BTUS Ar condicionado – Para que serve? Entenda TUDO!

O que são BTUS e por que eles influenciam tanto a escolha do ar condicionado para o cômodo de uma casa, ou do escritório na empresa? Essa e outras dúvidas iremos esclarecer ao longo do texto.

O calor do verão nas cidades brasileiras é insuportável. Muitas pessoas sentem dificuldades para dormir, e só conseguem quando colocam um ar condicionado no quarto. Porém, às vezes o aparelho não atende as expectativas. Por que será?

Certamente não foi considerada a capacidade do aparelho com as dimensões do cômodo, e quantidade de pessoas que ficam no quarto. E por isso o ambiente não esfriou como se esperava.

A avaliação da potência do ar condicionado teremos ao verificar os BTUS. Vamos entender a seguir qual o significado dessa sigla.

O que é BTUS?

BTUS ar condicionado

É uma sigla, no plural, para British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica). A partir dela é que sabemos o quanto o ar condicionado poderá refrigerar. Quanto maior o número de BTUS, maior será sua capacidade de esfriar o ambiente.

Seguindo essa premissa, cômodos de pequenos poderão usar condicionadores de ar com menor quantidade de BTUS. Porém, não é somente o tamanho do espaço que necessita saber a potência do aparelho, fatores como:

  • Quantidade de móveis
  • Se existem outros aparelhos (no cômodo) que emitam calor
  • Quantas pessoas ocuparam o espaço normalmente
  • Se as paredes estarão expostas a luz solar por longa duração durante o dia

[VEJA TAMBÉM: AR CONDICIONADO PORTÁTIL ]

Avaliado esses aspectos já poderá procurar um ar condicionado com BTUS necessários para refrigerar o espaço dentro da casa ou na empresa.

Benefícios de saber a potência do ar condicionado

É fundamental conhecer os BTUS pelos seguintes motivos:

  • O pleno funcionamento do aparelho – quando um ar condicionado não é adequado ao espaço do cômodo, por exemplo, ele trabalhará sempre no limite. Isso acarretará em constantes manutenções, e reduzirá a vida útil do aparelho.
  • Redução do consumo de energia – não adianta o equipamento ter selo de eficiência energética se estiver trabalhando sobrecarregado. Os BTUS do ar condicionado devem bater com a metragem do cômodo, para que ele não se torne um vilão na conta de energia elétrica.
  • Não ocorrerá sobrecarga na rede – sem uma compatibilidade de potência versus consumo elétrico o aparelho pode provocar quedas de energia na residência. Então além de verificar a questão dos BTUS, é importante fazer a instalação do equipamento atendendo todas as normas.

Calculando os BTUS

BTUS ar condicionado2

Para ajudar na escolha do ar condicionado correto para seu ambiente, apresentaremos a regra dos 600 e 800 BTUS. É uma fórmula que expressa o seguinte: a cada metro quadro é necessário 600 BTUs, e se somará a mesma unidade por pessoa e aparelhos que emitam calor.

Se o cômodo sofre com a exposição ao sol, a referência passa a ser 800 BTUs.

Na pratica o cálculo funciona assim:

  • O quarto que receberá o aparelho tem 9 m², e dormirá uma pessoa;
  • Logo a conta ficará 9 m² x 600 BTUs = 5400 + 600 = 6000 BTUs

No caso do quarto que recebe luz solar durante a maior parte do dia o cálculo será:

  • 9 m² x 800 BTUs = 7200 + 600 = 8000 BTUs

É possível que a conta não feche exatamente com algum número de BTUS de aparelhos disponíveis no mercado. A orientação é optar por um modelo que esteja acima do resultado encontrado no cálculo.

Além da referência de potência, a definição sobre o modelo de ar condicionado que será instalado no cômodo de uma residência ou dentro da empresa pode ser incrementada.

[LEIA TAMBÉM: AR CONDICIONADO SPLIT]

Avaliar pontos como o selo de eficiência energética (emitido pelo Procel). Outras características como quais filtros acompanham, o tipo de serpentina, emissão de ruídos, formato do display e se o aparelho consegue mudar sua velocidade de acordo com a utilização, são importantes para comprar o melhor equipamento.

E não adianta ter o melhor equipamento se não fizer a instalação corretamente. Por isso, é importante contratar um profissional experiente para realizar a fixação do ar condicionado.

Esse técnico terá o conhecimento necessário para posicionar o aparelho, para fazer a ligação elétrica e de outros detalhes como a instalação do dreno (muito importante para o funcionamento do ar condicionado).

Escolhendo o aparelho com quantidade de BTUS adequado, e seguindo as recomendações, o ambiente ficará devidamente climatizado e sem riscos para sua casa.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply