Essas dicas são CRUCIAIS para você comprar seu novo chuveiro; não cometa erros

Precisa comprar um chuveiro novo? Então, confira aqui dicas para lhe ajudar nessa tarefa, reduzindo a possibilidade de erro!

Ter um bom chuveiro faz toda a diferença na hora do banho. Assim, dá para tornar esse momento mais agradável e relaxante, de modo a contribuir positivamente com seu descanso.

Está em busca de um chuveiro novo, mas não sabe como escolher um perfeito? Então, confira aqui dicas cruciais que lhe ajudarão a garantir um modelo ideal, eliminando a possibilidade de erros!

Defina o modelo, se chuveiro ou ducha

Essas dicas são CRUCIAIS para você comprar seu novo chuveiro; não cometa erros

Seu primeiro passo é escolher entre um chuveiro tradicional ou uma ducha. A diferença entre ambos está no aquecimento e na vazão da água.

A ducha não tem sistema de aquecimento embutido, por isso é necessário instalar um aquecedor externo, que pode ser a gás, energia elétrica ou energia solar, que é mais limpa.

Já o chuveiro tradicional tem um mecanismo próprio de aquecimento da água, que é a resistência. Por isso, possui uma vazão menor da água. Porém, existem chuveiros com pressurizadores que oferecem jatos de água mais volumosos e fortes.

Defina o tipo de chuveiro

chuveiro ligado

Existe mais de um tipo de chuveiro e conhecê-los possibilitará escolher o que melhor atende suas necessidades. A seguir, você conhece quais são as principais alternativas:

Chuveiro elétrico

Trata-se da opção mais conhecida e utilizada em lares brasileiros. Seu funcionamento é por energia elétrica, utilizando a resistência para aquecer a água do banho.

O chuveiro elétrico é a alternativa perfeita quando se quer ter menos gastos de instalação, já que não demanda o uso de estruturas externas. Além disso, seu preço tende a ser mais acessível do que outros tipos disponíveis no mercado.

chuveiro elétrico

Chuveiro a gás

Modalidade que precisa de um ponto de gás, tubulações térmicas e um aquecedor de passagem de gás para esquentar a água. Caso seu imóvel não tenha essa estrutura, precisará instalá-la por conta própria, o que encarece o custo total.

No entanto, o chuveiro a gás conta com a vantagem de não depender da energia elétrica para funcionar. Portanto, se seu imóvel estiver sem energia, conseguirá tomar banho quente mesmo assim.

chuveiro a gás

Chuveiro eletrônico

Trata-se de uma alternativa com instalação e design parecidos ao de um chuveiro elétrico. Porém, o eletrônico tem a vantagem de possibilitar a regulagem da temperatura além das três opções convencionais (fria, morna e quente).

Para comparação, existem modelos que possibilitam mais de dez opções de temperatura da água. Esse é um detalhe importante, porque permite deixar a água na temperatura ideal para você, além de ajudar a economizar energia elétrica, tendo um menor consumo.

chuveiro eletrônico

Chuveiro digital

É o tipo mais tecnológico disponível no mercado. Ele permite escolher a temperatura exata da água, informação que parece em um display inserido no aparelho.

chuveiro digital

Considere a pressão da água

A pressão está diretamente relacionada à altura das colunas de água. Quanto maior essa distância, maior a pressão do chuveiro.

Caso a água não saia com a pressão adequada, o ideal é escolher um modelo com pressurizador ou comprá-lo a parte.chuveiro desligadoEscolha a potência ideal

A potência do chuveiro está ligada à temperatura da água. Quanto maior a potência, maior a chance de o equipamento atingir temperaturas mais altas.

Portanto, quem mora em regiões frias ou prefere banhos quentes, o ideal é escolher um chuveiro com potência acima da média. Em regiões quentes é possível comprar um com potência menor.

Um detalhe importante: chuveiros com potência alta exigem uma instalação elétrica em dia. A fiação precisa ser adequada para suportar a carga. Caso não seja, há o risco de inutilizar o produto (queima com perda total) ou de provocar apagão geral na casa, com queda de energia em todo o imóvel.

como escolher chuveiroDefina o tamanho do espalhador de água

Definir o tamanho do espalhador de água também é importante. Trata-se da parte do chuveiro que possui os furos pelos quais a água passa.

Os espalhadores grandes distribuem melhor a água, sempre de forma mais uniforme. Assim, dá para garantir mais conforto durante o banho, sem precisar ficar se mexendo toda hora para garantir que todo o corpo foi enxaguado.

Já os espalhadores menores contam com o diferencial de ter um jato de água mais direcionado e intenso. A dica é escolher o efeito que mais lhe agrada, o que ajudará a comprar o modelo perfeito para seu banheiro!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário