Início » Organizando » Carnaval sustentável: conheça ideias de fantasias com material reciclável para improvisar e poupar

Carnaval sustentável: conheça ideias de fantasias com material reciclável para improvisar e poupar

Quer fazer suas próprias fantasias e ter um Carnaval sustentável? Então, confira aqui algumas ideias nas quais você pode investir!

Pensando em formas de tornar seu Carnaval sustentável neste ano? Então, saiba que há um jeito perfeito: investir em fantasias com material reciclável. Assim, conseguirá improvisar e economizar na folia!

Mas quais são as principais alternativas de fantasias de Carnaval com material reciclável? A seguir, damos algumas ideias para você reproduzir em casa. Continue a leitura e confira!

Reutilize materiais que seriam jogados fora

Carnaval sustentável: conheça ideias de fantasias com material reciclável para improvisar e poupar

Sabe aquela garrafa pet que você ia jogar fora? Dá para reaproveitá-la para fazer foguetes que podem ser utilizados como parte de sua fantasia. Também dá para usar caixas de papel, tiaras e grampos antigos, personalizando-os.

Veja ainda:
Decoração de Carnaval DIY – veja ideias!

Você pode reutilizá-los para fazer acessórios de cabeça, brincos, bolsinhas porta-celular, leques, entre outros itens que vão compor sua fantasia. Considere, por exemplo, reaproveitar materiais mais duros para cortá-los em formato de flores e folhas.

Então, cole cada um desses detalhes numa tiara que seja um pouco mais grossa, montando uma espécie de escultura. Depois, dá para usar o acessório como se fosse o principal destaque de sua fantasia.

Se quiser que seja mais resistente a danos e chuva, considere fazer os itens com materiais plásticos que seriam descartados. Dessa forma, garante-se que a peça dure mais se enfrentar chuva.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Reaproveite roupas antigas

crianças com fantasias sustentáveis para carnaval

Sabe aquele vestido que está esquecido no fundo da gaveta do seu guarda-roupa? Dá para utilizá-lo para criar uma fantasia de Carnaval sustentável incrível!

Você pode, por exemplo, usar um vestido branco para fazer uma fantasia de anjo, basta colocar asinhas nas costas, que também podem ser feitas com materiais recicláveis, como pedaços de garrafas pet pintadas.

Também dá para fazer pequenos granulados coloridos de material plástico, prendê-los no vestido e finalizar com uma tiara com um cone em formato de casquinha de sorvete.

A dica é abusar de sua criatividade! Basta dar uma olhada em seu guarda-roupa, identificar peças que não usa mais (pode ser até aquela com pequenos furos) e personalizá-las como preferir.

Personalize sua roupa de praia

look para carnaval

Sabe aquela roupa de praia que você não usa com tanta frequência? Ou o body que está perdido em seu armário? Existe a possibilidade de personalizá-lo para usá-lo como fantasia neste carnaval.

Inclusive, essa é uma dica perfeita para peças como tops, regatas, quimonos, entre outras confeccionadas a partir do upcycling, que nada mais é do que a reutilização de itens de forma criativa.

Mas como reutilizar essas peças? Existem diferentes maneiras, como por meio da costura de sobras de tecidos, formando mangas bufantes grandes e volumosas. Você também apostar em tules para fazer saias ou brincar com transparências.

Outra dica é apostar em aviamentos, como bordados, rendas, miçangas, entre outros detalhes. A dica é que aproveite materiais que já tem em casa, para economizar ainda mais.

Abuse da cor na maquiagem

Está sem tempo para personalizar roupas? Então, saiba que dá para usar uma básica e focar na maquiagem como o grande destaque da sua fantasia!

O ideal é que abuse de cores, brincando com diferentes tonalidades. O segredo é não ter medo de errar e até os homens podem usar essa dica. Aposte em sombras coloridas, bem como em delineadores de diferentes tons para fazer desenhos no rosto.

Você também pode deixar seu cabelo ou barba brilhando com glitter, mas nada de utilizar o clássico. Para deixar sua fantasia de Carnaval sustentável é só usar o glitter biodegradável, que não prejudica a natureza. O melhor? É fácil e barato fazê-lo em casa!

Aposte em máscaras carnavalescas

máscaras de carnaval

As máscaras de Carnaval são perfeitas para quem deseja criar uma fantasia simples, porém de impacto. Nossa dica é reaproveitar papelões, como caixas de entregas, para fazer a sua.

O segredo está em cortar o material usando um molde de máscara. Então, personalize o item como quiser, seja por meio de pinturas, lantejoulas, glitter ecológico, entre outros detalhes. Dê asas à sua imaginação e aposte em uma personalização com muito brilho e cor!

Recorra ao brechó

mulheres celebrando carnaval

Está com dificuldade para encontrar peças para montar sua fantasia de Carnaval? Uma dica infalível é dar uma conferida em brechós, que têm roupas baratas que podem ser personalizadas.

Assim, contribuirá para esse segmento de reaproveitamento de peças e fará um consumo muito mais consciente e econômico, evitando impactos negativos na natureza e em seu bolso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário