Bloco de Vidro – Tipos, Como escolher e Vantagens

Na hora de construir, reformar ou mesmo em decorar o lar, certas peças coringas podem favorecer o visual e melhorar muitos outros fatores naquele espaço. Esse é o caso do bloco de vidro, muito conhecido também como tijolo de vidro.

A peça é utilizada com mais frequência como uma divisória de ambientes ou ainda como entrada de luz, sem necessidade de investir em janelas e outros acessórios mais dispendiosos.

Que tal conhecer as vantagens e tipos de bloco de vidro, além de algumas dicas bacanas para que esse material se encaixe perfeitamente com o ambiente de sua casa? Confira aqui mesmo!

Por que usar blocos de vidro?

O principal detalhe do bloco de vidro é seu aspecto translúcido, isto é, esse material permite a passagem da luz e mantém o ambiente mais iluminado.

Independentemente de seu espaço ser grande ou pequeno, o bloco de vidro pode estar presente em projetos bem interessantes.

No caso de ambientes pequenos, a característica da transparência do item – com o consequente aumento da luminosidade – proporciona sensação de amplitude.

sala com bloco de vidro

Se a sua intenção é dividir ambientes, mas não os isolar por completo, os blocos de vidro são boas opções para meias paredes. Além disso, além da passagem da luz, a instalação do bloco de vidro garante isolamento térmico e sonoro!

São muitas vantagens para um material só, não é?

É claro que se sua ideia é só utilizar os blocos de vidro para decoração, saiba que é possível: detalhes em banheiros ou em deques são ótimas pedidas.

Tipos de bloco de vidro

Outro benefício bastante relacionado ao bloco de vidro é a facilidade de limpeza, mas atente-se ao uso do mesmo se ele precisar suportar cargas de peso – isso já é algo que ele não aguenta muito.

Para saber qual é o melhor tipo de bloco de vidro para o seu projeto, você precisa escolher corretamente onde você quer usá-lo e a maneira que prefere.

A melhor recomendação a ser feita é que você converse com seu arquiteto de confiança para que várias orientações lhe sejam passadas.

Os modelos de blocos de vidro existentes atualmente são:

  • Blocos de vidro ventilados: auxiliam na ventilação de um espaço, sendo indicados para cozinhas e lavanderias,
  • Blocos de vidro com acabamento (quando são mais detalhados e com mais formatos disponíveis): podem ser colocados em qualquer local do lar, pois a ideia é dar um toque especial ao espaço,
  • Blocos de vidro de canto: pelo formato curvado, você pode utilizá-lo na construção de duas paredes inteiras com blocos de vidro ou mesmo como um anteparo (em L, por exemplo), para criar uma área mais reservada no lar,

Lembrando que mesmo com toda sua versatilidade, o bloco de vidro exige uma argamassa específica.

Dicas de escolha do bloco de vidro

O bloco de vidro clássico – todo fechado e translúcido – pode ser encontrado tanto liso quanto com textura (canelado e ondulado), mas se você quiser dar mais um pouco de vida ao seu ambiente, pode procurar pelos blocos de vidro coloridos que nada mais são do que os blocos idênticos ao clássico, mas com cor.

É importante mencionar que os coloridos têm menos passagem de luminosidade, mas é um charme a mais para o ambiente, não é?

Veja dicas de como você pode usar o bloco de vidro em sua residência com algumas fotos:

  • Balcão de cozinha:

balcão de cozinha de bloco de vidro

  • Como box de chuveiro:

box de chuveiro de bloco de vidro

  • Divisória de ambientes:

ambiente com divisória de bloco de vidro

  • Parede em corredor:

corredor com bloco de vidro

  • Parede externa (tornando-se uma janela):

janela de bloco de vidro

Você irá encontrar esse material, por ser de construção, em lojas de materiais de construção. Caso você preferir, pode adquirir pela internet, mas tome cuidado com a quantidade desejada e a credibilidade do fornecedor!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply