Início » Decorando » Exterior » Piscina » Como Escolher a Melhor Bomba para Piscina: Guia Prático para Manter sua Piscina Sempre Limpa

Como Escolher a Melhor Bomba para Piscina: Guia Prático para Manter sua Piscina Sempre Limpa

Manter uma piscina limpa e em perfeitas condições para uso, depende muito da escolha da bomba adequada.

A bomba é o coração do sistema de circulação da piscina, responsável por garantir que a água esteja sempre filtrada e livre de impurezas e neste guia vamos fornecer todas as informações necessárias para que você possa escolher a melhor bomba para a sua piscina.

Se atente ao volume da piscina

Bomba de piscina como escolher

A escolha da bomba ideal para a piscina começa com a consideração do volume de água que a piscina comporta. O ideal é que a bomba da piscina, filtre toda a água em 8 horas.

Assim, para determinar a capacidade necessária da bomba, divida o volume de água da sua piscina por 8 (equivalente às horas para filtragem). Em seguida, divida o resultado por 60 (equivalente aos minutos dentro de uma hora).

O resultado dirá qual volume de água deve ser filtrado por minuto e, a partir disso, você poderá escolher a bomba da piscina que atenda essa necessidade. Esse cálculo previne tanto a subcirculação quanto o desgaste excessivo dos equipamentos.

Tipos de Bombas: Escolhendo a Melhor Opção

Há dois tipos principais de bombas para piscinas:

  • Bomba Pré-filtro: Comum em residências, essa bomba aspira a água até o filtro para a limpeza e depois a devolve à piscina.
  • Bomba de Velocidade Variável: Ajusta automaticamente a velocidade conforme a necessidade, consumindo menos energia e produzindo menos ruído.

A escolha entre esses tipos deve considerar tanto a eficiência energética quanto o conforto acústico, especialmente em ambientes residenciais.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Capacidade do Filtro: Ajustes Necessários

escolher bomba de piscina

A capacidade do filtro deve se adequar à da bomba para evitar danos ao equipamento ou uma filtragem ineficiente.

Filtros com taxas de vazão menor não realizarão a limpeza correta, já os com taxa maior que a necessária podem se danificar sob pressão excessiva.

Na dúvida, sempre consulte um profissional para garantir que a taxa de vazão do filtro é compatível com a da bomba escolhida.

Manutenção

Escolher uma bomba com peças de reposição disponíveis e fácil acesso para manutenção é uma decisão prática que vai economizar tempo e dinheiro no longo prazo.

Portanto, certifique-se de que a bomba escolhida tem uma boa rede de suporte para peças e manutenção.

Escolhendo a Marca e Modelo Certos

Algumas das marcas mais utilizadas no mercado de bombas de piscina incluem Jacuzzi, Dancor, Darka, Panozon, Bombas Thebe e Syllent Aqquant.

Ao escolher a marca e o modelo, considere tanto as necessidades específicas da sua piscina quanto o custo-benefício. Utilize as taxas de vazão calculadas para comparar as opções disponíveis e selecione a que melhor se adapta ao seu projeto e orçamento.

Manter a piscina sempre limpa exige a escolha correta da bomba, considerando todos esses fatores. Com a bomba certa, você garante uma piscina em perfeitas condições para o uso.

CONFIRA Também: Azulejo para Piscina: os tipos de revestimentos mais indicados e os cuidados básicos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário