Como cuidar de cactos? Nossas melhores dicas para você cuidar de cactos

Descubra, aqui, como cuidar de cactos, com dicas especiais para ajudar as plantas a crescerem saudáveis!

Os cactos são plantas de fácil manutenção, por isso normalmente são indicados para quem não quer ter muito trabalho no cultivo. Além disso, possuem preços acessíveis, o que possibilita dar cor e charme para a decoração sem estourar seu orçamento.

Mas, como cuidar de cactos, especificamente? Saber o que fazer ajudará a planta a viver mais tempo. A seguir, damos todas as informações que você precisa saber. Acompanhe!

Dicas para cuidar de cactos

Como cuidar de cactos? Nossas melhores dicas para você cuidar de cactos

Os cactos são plantas de baixa manutenção, mas mesmo assim precisam de cuidados básicos para sobreviverem por muito mais tempo. Abaixo, você confere quais são esses cuidados:

Solo

É da terra que o cacto tira seus nutrientes, portanto, é essencial dar uma atenção especial a ela! A terra deve ser permeável e ter um bom sistema de drenagem, para que não fique encharcada. Uma terra muito molhada pode apodrecer a planta!

Lembre-se sempre que o cacto é uma planta originária do deserto, portanto, prefere uma terra mais seca. Para consegui-la, recomenda-se que utilize quantidades iguais de terra e areia ao plantá-lo.

Vaso

O vaso pode influenciar na permeabilidade da terra, portanto, recomenda-se escolher a melhor alternativa para cactos. Entre as principais estão os vasos de cerâmica, cimento ou barro, que são materiais que permitem que a água evapore.

Além desse ponto importante da evaporação, vasos de cimento, cerâmica e barro costumam ter um visual mais rústico, o que combina perfeitamente com o cacto, que tem uma beleza mais selvagem.

cactos

Sol

Não há restrições quanto à incidência direta do sol, o cacto pode ficar exposto ao astro-rei sem problema algum. Inclusive, se sua intenção for que cresça belo e saudável, a indicação é que receba luz solar diretamente.

Mas também não há problemas em manter a planta à sombra, pois ela resistente bem a ambientes com diferentes luminosidades. O único cuidado que se deve ter mesmo é com a terra: se ficar no sol, precisa de mais regas do que a que está na sombra.

variedade de cactos

Regas

Por falar em regas, há uma informação importante que você deve considerar: os cactos sobrevivem em regiões desérticas e áridas, passando muito tempo sem água.

Portanto, realizar regas regularmente pode ser prejudicial à planta. O excesso de água fragiliza as raízes da planta, que pode apodrecer ou ter problemas de desenvolvimento.

Então, como proceder com a rega? Depende de alguns fatores, como o tamanho do vaso, mas de maneira geral se recomenda regar uma vez por semana em meses quentes e duas vezes por mês em períodos frios.

Fique de olho na terra para saber se a planta precisa de água. Se estiver muito seca, faça a rega. Além disso, evite o excesso de umidade e uso de pratinhos debaixo do vaso, pois eles não possibilitam a drenagem correta.

Adubo e fertilizante

Afinal, cactos precisam de adubos e fertilizantes? Sim, recomenda-se utilizá-los regularmente para que a planta receba nutrientes que possibilitarão que se desenvolva e cresça de maneira adequada.

Dê preferência para adubos e fertilizantes próprios para cactos e suculentas, como os que são vendidos em lojas especializadas em plantas e no seu cultivo.

cuidado com cactos

Dicas extras de como cuidar de cactos

  • Sempre evite o excesso de água, pois podem morrer com regas constantes. Normalmente, o cacto apresenta aspecto murcho, manchas escuras e galhos moles quando há excesso de água;
  • Opte por vasos com sistema de drenagem da água. Caso não tenha, misture terra e areia ao plantar ou transferir o cacto para outro vaso;
  • Cactos também são suscetíveis a pragas, ainda que sejam bastante resistentes. As pragas mais comuns são as cochinilhas e são fáceis de serem removidas, basta usar um inseticida que é vendido em lojas especializadas;
  • Use luvas para manusear a planta porque ela costuma ter muitos espinhos que podem ficar nas suas mãos, provocando machucados e incômodos;
  • Se sua casa tiver crianças ou animais de estimação, considere deixar os cactos em um local de difícil acesso, principalmente se tiverem espinhos. Dessa forma, minimiza-se o risco de machucados e acidentes.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário