeira

Limpe-a com frequência! Se não limpada corretamente, a madeira pode acumular fungos e bactérias que certamente darão um aspecto não muito agradável à sua bancada.

Além de tudo isso, a limpeza também expulsará visitantes indesejados, como cupins e brocas, que são o terror para todos aqueles que possuem móveis de madeira! Opte por produtos de limpeza neutros e suaves, evitando a todo custo aqueles mais ácidos.

Ideias de bancadas de madeira

Confira a seguir algumas sugestões e ideias de cozinha com uma bancada de madeira.

Cozinha americana com bancada de madeira

cozinha americana bancada de madeira

A cozinha americana é conhecida especialmente por unir a sala de estar com a sala de jantar e com a cozinha, tendo geralmente uma meia-parede ou uma bancada a separando.

Utilizar uma bancada de madeira para realizar essa separação pode ser uma boa ideia e dar uma ótima aparência à sua cozinha!

Bancada de madeira dando um tom de rusticidade

bancada de madeira rústica

A bancada de madeira, por si só, pode dar um tom de rusticidade à sua cozinha, tornando-a muito mais acolhedora e aconchegante.

Se você está buscando um ambiente assim, pode ser uma boa ideia optar pela bancada de madeira!

Bancada de madeira em cozinha moderna

bancada de madeira cozinha moderna

Por outro lado, a bancada de madeira também pode criar um contraste quando colocada em uma cozinha mais moderna.

Esse contraste pode ser bom, pois torna-a muito mais aconchegante, quebrando um pouco a frieza que ela pode vir a ter.

Bancada de madeira em cozinha gourmet

Uma bancada de madeira em uma cozinha gourmet, ou seja, voltada para a convivência e para a apreciação de uma boa comida, pode ser uma ótima ideia, já que ela torna a cozinha mais aconchegante, íntima e reservada.

cozinha gourmet bancada de madeira

Confira as tendências de móveis para cozinha 2020 e dicas de decoração para arrasar com seu ambiente!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply