Cinerária – Características, Significado e Dicas de cultivo!

Cinerária é o nome de uma planta herbácea perene que tem origem nas ilhas Canárias, na África. Muito apreciada por quem gosta de colorir os jardins ou ambientes dentro de casa, a cinerária é uma opção bastante atraente para se ter dentro de casa ou mesmo em espaços no jardim!

Quer descobrir o porquê? Então veja as características desta planta, como você pode plantar e cultivá-la e os significados por trás de sua existência!cinerárias em vasos

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR NARCISO?]

Características da cinerária

A cinerária é considerada uma planta de pequeno porte, geralmente com uma altura que varia de 20 a 40 centímetros.

Sua estrutura é simples – a cinerária tem um caule curto e ramificado. Suas folhas são alternas e orbiculares, pubescentes na parte superior do caule e tomentosas na parte inferior. Além disso, suas bordas são ondulado-dentadas.

As inflorescências da cinerária são eretas e muito ramificadas. Globosas e compactas, as estas inflorescências são compostas de capítulos de inúmeras cores, inclusive bicolores.

As principais são:

  • Cinerária rosa

cinerárias rosas

  • Cinerária vermelha

cinerárias vermelhas

  • Cinerária violeta

cinerárias violetas

  • Cinerária azul

cinerárias azuis

  • Cinerária púrpura

cinerárias púrpuras

A cinerária é uma planta que exala um delicado aroma e suas flores surgem principalmente na época da primavera e verão.

Graças às combinações de espécies, as pétalas das cinerárias podem ser simples ou dobradas. Por sua aparência, a cinerária se assemelha a pequenas margaridas.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR CAMÉLIA?]

Use essa planta muito bonita para a decoração de jardins – na formação de maciços –, assim como servindo de forração, em bordaduras e, inclusive, em jardineiras ou vasos.

Significado da flor cinerária

O significado da cinerária está relacionado com seu anel cheio de flores, que representa proteção. Essas flores podem também simbolizar o prazer, principalmente se elas são dadas de presente a alguém – está subentendido que aquele que presenteia sente prazer de estar ao redor da pessoa que receberá as flores.

Além disso, a cinerária significa “você é meu deleite”.

Como plantar, cultivar e cuidar da cinerária?

A cinerária é uma planta que aprecia os climas subtropical e temperado, ou seja, ela não tolera nem geadas e muito menos calor excessivo.

A plantação das cinerárias deve ser realizada em um local meia-sombra, pois a incidência direta do sol pode queimar as folhas e flores. Isso não reduz a necessidade de fazer com que essa planta receba iluminação natural, ok? Pelo menos 4 horas por dia até seu florescimento são essenciais.

Depois disso, pode deixa-la à sombra com boa luminosidade.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BEGÔNIA?]

cinerárias em jardim

Em casas ou apartamentos, coloque a cinerária em janelas ou varadas – a luz indireta já é suficiente para elas.

Lembre-se que um solo fértil, rico em matéria orgânico, é o ideal para a cinerária. Ele precisa ser bem drenado e mantido úmido.

Durante as regas, evite molhas as folhas e flores. Cuidado para não causar umidade excessiva e apodrecer as suas raízes.

Durante o período de floração, faça a adubação da cinerária junto à água a cada duas semanas.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ANTÚRIO?]

Caso queira novos brotos, tenha o costume de remover as flores e folhas mortas. A multiplicação da cinerária acontece por sementes – a melhor época para germinação é no outono.

A cinerária é uma linda planta que pode se adaptar muito bem à decoração de qualquer tipo de ambiente.

Dê aquele colorido especial para seu jardim ou cômodo, deixando-o o mais vivo e alegre, com as cinerárias. Qual é a sua cor preferida nas flores?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply