Não ignore essas dicas IMPORTANTES na hora de escolher sua nova TV; evite escolhas erradas

Confira dicas importantes que lhe ajudarão a escolher sua nova TV, garantindo um modelo perfeito para sua sala!

Quer garantir uma TV incrível para melhorar sua experiência, seja assistindo a filmes ou com games? Então, é importante considerar alguns detalhes no momento da compra para não errar na aquisição.

Aqui, indicamos quais são esses detalhes e damos dicas importantes para lhe ajudar a escolher sua nova TV. Continue a leitura e confira quais são!

TV tradicional ou smart TV

Não ignore essas dicas IMPORTANTES na hora de escolher sua nova TV; evite escolhas erradas

A princípio, é importante limitar sua busca a uma TV tradicional ou uma smart TV. Esta última conta com o diferencial de ter conexão à internet, conseguindo reproduzir streamings, acessar redes sociais e baixar aplicativos. Também possui comando de voz, garantindo a acessibilidade do aparelho.

A TV tradicional pode ser suficiente se não assistir a streamings e não fizer questão de ter acesso à internet no aparelho. No futuro, se quiser ter acesso à internet no televisor poderá comprar um gadget que o transforma em smart TV, como o Google Chromecast, Roku ou o Fire TV Stick (Amazon).

Agora, se quiser ter conexão à internet e máxima praticidade no uso do aparelho, a smart TV é a melhor escolha para se ter na sua sala!

Resolução e proporção da tela

mulher em frente a tv

A resolução e a proporção da tela são aspectos importantes, pois influenciam na qualidade da imagem. Os modelos Full HD têm resolução 1920 x 1080, os 4K 3840 x 2160 e os 8K 7680 x 4320. A proporção de todos os modelos é 16:9, que é padrão nas TVs atuais.

Mas o que isso significa, exatamente? A resolução é o número de pixels (pontos) que compõem a imagem da TV. Quanto maior a resolução, melhor será a qualidade da imagem, conseguindo curtir filmes, séries e jogos com mais nitidez.

Um detalhe importante é que a TV 4K ou 8K não adianta muito se você não tiver acesso a conteúdos que tenham essa resolução.

Tamanho da tela

tv em sala

Há uma grande variedade de tamanho de tela, atendendo diferentes necessidades e orçamentos. Normalmente, quanto maior a tela, mais impacto ela costuma provocar nos usuários.

No entanto, a recomendação das principais marcas é que o tamanho da tela se adeque à sala. O ideal é que não seja nem muito grande ou nem pequena demais, pois há o risco de prejudicar sua visão.

Existe um cálculo para saber qual o tamanho de tela ideal, considerando a distância que o aparelho ficará do sofá. Para isso, basta transformar a polegada da TV em centímetros.

O cálculo é simples: multiplique o tamanho da tela em polegada por 2,54. Então, multiplique o resultado por 1,2. O valor obtido é o total em centímetros de distância de deve existir entre você e sua tela para ter uma melhor experiência.

Compare essa informação com a medida da sua sala, especificamente do local de instalação do aparelho até seu sofá. Assim, conseguirá saber se o tamanho da tela é perfeito. Não quer fazer cálculos? Então, confira quais são as distâncias ideais em metros para cada tamanho de TV e resolução:

43 polegadas

  • Full HD: 2 metros
  • 4K: 1,3 metro

48 polegadas

  • Full HD: 2,3 metros
  • 4K: 1,46 metro

50 polegadas

  • Full HD: 2,4 metros
  • 4K: 1,5 metro

55 polegadas

  • Full HD: 2,6 metros
  • 4K: 1,7 metro

60 polegadas

  • Full HD: 2,85 metros
  • 4K: 1,8 metro

65 polegadas

  • Full HD: 3,1 metros
  • 4K: 2,0 metros

Tecnologia da tela

mulher assistindo tv

Existem diferentes tecnologias de tela e conhecê-las lhe ajudará a escolher a melhor alternativa. Uma delas é a LED, que se caracteriza por ter longa durabilidade, baixo consumo de energia elétrica, ótimo custo-benefício, contraste e nitidez de qualidade.

Há, ainda, a tecnologia OLED, que tem pontos orgânicos que se autoalimentam e emitem sua própria luz. São aparelhos mais finos, com maior qualidade de brilho, cores e contraste. No entanto, são confeccionados com um material que pode se desgastar com maior facilidade com o tempo.

Também há a tecnologia QLED, que funciona com LEDs colocadas atrás da tela. As lâmpadas são compostas por pontos quânticos, melhorando expressivamente a qualidade da imagem.

Trata-se de um aparelho com alto volume de cores e de brilho. No entanto, cores escuras e contrastes são inferiores aos de TVs OLED.

Sistema

homem em sala na frente da tv

Atente-se ao sistema da TV, principalmente se for um modelo smart.

Atualmente, a maioria dos aparelhos vem com AndroidTV, Tizen e WebOS, com possibilidade de integração a outros sistemas, desde que tenham conexão com o Google Assistente ou Alexa, por exemplo.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário