Aprenda como amolar tesoura (simples e sem enrolação) com essas 3 dicas

Se você busca saber como amolar tesoura saiba que o processo pode ser super simples e rápido! Além de poder ser feito em casa! Ter tesouras em casa pode ser vantajoso em diversas atividades do dia a dia, mas de nada adianta ter uma tesoura que acaba não realizando sua função. 

tesoura

Existem diversos meios de amolar a sua tesoura, alguns mais fáceis e outros mais complicados. Portanto, se você busca como amolar tesoura de maneira rápida e fácil, aqui trouxemos 3 principais dicas para isso! Acompanhe para entender.

Como amolar tesoura

Existem diversos tipos de tesouras e em algum momento você precisará de uma delas e pode perceber que elas não estão amoladas. Para amolar tesoura de maneira super rápida e prática, separamos três principais dicas para a tarefa – assim você consegue manter a sua tesoura em bom estado e poderá utilizá-la quando preferir!

Lixa para amolar tesoura

A lixa é um dos melhores materiais para você afiar, elas podem ser encontradas em lojas de materiais em geral. Opte por uma folha com granulação entre 150 e 200! 

Dobre sua lixa no meio com os lados ásperos para fora e comece a cortar a folha, entre 10 a 20 vezes – a cada cortada a sua tesoura ficará mais afiada! 

amolar tesoura com lixa

Uma outra substituição para a lixa é o bombril – conhecido também como palha de aço. 

Após realizar o processo, limpe a tesoura com uma tolha de papel úmida.

Pote de Vidro para amolar tesoura

Escolha um pote de vidro que possa ser descartado e encaixe as lâminas da tesoura ao redor do pote, abrindo a mesma o máximo possível. Segure a tesoura com uma mão e o pote com a outra, e faça movimentos de corte – feche a tesoura de modo que o pote deslize para fora do corte.

amolar tesoura com pote de vidro

Repita a ação até criar uma borda suave e afiada para as lâminas.

Após a ação limpe as lâminas da tesoura.

Pedra de Afiar para amolar tesoura

Para esse método, é necessário comprar uma pedra de afiar. Tal qual pode ser encontrada em lojas de materiais de construção, e pode ser utilizada para amolar não só as tesouras, mas como outras lâminas. 

Geralmente a pedra de afiar possui dois lados diferentes, sendo um liso e o outro áspero. 

amolar tesoura com pedra de afiar

Você deverá utilizar o lado áspero caso a tesoura esteja muito cega e finalizar o processo no lado liso. Caso a tesoura não esteja muito cega, pode utilizar apenas o lado liso.

Outras opções de como amolar tesoura

Existem outras opções para amolar a tesoura, como a lima – onde você passa a tesoura nela puxando de dentro do corte e repetindo a ação, usando outra tesoura, papel alumínio, agulha, entre outros. A melhor opção para você é aquela que se encaixa no seu orçamento e facilite no seu dia a dia – lembre-se de que não adianta comprar algo especial se só vai utilizar poucas vezes e depois manter guardado!

Quais os tipos de tesouras que existem

A tesoura é um objeto que possui origem na Mesopotâmia, entre 3 a 4 mil anos atrás, e era popularmente feita de bronze. Existem diversos modelos de tesouras para diferentes funcionalidades nos dias atuais para a sua casa – alguns dele você nem conhece! Os modelos disponíveis, são:

Tesoura de Uso Geral 

Possuindo um formato mais anatômico, tem seu uso voltado para uso doméstico e em escritório. Ela é a opção ideal para cortar papel, fita, papelão e embalagens em geral. 

tesoura de uso geral

Tesoura de Cabelo

Essencial para profissionais que realizam cortes de cabelo, as tesouras possuem fio a laser e realizam cortes precisos, retos e caprichados.

tesoura de cabelo

Tesoura de Poda

A tesoura de poda é a queridinha dos jardineiros, já que o modelo possui lâminas mais grossas e resistentes. Essa tesoura é voltada para cortar folhas, arbustos e galhos. 

tesoura de poda

Tesoura de Alfaiate

Como o próprio nome sugere, esse modelo de tesoura é dedicado ao trabalho em alfaiatarias, para corte de pano e calçados. Sua característica principal são suas lâminas grandes e longas.

tesoura de alfaiate

Tesoura de Aviação 

É um modelo para o corte de chapas de diversos tipos de metal e aço – seu modelo é reforçado e é voltado para serviço profissional. 

tesoura de aviacao

Tesoura para Crina

Essa tesoura é voltada para trabalho com animais, para cortar e aparar crina de cavalo e outros animais.

Tesoura para Tosquia

Outro modelo para trabalho com animais, mas esse é para cortar e aparar a lã das ovelhas.

Tesoura pneumática

A tesoura pneumática é alimentada por ar comprimido para ser realizado o corte de plástico, alumínio e outros metais. 

Com as nossas dicas ficou ainda mais fácil de amolar a sua tesoura em casa e sem muito esforço! Tendo sempre uma boa tesoura disponível para uso!

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário