Como cuidar de lírio? Entenda

Descubra, aqui, como cuidar de lírio e como plantá-lo, garantindo um resultado incrível, com uma planta durável e saudável.

O lírio é uma excelente alternativa de planta para se ter em casa! Não é para menos, afinal, tende a ser mais resistente do que outros tipos de planta, principalmente o lírio da paz.

Curiosamente, o lírio possui baixa manutenção, portanto, é fácil cuidar dele, sem ter muito trabalho no dia a dia. A seguir, indicamos quais são os principais cuidados que você deve adotar. Confira!

Como plantar lírio?

Como cuidar de lírio? Entenda

Antes de saber como cuidar da planta, é importante conhecer como plantar lírio, conseguindo fazer esse processo corretamente. Assim, aumenta-se as chances de a planta sobreviver. Veja, a seguir, nossas dicas:

  • Faça uma mistura de terra e areia em partes iguais, para ter uma boa drenagem da água. Se possível, use areia com composto orgânico de húmus de minhoca;
  • Se for plantar em vaso, use um com sistema de drenagem. Preferencialmente, não utilize prato debaixo do vaso, para garantir que não haja retenção do excesso de água;
  • Centralize o lírio e deixe a planta nivelada ao solo ou à borda do vaso. Preencha as laterais com composto orgânico de húmus de minhoca e aperte para fixar a planta;
  • Caso prefira, coloque casca de pinus, pedras ou seixos em volta da planta, antes de completar o vaso com o substrato;
  • Após plantar, regue a terra. Depois de 20 dias já é possível fazer a primeira adubação do lírio.
lírio rosa

Como regar lírio?

O lírio é uma planta que precisa de solo úmido, mas não encharcado, pois o excesso de água pode levar ao apodrecimento de suas raízes. Por isso, recomenda-se a rega quatro vezes por semana em temporadas mais quentes, como no verão.

Já no inverno, indica-se a rega duas vezes por semana, sempre tomando o cuidado de verificar antes se a terra está úmida. Se estiver, não há necessidade de molhá-la nesse dia.

A quantidade ideal de água por vaso costuma ser de cerca de 300 ml, mas isso pode variar de acordo com o porte da planta. Borrife água nas flores e folhas ou passe um pano úmido nelas uma vez por mês. Isso ajudará a manter a planta limpa e bonita.

Para não ter acúmulo de água, evite manter o lírio em vasos sem sistema de drenagem. Também não utilize pratinhos debaixo do vaso. Se colocá-los, remova o excesso de água. Dessa forma, evitará que a terra fique muito encharcada.

Luz ou sombra: onde manter o lírio?

como cuidar de lírios

O lírio é uma planta de sombra, portanto, não se recomenda deixá-la diretamente sob a incidência da luz solar. O ideal é um ambiente com baixa ou média luminosidade, o que ajudará em seu desenvolvimento e florescimento.

Se o local em que deixará a planta tiver muita luminosidade, mantenha o lírio longe do sol. Ele pode deixar o lírio com folhas e flores queimadas, além de aumentar o risco de morte da planta.

Como deve ser o solo do lírio?

Recomenda-se o cultivo do lírio em canteiros ou vasos preparados com um sistema de drenagem adequado, para evitar o acúmulo de água. A dica é usar um substrato poroso de boa drenagem, com pH de cerca de 5.8 a 6.5.

Se possível, faça a adubagem com um composto orgânico, que pode ser o húmus de minhoca com partes iguais de areia. Caso prefira utilizar adubos foliares, a recomendação geral é que o faça somente três vezes ao ano.

Mas atenção a um detalhe: não adube em excesso, pois isso pode inibir a formação de flores e provocar o surgimento de pontos marrons nas folhas.

lírios em vaso

Preciso podar o lírio?

A poda é um dos principais processos de manutenção do lírio. A indicação é que a faça a cada três ou quatro meses e esse processo ajuda a realizar uma limpeza na planta, removendo folhas secas, velhas, amareladas e marrons.

Mas como fazer a poda do lírio? Isso é mais simples do que muitos pensam! Utilize uma tesoura para lhe auxiliar nesse processo e analise de perto a planta. Caso ela tenha somente uma ou outra folha seca, amarelada ou marrom, corte apenas essa folha.

No entanto, se verificar que se trata de um galho inteiro de folhas em mau estado, o ideal é arrancar todo esse ramo, pois não há chance de recuperá-lo.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário