Início » Raças de Cachorro - Tipos e Características » Buldogue Inglês – História, Características Físicas, Personalidade e Cuidados

Buldogue Inglês – História, Características Físicas, Personalidade e Cuidados

O buldogue inglês é uma raça fofinha! Suas rugas são um charme e, apesar da cara de malvado, são adoráveis, gentis e brincalhões. Esses cães são apegados a família, com ou sem crianças ou idosos.

Se está pensando em ter um buldogue inglês, confira aqui suas principais características, seu temperamento e quais são os cuidados necessários com essa raça de cachorro.

bulldog inglês andando na grama

História e origem do Buldogue Inglês

Como o próprio nome sugere, o buldogue inglês é originário da Inglaterra. Por volta do ano de 1800, a raça foi usada durante anos em uma luta contra touros. Acreditava-se que essa briga deixava a carne do touro mais saborosa. No entanto, essa luta foi extinta em 1835 e, por pouco também não extinguiu o buldogue inglês. Graças a um grupo de pessoas, a raça permaneceu.

Na época das lutas, a raça tinha uma grande força e era mais entroncado. Após anos é que o buldogue inglês chegou ao que conhecemos hoje e, somente assim é que foi adotado como um cão de companhia.

Características físicas da raça

É um cachorro de porte médio, baixinho, forte e adorável! Possui dobrinhas pelo corpo que, dão um charme a mais para eles. Seu pelo é curto e dificilmente cai. Seu focinho é mais curto, como o do buldogue francês (que é seu descendente). Essa característica é bem marcante e, como consequência, faz com que ele tenha alguns problemas de respiração, inclusive produz um barulho bem semelhante a um ronco.

  • Expectativa de vida: entre 8 e 10 anos;
  • Média de altura: entre 35 e 38cm;
  • Média de peso: entre 18 e 22kg;
  • Pelagem: curta;
  • Cores: malhada, vermelha, amarela, creme ou uma de branco com uma dessas cores.

A fêmea é ligeiramente menor que o macho, poucos centímetros. Há também a possibilidade da cor preta, no entanto é muito raro. Inclusive, a cor preta não é aceitada em competições. Portanto, se você quer um buldogue inglês para competir, melhor optar pelas cores tradicionais.

Personalidade e temperamento do buldogue inglês

São fofos, dóceis e carinhosos. Costumam ser apegados a toda a família, mas tendem a escolher um único dono. O buldogue inglês é um cão que gosta de um sofá e não é esportista. Mas, possuem uma energia considerável e também são tendenciosos a latir.

São cachorros que se acostumam com crianças, idosos e também com outros animais. Apesar de não serem fãs de atividade física, é importante praticá-la para evitar obesidade. São cães fortes e, isso gera uma tendência de morder e roer.

Outra característica marcante é sua teimosia. São inteligentes, mas sua força é ainda maior que sua inteligência. Não são tão obedientes, mas é possível treiná-los, inclusive para competições. A propósito, é importante cadastrá-los, principalmente se você planeja deixá-lo sozinho por um tempo. Eles odeiam ficar sozinhos e, caso fiquem, a tendência é brincar com suas coisas e provavelmente destruí-las.

Cuidados necessários e a saúde do buldogue inglês

Assim como qualquer outro cachorro que tenha rugas ou dobrinhas, é importante atentar-se aos cuidados e higiene. É preciso usar soro fisiológico ou lenços umedecidos para realizar a limpeza e, fazer isso com frequências. Após os banhos é essencial mantê-las secas.

Como o pelo é curto e não costuma cair, não é preciso muitos cuidados com ele. Os banhos são recomendados, mas não exige tanta frequência. A escovação do pelo é bacana fazer 1x na semana. Além de eliminar os possíveis pelos mortos, também é um momento bem legal entre dono e seu companheiro!

Você já sabe que ele tem o focinho achatado e, que isso pode causar problemas respiratórios. Essa característica é chamada de síndrome braquicefálica e, a consequência é um animal muito mais sensível a temperaturas extremas (frio e calor) e também ambientes úmidos. Essa também é causa dele não conseguir ou poder realizar atividades excessivas.

A alimentação precisa de cuidados, pois é uma raça que tende a obesidade. Isso piora os problemas respiratórios e também no joelho. Como são animais baixinhos e pesados, podem sofrer luxação na patela, dificultando sua mobilidade e causando dores.

Fotos de Bulldogs Inglês

Comente