Calêndula – Como cultivar essa flor? Dicas, Características e Significado!

Parecida com a margarida, chamada popularmente de mal-me-quer e ainda utilizada não somente como flor-de-corte, mas também como ingrediente para receitas e princípio ativo para cosméticos e remédios.

Isso tudo descreve a calêndula: uma planta extremamente bonita de origem da Europa meridional.

O que são as flores calêndulas? calêndula amarela

A calêndula tem um perfume que a identifica com facilidade, mas é sua similaridade com a margarida que faz dela uma planta curiosa, pois se relaciona intimamente com o sol. Essa é uma planta anual e que pode atingir até 50 centímetros de altura (algumas mudas podem chegar aos 80 centímetros).

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ROSAS?]

Suas raízes fasciculadas suportam um caule repleto de pequenos pelos que fazem com que ele aparente ter uma textura aveludada. Já as folhas também possuem a mesma textura com formatos oblongos ou lanceoladas, dependendo da região do caule.

As flores são pequenas, mas extremamente bonitas: de coloração amarelo-alaranjado, as pétalas são macias e aveludadas, com diâmetro de 8 centímetros.

calêndulas de tom amarelo-alaranjado

Além disso, as pétalas são pronunciadas e ficam dispostas em camadas, criando uma espécie de pompom em certas espécies de calêndulas.

Elas se abrem assim que o sol nasce e se fecham no momento do pôr-do-sol. É por isso que o nome “calêndula” vem do Latim kalendae, que significa “primeiro dia de cada mês”, de onde também se derivou a palavra calendário, que justamente se baseia no ciclo solar.

Para buquês – por causa de suas variações amareladas, alaranjadas e, inclusive, avermelhadas –, a calêndula é uma ótima opção.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ROSA-DO-DESERTO?]

calêndulas avermelhadas

Para decoração de jardins, a calêndula também pode ser plantada em renques, maciços, bordaduras, assim como em vasos.

Significado da flor calêndula

A calêndula é uma flor que tem significados bastante interessantes. Os curandeiros da Idade Média viam a calêndula como um talismã que os protegia contra a praga.

Na Índia, a calêndula é uma das flores mais sagradas, pois representa a gratidão, a excelência e a serenidade.

As flores de calêndula, portanto, são ligadas ao simbolismo do Sol e das energias provenientes da alegria, abundância, intelecto, criatividade e clareza.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BEGÔNIAS?]

calêndulas em arranjo

Como cultivar calêndulas?

A calêndula é uma planta que se adapta facilmente em território brasileiro, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Como comentado anteriormente, o uso da calêndula vai além da decoração de interiores e jardins, mas a planta é também usada para a fabricação de medicações e cosméticos.

Inclusive, você sabia que as flores podem ser consumidas em saladas ou em forma de acompanhamento de outros pratos? É claro que você deve ter certeza de que elas não foram submetidas a agrotóxicos ou qualquer aditivo químico antes.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ANTÚRIO?]

calêndulas em jardim

Para plantar a calêndula, preste atenção em alguns detalhes básicos:

  • Iluminação natural: pelo menos 4 horas diárias de sol direto. A planta se adapta a vários climas, tolerando o frio – mas pode não resistir a temperaturas extremas;
  • Solo: a mistura deve ser rica em matéria orgânica. A indicação, quando o plantio for em vaso, é que uma parte seja de terra comum de jardim, outra de terra vegetal e duas partes de composto orgânico. Em outros locais, plante a calêndula em terra fértil e bem drenada, com alto teor de matéria orgânica;
  • Rega: deve ser regular, dia sim e dia não. A planta requer solo úmido, mas nunca encharcado, pois pode apodrecer as hastes e estimular o ataque de fungos.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR TAGETES?]

A adubação deve ser equilibrada para que ocorra um saudável desenvolvimento da planta.

Gostou da calêndula? Lembre-se de fazer a colheita das flores quando elas estiverem plenamente abertas!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply