Início » Decorando » Interior » Closet » Closet Aberto: 3 vantagens e 2 pontos de atenção com esse tipo de closet

Closet Aberto: 3 vantagens e 2 pontos de atenção com esse tipo de closet

O closet aberto tem ganhado destaque na decoração de interiores. Sem portas e muitas vezes integrado ao quarto, esse modelo promete otimizar espaços e facilitar o dia a dia.

Apesar disso, é importante conhecer suas vantagens e desvantagens antes de escolher esse formato de armazenamento. Por isso, nós listamos 3 qualidades e 2 pontos para se ter atenção ao escolher um closet desse tipo.

3 vantagens do Closet Aberto

Praticidade e Custo Reduzido

closet aberto ponto fraco econômico

Uma das principais vantagens do closet aberto é a praticidade. Sem portas para abrir e fechar, o acesso às roupas é imediato, o que facilita a escolha do look do dia, especialmente nos dias em que você está com pressa.

A ausência de portas também torna esse tipo de closet ideal para ambientes compactos, como lofts e apartamentos pequenos, onde cada centímetro conta.

O custo de instalação de closets sem portas também tende a ser menor.

A variedade de materiais disponíveis no mercado contribui para um investimento mais acessível e prateleiras, cabideiros e organizadores são frequentemente usados, garantindo uma instalação simples e econômica.

Ventilação

closet aberto ponto fraco ventilação

Outro ponto positivo é a ventilação. Roupas guardadas em closets abertos não correm o risco de adquirir odores desagradáveis, mais comuns em espaços fechados e pouco arejados.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A circulação constante de ar impede a formação de mofo e mantém as roupas frescas. No entanto, é necessário proteger as peças da luz solar direta para evitar desbotamento, utilizando cortinas ou persianas quando necessário.

Versatilidade do Closet Aberto

closet aberto versátil

A versatilidade é outro ponto muito positivo do closet aberto.

Adaptável a diferentes estilos de decoração, ele pode ser usado tanto em quartos modernos, quanto em ambientes clássicos e atende bem a diversos perfis de usuários, desde crianças até adultos.

A personalização do closet permite que ele evolua com as necessidades do usuário, podendo ser reconfigurado à medida que a coleção de roupas e acessórios cresce ou muda.

2 Pontos de atenção ao escolher um Closet Aberto

Acúmulo de Poeira

closet aberto ponto fraco poeira

Uma das coisas que é preciso considerar nesse tipo de closet é que a exposição ao ar livre pode trazer acúmulo de poeira.

Manter o closet limpo requer um pouco mais de dedicação, com limpezas frequentes para evitar que a sujeira comprometa as peças de vestuário. Além disso, posicionar o closet longe de janelas pode ajudar a minimizar esse problema.

A limpeza deve ser regular, removendo o pó das prateleiras e cabideiros. Considerar o uso de capas de proteção para peças menos utilizadas também pode ser uma boa estratégia.

Necessidade de Organização

closet aberto ponto fraco bagunça

Outro ponto a se considerar é que o closet aberto exige uma organização constante.

Sem portas para esconder possíveis desordens, a bagunça fica exposta, o que pode comprometer a estética do quarto, caso o seu objetivo seja montar o closet nesse cômodo.

É útil categorizar as roupas por tipo, cor ou frequência de uso. Utilizar caixas e cestos pode ajudar a manter pequenos acessórios no lugar, e as prateleiras e gavetas devem ser organizadas de maneira funcional, facilitando o acesso às peças mais usadas no dia a dia.

CONFIRA Também: Closet Simples: 6 coisas que são indispensáveis mesmo dentro da simplicidade do seu closet

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

    Deixe seu comentário