Como assentar tijolos? De vidro e baiano. Aprenda aqui!

No momento de decorar sua casa, é comum que procuremos todas as formas de conseguir reduzir os custos, seja fazendo muitas das decorações, da pintura ou até mesmo barateando os valores com alguns materiais mais em conta.

Uma das formas de economizar dinheiro ao reformar ou construir uma casa é assetando os tijolos você mesmo. O processo não costuma ser difícil e nem muito fora do comum. Aprenda aqui, no Home It, como realizar esse processo rapidinho.

Ah, vale lembrar que essa dica para assentar tijolos pode ser tanto para tijolos baianos quanto os tijolos de vidro, ambos estão na moda e são muito requeridos.

Como assentar tijolos? Aprenda aqui!

Primeiro, você deve realizar o nivelamento da base, por meio do nível do trabalho. Após verificar isso, é indicado que marque a implantação da parede conforme o projeto desejado. As marcações são feitas sobre o pequeno revestimento de argamassa, sendo o mesmo material que vai servir de assentamento para os tijolos. Você usará o bico da colher e uma régua como auxílio.

Você colocará um tijolo em cada extremo da parede (se essa não terminar com os cortes nos extremos), prosseguindo assim. Essas peças devem sempre estar colocadas corretamente, sempre alinhadas e com as marcações bem niveladas.

Logo em seguida, se fixa o fio de alinhamento e o assentamento de todos os outros tijolos que vão compor a fiada, sempre com um espaço para a junta vertical (conhecido como o espaço necessário para cada tijolo), que será obtida com uma bitola de madeira com cerca de 1 centímetro de espessura. Após isso, se preenche essas juntas a mesma argamassa que foi usada no assentamento.

Logo depois, é feito o assentamento dos tijolos da segunda fileira – ou fiada -, como é chamada em cada extremo, sempre aprumados e nivelados de acordo com cada espaço dos tijolos. É indicado que o fio de alinhamento seja esticado, usando sempre os esticadores de fio, continuando com o assentamento dos tijolos e preenchimentos das juntas.

Para o processo de assentamento da terceira fileira, é repetido o processo que foi usado na primeira fileira, tenha atenção as juntas verticais para que assim, fiquem todas as fileiras alternadas.

Como assentar tijolos? Aprenda aqui!

Para assentar a quarta fileira, se repete o processo da segunda e assim por diante. Conforme o assentamento é realizado, vai-se limpando os tijolos por meio de um pincel de cerdas com nylon e água limpa. Desse modo, a argamassa usada no assentamento não escorra e nem manche os tijolos.

O processo deve ser repetido com o cuidado para que as fileiras (ou fiadas) ímpares sejam iguais as ímpares, assim como os pares iguais aos pares. Procure sempre controlar as espessuras das juntas por meio da bitola de marcação.

Você deve também afundar as juntos com o bico da colher para assim, tratar a argamassa com areia fina no mesmo traço que foi usado no assentamento.

Os espaços devem ser iguais entre todas as fileiras, fique de olho para não errar nos tamanhos.

Dicas sobre a argamassa

Dicas sobre a argamassa

A argamassa não deve ter o traço maior do que 1,5. Para evitar que ela escorra e suje a fachada, deve-se usar a argamassa com o nível mais baixo de teor de água, lembrando que essa deve ser potável, evitando o uso das águas salinizadas.

Faça o uso da cal hidráulica ou da cal viva apagadas, principalmente quando a relação de cimento e volume de areia for menor que 1,4.

Quando há o uso de aditivos, é preciso usar um pequeno muro como teste, para assim, verificar como é a interação de argamassa aditivada com o tijolo que estará com a face à vista.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply