Begônia – Características, Significado e Como cultivar essa planta

A begônia é considerada como uma das principais flores para decoração de jardins, pois se caracteriza pelo fácil cultivo e na quantidade de espécies e variedades existentes!

Apreciada por sua beleza, as begônias são exemplares com formatos e tonalidades diferentes. Por isso, conheça como identificar as principais opções de begônias, seu significado e qual a melhor maneira de cultivá-las para seu desenvolvimento.

begônias coloridas

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR NARCISO?]

Características da begônia

A begônia é uma planta perene, mas pode ser cultivada como planta anual. Sendo destinada especialmente para a ornamentação, a begônia é de porte pequeno.

Atingindo até 30 centímetros de altura, a begônia possui folhagens suculentas que podem ser verdes ou avermelhadas, com bordas recortadas. Suas raízes são tuberosas.

As flores da begônia, dependendo da variedade, podem ser bastante pequenas! Além disso, variando a espécie, as flores são vistosas e se assemelham a rosas pela questão das dobraduras em suas pétalas e nas próprias opções de cores.

Não somente isso, mas o aspecto das flores faz com que elas pareçam pequenos buquês.

As principais tonalidades de begônias são:

Begônia vermelha

begônias vermelhas

Begônia rosa

begônias rosas

Begônia amarela

begônias amarelas

Begônia branca

begônias brancas

Você irá encontrar tonalidades intermediárias e, inclusive, combinação de cores, como, por exemplo, a cor salmão!

Florescendo o ano inteiro, a begônia gosta bastante dos períodos mais quentes.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ANTÚRIO?]

Significado da flor begônia

A begônia tem como significado principal a “cordialidade que vem do coração”. Além disso, ela pode simbolizar a felicidade, a cordialidade e a delicadeza.

É indicada como presente para namorados, pois a flor também está associada à lealdade e inocência do verdadeiro amor. No Feng Shui, a begônia é um símbolo da fertilidade.

Como cultivar e cuidar de begônia?

Com diversas formas e tonalidades pelas distintas espécies encontradas, a begônia é bastante aceita no mercado e pode ser facilmente encontrada nas floriculturas para seu cultivo.

begônias coloridas em jardim

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ALISSO?]

Entre as variedades, existem aquelas que são mais adequadas para um plantio em vasos, enquanto que outras são indicadas para jardins a fim de ter um melhor desenvolvimento.

Para plantar as begônias, você precisa preparar um solo rico em matéria orgânica, com regas regulares (deixe sempre o solo úmido) durante todo o período de germinação.

Em vasos, as begônias são tropicais e preferem muito o calor – temperaturas entre 20 °C e 28 °C.

Essas plantas não gostam de vento, por isso quando for plantar em canteiros, bordaduras e maciços, lembre-se de prestar atenção no frio, na geada e nas chuvas de verão.

A iluminação para a begônia pode ser tanto de sol pleno quanto de meia-sombra. Se em plantio de sol pleno, você deve tomar cuidado para que a planta não fique sem água no solo.

Regue sempre que o substrato ou o solo estiver seco e faça isso, de preferência, no período da manhã.

begônias cor salmão em vaso suspenso

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR TORÊNIA?]

Em vasos de materiais, como plástico e de cerâmica, as begônias ficam ainda mais bonitas e trazem um ar gracioso ao ambiente.

Cuide da begônia e veja-as permanecerem vistosas por boa parte do ano.

Qual é a sua cor favorita de begônia das fotos que você viu? Independentemente da cor escolhida na decoração, você verá que ela irá combinar com outras plantas e cores com tranquilidade!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply