Casa Container – Tipos, Como escolher? Onde comprar?

Antigamente, um container era somente útil no transporte de cargas, tanto marítimas quanto rodoviárias. Já hoje em dia, novas formas de pensar transformaram essas estruturas metálicas modulares em um sonho de consumo de bastante gente: a moradia.

O container se torna uma construção cada vez mais comum dentro das cidades, passando uma ideia de modernidade. Para te auxiliar a realizar esse desejo, confira aqui mais informações acerca do que é a casa container (tipos), como escolher, onde comprar e dicas para ter um melhor aproveitamento e uso!

Casa container

O que é uma casa container? Existem tipos diferentes dela?

Um projeto de casa container nada mais é do que o uso de containers para a criação de um tipo diferenciado de moradia. O que chama a atenção nesse tipo de construção é a rapidez, a sustentabilidade e o preço – são três fatores muito bons para a casa container se comparados com construções tradicionais.

Além disso, embora o container apresente aquela forma pré-determinada – de aço, rígida e resistente –, é possível projetar diversos tipos de casas para que atendam as mais diversas necessidades.

Em termos de tamanho, os containers basicamente possuem as seguintes medidas:

  • Container de 20 pés: 13,80 m² (medida interna),
  • Container de 40 pés: 28,15 m² (medida interna).

Para se ter uma ideia, em um container de 40 pés já é possível instalar um banheiro, cozinha, sala de jantar/estar e um dormitório para abrigar duas pessoas.

Os tipos de containers mais indicados para se utilizar em uma casa são o standard ou high cube, onde o primeiro é utilizado com maior frequência para transporte de cargas, enquanto o outro se caracteriza por ser mais alto.

Independentemente do tamanho e tipos, você pode construir uma casa do jeito que desejar, inclusive criando um espaço de múltiplos pavimentos, ampliando espaços ou adicionando novos módulos.

Como escolher o container? Onde comprar?

Casa container2

Alguns pontos são importantes na hora de escolher o seu container, mas antes lembre-se de conferir a topografia de seu terreno, pois quanto mais plano ele for, melhor (assim como mais barato e rápido, é claro). Outro fator é o acesso de manobra, pois o container é transportado por um guindaste!

Faça uma pesquisa na legislação municipal para conhecer os requisitos existentes para a construção da casa container – até a própria criação dessa moradia pode depender de aprovação da prefeitura, por isso comece o processo para evitar futuras dores de cabeça.

Mesmo com o uso de containers usados, a legislação federal costuma exigir laudos de comprovação de que não existam resquícios de substâncias tóxicas de seus usos anteriores. Sempre verifique a procedência dos containers, está bem?

O que muda é o preço dos containers novos e usados. De forma ampla, um novo pode custar em torno de R$ 15.000,00, enquanto que um usado pode ser encontrado em média por R$ 5.000,00.

Lembre-se de comprar os containers em fabricantes que sejam confiáveis ou mesmo de vendedores individuais, porém prezando pela inspeção da estrutura antes de fechar o negócio.

 

Dicas para usar e aproveitar a casa container

Uma das principais orientações em relação à casa container é que você instale um revestimento térmico nas estruturas – isso porque como elas são de aço, tal material se torna muito frágil ao calor, o que pode favorecer a queda ou aumento da temperatura. Nesse caso, o revestimento térmico mantém o espaço agradável tanto no inverno como no verão!

Uma casa container, mesmo com medidas estreitas, pode garantir conforto e beleza. Basta você saber qual é o melhor tipo de mobiliário que não comprometa a circulação de pessoas – obviamente que, se você for instalar mais de um container para proporcionar maior espaço, você já pode pensar em móveis diferenciados, está bem?

A melhor coisa a se fazer é contratar um arquiteto ou designer de interiores para que eles encontrem soluções que otimizem o espaço para aproveitá-lo ao máximo.

A dica de mobília que podemos citar são os móveis modulares: como eles se encaixam uns nos outros por meio de alguma parte, eles podem ficar maiores ou menores dependendo da necessidade. Móveis personalizados e sob medida também são investimentos que prezam pela praticidade.

Puffs, cadeiras e mesas dobráveis também são ótimas para uma casa container.

Aproveite também para decorar a casa container em seu revestimento e acabamento – geralmente, esse tipo de projeto fica muito bonito com revestimento de madeira para pisos e paredes, não esquecendo de acrescentar alguma decoração (como telas ou espelhos). Pontos de luzes fornecem personalidade e maior aconchego para o espaço.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply