Início » Plantando » Bromélia imperial: descubra como cultivar essa beleza tropical em casa

Bromélia imperial: descubra como cultivar essa beleza tropical em casa

A bromélia imperial (Alcantarea imperialis) é um tipo de planta majestosa, capaz de transformar qualquer quintal, e além de sua beleza, uma das coisas mais atrativas nessa planta é que ela é muito duradoura e beneficia a biodiversidade ao seu redor.

Originária das regiões montanhosas do Brasil, esta planta imponente pode alcançar até 1,5 metros de altura, com uma roseta de folhas que se estende por até 2,5 metros de diâmetro.

Suas folhas largas e robustas, variam de tons de verde profundo a vinho.

Cuidados essenciais da bromélia imperial

espaço com bromélias variedade imperial

Para manter a bromélia imperial saudável e próspera, é importante oferecer a ela às condições que imitam seu habitat natural.

Iluminação e rega

Procure posicionar a planta de forma que receba luz indireta, iluminando-a sem a expor diretamente aos raios solares.

A frequência da rega varia com o clima, sendo mais frequente em períodos quentes e secos.

área externa de casa com bromélia imperial

Embora seja tolerante à seca, manter uma quantidade moderada de água na roseta central da bromélia, ajuda a planta a se manter hidratada.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Solo e adubação

Um solo bem drenado e rico em matéria orgânica é o ambiente ideal para o crescimento da bromélia imperial.

Durante a estação de crescimento (primavera e verão), aplique um fertilizante líquido de liberação lenta a cada mês, diluído na água da rega.

Aliás, escolha um fertilizante com baixo teor de nitrogênio para evitar danificar o “copo” central da planta, onde ela acumula água.

Floração e longevidade por mais de uma década

bromélias imperiais com florescimento

De fato, a característica que distingue a bromélia imperial de outras tantas plantas ao seu redor, é a sua floração espetacular.

O único porém é que, como o vídeo do TikTok explica, essa floração pode surgir apenas após muitos anos de crescimento. Quantos? Às vezes passando de uma década.

@grupo.terraviva SUA BROMÉLIA JÁ FLORESCEU? ?? A Bromélia Imperial é uma linda planta, originária do nosso país e muito utilizada no paisagismo devido a sua forma e coloração que chamam atenção. As flores surgem de uma haste floral que pode chegar a até 3 metros de altura. A Bromélia Imperial floresce apenas uma vez quando atinge o porte adulto, a floração dura cerca de doze meses. Após morrerem, geralmente, elas deixam brotos para novas plantas em suas laterais. #bromelia #bromeliaimperial #bromeliaseflores #bromelias #bromeliaceae #planta #paisagismo #paisagismoejardinagem #paisagismoresidencial ? som original – Terra Viva

Conforme o vídeo, a haste floral emerge do centro da planta e pode chegar até 2 metros com numerosas flores que variam do branco ao roxo, criando um espetáculo visual que pode durar vários meses, ou até passar de um ano.

área externa com bromélias imperiais

Esta floração é um evento raro e precioso, marcando um ponto alto no ciclo de vida da planta.

Ciclo de vida e renovação da bromélia imperial

bromélia imperial em área externa

Após a floração, a planta se encaminha para o final de sua vida, e dedica o restante de sua energia à produção de filhotes.

Esses novos brotos, surgem na base da planta mãe, e podem ser transplantados e cultivados, garantindo um ciclo de renovação dessa planta, que dessa forma, nunca encerra sua vida de verdade.

CONFIRA Também:
Bromélia Tillandsia: Descubra as Variedades Mais Fascinantes e Como Cultivá-las

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

Deixe seu comentário