Como cortar unhas de gato? Aprenda aqui!

Novos donos de gatos podem não saber, mas alguns gatos precisam que suas unhas sejam cortadas, especialmente aqueles criados apenas dentro de casa. E só de imaginar ter que cortar, pode bater um desespero: como cortar sem machucar o bichano nem ter todo o braço arranhado?

Para tirar todas as suas dúvidas em relação a essa questão, nós preparamos este guia/tutorial completo com tudo o que você precisa saber para cortar as unhas de seu gato com segurança. Confira!

Todos os gatos precisam que as unhas sejam cortadas?

Como cortar unhas de gato? Aprenda aqui!

A resposta é não. Gatos criados livremente, ou seja, que podem sair de casa, ir para o quintal, para a rua etc. não devem ter as unhas cortadas, pois elas servem de defesa para eles, além de ajudá-los a escalar determinados locais, como árvores e muros. Esses tipos de gatos afiam e controlam o tamanho de suas garras por si mesmos, arranhando árvores ou pneus, por exemplo. Portanto, não só não se deve cortar como deve-se incentivá-los a arranharem árvores e coisas semelhantes (mas cuidado com os móveis!).

Agora, gatos criados dentro de casa podem não conseguir manter as unhas em determinado nível. Arranhadores auxiliam-no nessa questão e, portanto, pode ser um bom investimento. Porém, ainda assim não o é suficiente muitas vezes, de modo que as suas unhas continuam crescendo, o que pode atrapalhá-lo e causar acidentes como mãos, braços e móveis arranhados. Nesse caso, é necessário você mesmo cortar as unhas dele.

Outros casos que requerem atenção são os de gatos com problemas de saúde, como artrite, por exemplo, que não se exercitam da maneira como deveriam, o que também causa crescimento excessivo de suas unhas, e gatos já idosos, que possuem unhas grandes, grossas e quebradiças, exigindo maior cuidado.

Como cortar as unhas do seu gato?

Como cortar unhas de gato? Aprenda aqui!

O primeiro passo é adquirir um cortador de unhas próprio para animais. O preço não é muito elevado, ficando entre 8 e 15 reais, e eles podem ser facilmente encontrados em Pet Shops e pela própria internet. Não se deve em hipótese alguma usar um cortador de unhas de humano, pelo simples motivo da gritante diferença entre as unhas de cada um. Os cortadores de unhas animais são diferente dos de humanos: são em formato de alicate ou guilhotina, projetados justamente para se adaptarem ao formato das unhas dos pets.

Tenha em mente que, se o seu gato já é adulto e nunca teve as unhas cortadas, será um pouco difícil acostumá-lo ao processo, ainda mais se for um gato impaciente e arisco. Portanto, é importante acostumá-lo desde filhote. Como, porém, as unhas de filhotes ainda são pequenas, você pode apenas simular o corte, para familiarizá-lo com o processo para quando realmente precisar cortar.

Nomes de gatos fêmeas: inspire-se!

O passo inicial, então, é justamente acalmá-lo. Pegue-o no colo, mantendo-o calmo e tranquilo. É recomendado que você o envolva em uma toalha ou cobertor, especialmente se precisar contê-lo caso ele queira escapar. É importantíssimo mantê-lo parado para realizar o corte; do contrário, caso ele se mova muito, você poderá acabar o machucando.

Como cortar unhas de gato? Aprenda aqui!

Com ele em seu colo, segure uma de suas patas, apertando levemente, para que as unhas sejam expostas, e corte a unha dele. Tome muitíssimo cuidado para não cortar a veia sanguínea que se estende até o começo de sua unha, pois isso poderá provocar muita dor no bichano (conforme a imagem acima). Essa região pode ser facilmente identificada, pois tem um tom rosado/vermelho. Para vê-la, convém colocar o gato em um local bem iluminado. Portanto, corte apenas a parte branca da unha.

Nomes de gato masculinos: veja aqui!

Como comentado, você pode ter um pouco de dificuldade pela agitação do seu gato, especialmente se ele nunca cortou antes. A dica, então, é ir cortando aos poucos: uma unha por vez (e até um pedaço da mesma unha por vez, a depender da inquietude do gato).

Depois de cortar, convém recompensá-lo de alguma forma, brincando com ele, dando-o comida etc. Isso tem um efeito positivo, pois associa a ação de cortar com um momento agradável, o que pode facilitar os cortes futuros.

Não consegui cortar: e agora?

Caso você não consiga de maneira alguma cortar as unhas dele, seja pela agitação do seu gato, seja por inabilidade sua ou medo de machucar o bichano, leve-o a um veterinário ou petshop, pois esses locais têm profissionais capacitados para isso. Alguns estabelecimentos inclusive incluem gratuitamente o corte de unhas em outros serviços, como banho e tosa.

Deixe seu comentário