Cobogó – O que é? Vantagens e dicas de decoração!

Um elemento tipicamente brasileiro que surgiu no final da década de 1920, mas que ganhou notoriedade a partir dos anos 50. Estamos falando do cobogó! Nome estranho?

Essa denominação curiosa vem do Recife: uma ideia de três pernambucanos que projetaram uma espécie de tijolo vazado com o intuito de cobrir fachadas, porém que ainda mantivesse a passagem de ar.

Hoje, o cobogó é muito interessante para a decoração de diversas paredes. Quer conhecer mais sobre ele?

O que é um cobogó? Veja as vantagens!

Você provavelmente já viu alguma casa com ele – um revestimento vazado de formas e cores variadas que se utiliza para deixar tanto o ambiente mais bonito como também para manter a estrutura da casa com aspecto moderno graças a sua passagem de luz solar.

cobogó em área social

[VEJA TAMBÉM: OMBRELONE – COMO USAR? ]

O cobogó tem incidência direta do sol, o que favorece a criação de desenhos e padrões no chão e nas paredes – um efeito distinto e divertido.

Se adaptando a vários estilos de decoração, o cobogó tem outras vantagens interessantes conforme seus tipos:

  • Dá personalidade a decoração;
  • Cobogó de vidro traz leveza ao ambiente, em especial para espaços clean e modernos;
  • Cobogó cerâmico traz mais cor a ambientes neutros;
  • Cobogó de concreto combina com estilos industrial, rústica e com áreas externas;
  • Pode auxiliar na divisão de ambientes;
  • Ajuda na iluminação, como já foi comentado, pois é vazado;
  • Pode auxiliar a economizar luz por causa da incidência de iluminação natural;
  • Pode renovar as fachadas.

 

Cada modelo de cobogó tem sua própria medida, por isso é fundamental que você meça o espaço disponível na sua parede antes de tomar qualquer decisão.

Existem elementos vazados com alturas variáveis – desde 10 cm até 40 cm – e larguras que também vão dos 10 cm a 70 cm.

cobogó como divisória de ambientes

[VEJA TAMBÉM: BLOCO DE VIDRO – COMO USAR NA DECORAÇÃO?]

Como decorar um ambiente com cobogó?

Quando você for parar para pensar na decoração utilizando um cobogó, lembre-se de verificar qual é o tipo de acabamento do elemento – podendo ser esmaltado, em cimento, com brilho, em relevo, natural, acetinado, entre outros.

Embora seu uso esteja mais associado com as fachadas de casas, o cobogó pode se tornar um elemento decorativo para qualquer ambiente, praticamente.

Por exemplo, em uma sala de estar o cobogó pode dar criatividade à decoração, enquanto que uma cozinha pode ganhar mais iluminação.

Nas fachadas de casas, como proposta inicial, o cobogó de concreto é a opção mais tradicional, pois basicamente cria um “muro”, mas permite a passagem de ar.

cobogó de concreto

O cobogó pode servir como um pequeno ambiente de entrada de um lar, criando um hall de entrada que separa a porta da sala de estar.

Da mesma forma, o cobogó pode ser um elemento substituto para paredes da casa.

cobogó como divisória

Nas cozinhas, o cobogó também é bem utilizado, especialmente o modelo cerâmico na intenção de separar a lavanderia da cozinha ou mesmo deste ambiente com a sala de jantar.

cobogó laranja em cozinha

[VEJA TAMBÉM: JARDIM SUSPENSO – COMO USAR NA DECORAÇÃO?]

Já nos quartos, um cobogó pode servir como divisória para o closet, por exemplo, sendo os melhores tipos o de vidro e o cerâmico.

Outra opção para a decoração com cobogó é no banheiro. Da mesma maneira que o quarto, as opções de cerâmica e vidro são as mais recomendadas. Que tal usar o cobogó para criar uma parede estreita entre a área do box e o resto do banheiro?

Em móveis, o cobogó pode aparecer como base de balcões, por exemplo.

O que você achou do cobogó? É um elemento que se harmoniza com sua decoração: planeje com cuidado para transformar seu ambiente!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply