Botão-de-ouro – Características, Significado e Como Cultivar

Botão-de-ouro é uma planta cujas características fazem jus perfeito ao seu nome. Planta de origem brasileira, essa opção de decoração para ambientes internos e externos proporciona uma linda floração.

Da mesma família das margaridas, o botão-de-ouro é perene e merece ser mais bem conhecida se você quer cultivá-la!

Características do botão-de-ouro

botão-de-ouro

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR NARCISO?]

O botão-de-ouro é conta com uma folhagem bastante bela e compacta de cor verde claro – as folhas são denteadas nas margens, pecioladas.

Geralmente, as folhas possuem três nervuras e são recobertas por alguns pequenos pelos e podem apresentar uma textura mais pegajosa nas partes mais jovens.

De porte pequeno, essa planta alcança cerca de 40 centímetros de altura e, por isso, pode ser perfeitamente cultivada em bordaduras, maciços e canteiros, mas nada impede que ela seja plantada em vasos e jardineiras também.

Seu aspecto campestre e rústico faz com que o botão-de-ouro represente graça, especialmente quando há a sua floração.

As inflorescências são capítulos, pequenas, axilares e solitárias que possuem corola e um centro de coloração amarelo próximo ao tom do dourado.

Entendeu agora o porquê do nome?

botão-de-ouro

Ereta e muito ramificada, o botão-de-ouro tem hastes arroxeadas. Vale mencionar que suas folhas também são pequenas – entre 5 a 10 centímetros de comprimento.

A floração do botão-de-ouro acontece durante o ano inteiro, mas sua abundância é definitivamente nas temporadas de primavera e verão, atraindo inclusive abelhas e borboletas.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ANTÚRIO?]

Significado do botão-de-ouro

Não existe certeza sobre o real significado do botão-de-ouro, quando for presentear a alguém ou mesmo dentro da linguagem das flores. Porém, certas pessoas interpretam essa flor como sinal de infantilidade e ingratidão.

Como plantar e cuidar do botão-de-ouro?

O botão-de-ouro não exige muitos cuidados, mas os poucos que existem devem ser seguidos de forma adequada. O primeiro deles é em relação ao solo: plante o botão-de-ouro em um solo fértil, leve e que seja enriquecido com matéria orgânica.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BEIJO-PINTADO?]

botões-de-ouro em jardim

A iluminação ideal para o crescimento e desenvolvimento do botão-de-ouro é a de sol pleno ou meia-sombra, dependendo do espaço que você possuir. Ela irá se adaptar bem nessas duas alternativas.

Procure deixar o solo sempre úmido, não a ponto de encharca-lo (pois as raízes da planta podem apodrecer) e que ele seja bem drenado.

Nos primeiros quinze dias, as mudas do botão-de-ouro irão precisar de umidade constante até que soltem as raízes – procure regar na forma de orvalho suave para que não se prejudique a aderência das mesmas no solo.

O botão-de-ouro, por ser nativo do Brasil, é mais indicado para climas tropicais, subtropicais e equatoriais. É também resistente à chuva pesada e ventos, mas não tolera geada e frio intenso.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR AVE-DO-PARAÍSO?]

botões-de-ouro em canteiro

Sua multiplicação ocorre por sementes e por estaquia.

Incrível ver que, quando as pétalas caem, as sementes minúsculas do botão-de-ouro, que ainda ficam na base da flor, irão cair no chão e irão germinar muito facilmente.

Você já conhecia essa pequena, mas bela flor? Muitos podem considera-la como uma erva-daninha, mas ela se torna uma alternativa de decoração simples que combina com várias outras plantas para dar beleza ao seu jardim ou arranjo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply