Início » Plantando » Como cuidar de cactos? 5 dicas para um cultivo perfeito

Como cuidar de cactos? 5 dicas para um cultivo perfeito

Descubra, aqui, como cuidar de cactos, com dicas especiais para ajudar as plantas a crescerem saudáveis!

Com uma aparência única, é fácil cuidar de cactos, pois exigem pouca água e são capazes de sobreviver em ambientes adversos.

Além disso, possuem preços acessíveis, o que possibilita dar cor e charme para a decoração sem estourar seu orçamento.

Antes de começar a cultivar, é importante escolher a espécie certa para o seu ambiente. Cada tipo de cacto tem necessidades específicas de luz, umidade e temperatura.

Melhor solo para cuidar de cactos

Como cuidar de cactos? Nossas melhores dicas para você cuidar de cactos

É da terra que o cacto tira seus nutrientes, portanto, é essencial dar uma atenção especial a ela! A terra deve ser permeável e ter um bom sistema de drenagem, para não ficar encharcada. Uma terra muito molhada pode apodrecer a planta!

Lembre-se sempre que o cacto é uma planta originária do deserto, portanto, prefere uma terra mais seca. Para consegui-la, recomenda-se que utilize quantidades iguais de terra e areia ao plantá-lo.

Vaso

cuidado com cactos

O vaso pode influenciar na permeabilidade da terra, portanto, recomenda-se escolher a melhor alternativa para cactos. Entre as principais estão os vasos de cerâmica, cimento ou barro, que são materiais que permitem que a água evapore.

Além desse ponto importante da evaporação, vasos de cimento, cerâmica e barro costumam ter um visual mais rústico, o que combina perfeitamente com o cacto, que tem uma beleza mais selvagem.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Iluminação para cuidar de cactos é um ponto crucial

variedade de cactos

Não há restrições quanto à incidência direta do sol: o cacto pode ficar exposto ao astro-rei sem problema algum. Inclusive, se sua intenção for que cresça belo e saudável, a indicação é que receba luz solar diretamente.

Mas também não há problemas em manter a planta à sombra, pois ela resiste bem a ambientes com diferentes luminosidades.

O único cuidado que se deve ter mesmo é com a terra: se ficar no sol, precisa de mais regas do que a que está na sombra.

Regas

pessoa regando cacto

Por falar em regas, há uma informação importante que você deve considerar: os cactos sobrevivem em regiões desérticas e áridas, passando muito tempo sem água.

Portanto, realizar regas regularmente pode ser prejudicial à planta. O excesso de água fragiliza as raízes da planta, que pode apodrecer ou ter problemas de desenvolvimento.

Então, como proceder com a rega? Depende de alguns fatores, como o tamanho do vaso, mas de maneira geral se recomenda regar uma vez por semana em meses quentes e duas vezes por mês em períodos frios.

Fique de olho na terra para saber se a planta precisa de água. Se estiver muito seca, faça a rega. Além disso, evite o excesso de umidade e uso de pratinhos debaixo do vaso, pois eles não possibilitam a drenagem correta.

Entenda:
Por que seus cactos estão amarelos? Veja como resolver

Adubo e fertilizante

vaso com cacto do gênero opuntia

Afinal, cactos precisam de adubos e fertilizantes? Sim, recomenda-se utilizá-los regularmente para que a planta receba nutrientes que possibilitarão que se desenvolva e cresça de maneira adequada.

Dê preferência para adubos e fertilizantes próprios para cactos e suculentas, como os que são vendidos em lojas especializadas em plantas e no seu cultivo.

Dicas extras de como cuidar de cactos

cactos em vasos
  • Opte por vasos com sistema de drenagem da água. Caso não tenha, misture terra e areia ao plantar ou transferir o cacto para outro vaso;
  • Cactos também são suscetíveis a pragas, ainda que sejam bastante resistentes. As pragas mais comuns são as cochonilhas e são fáceis de serem removidas, bastando usar um inseticida vendido em lojas especializadas;
  • Use luvas para manusear a planta porque ela costuma ter muitos espinhos que podem ficar nas suas mãos, provocando machucados e incômodos;
  • Se sua casa tiver crianças ou animais de estimação, considere deixar os cactos em um local de difícil acesso, principalmente se tiverem espinhos. Dessa forma, minimiza-se o risco de machucados e acidentes.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário