Como cuidar de um Bonsai? Nossas melhores dicas para você cultivar um Bonsai em casa

Confira, aqui, nossas melhores dicas para cultivar um Bonsai em casa, contribuindo para que a planta viva muito tempo!

O Bonsai é uma técnica japonesa de transformas plantas, normalmente árvores e arbustos, em miniaturas. Isto é possível por meio de métodos específicos que visam manter características normais de proporção.

Curiosamente, o nome “Bonsai” também é utilizado para plantas em miniatura e não é todo mundo que sabe como cuidar delas. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e confira dicas de como cuidar de um Bonsai!

Onde colocar o Bonsai?

Como cuidar de um Bonsai? Nossas melhores dicas para você cultivar um Bonsai em casa

Recomenda-se deixar a planta em um local com incidência direta do sol e com boa ventilação. Se possível, deixe-a próxima da janela e evite mantê-la ao lado de objetos que irradiam calor, como metais e aparelhos eletrônicos.

Caso decida manter a planta no lado externo da casa, o ideal é deixá-la à sombra, pois o excesso de sol pode prejudicar o Bonsai. Na época de inverno, proteja a planta contra ventanias e geadas.

Como deve ser a rega do Bonsai?

A rega é um dos principais cuidados para se ter com a planta, para que dure mais. No entanto, é importante saber fazê-la, considerando o tipo de planta.

Uma das regras básicas é molhar todo o vaso até a água sair pelo dreno. Faça isso sempre que identificar que a terra está seca. Outro cuidado é manter a terra úmida e não encharcada.

Além disso, evite colocar pratos embaixo dos vasos de Bonsai, pois eles retêm a água da drenagem e causam o encharcamento e apodrecimento das raízes. Em dias quentes, borrife água nas folhas, para refrescar a planta.

adubação bonsai

Bonsai precisa de adubo?

O uso de adubo é essencial para cuidar da planta, mantendo-a saudável, além de evitar doenças. O adubo com materiais orgânicos é a melhor alternativa, mas também é possível usar os genéricos e específicos para frutos.

Nas épocas de primavera e outono, quando as temperaturas estão mais amenas, a recomendação é adubar a cada 15 dias. Quando a temperatura está mais agressiva (verão e inverno), a indicação é de adubagem uma vez por mês.

Como funciona a poda do Bonsai?

cuidados com bonsai

A poda é opcional e normalmente é indicada se quiser moldar a planta. Para realizá-la, recomenda-se utilizar tesouras ou alicates, sempre tendo muita atenção e cuidado para não danificar a planta.

Indica-se que faça a poda em períodos vegetativos do Bonsai, que é quando a planta se desenvolve para o próximo estágio, o de floração. Essa época normalmente coincide com a do inverno.

Outra dica para manter a planta no formato que deseja é utilizar amarrações e arames para moldar os troncos, guiando seu crescimento com maior precisão.

O que fazer se o Bonsai crescer muito?

Se a planta crescer muito, ou seja, chegar a 1,20 metro de altura, recomenda-se que faça a transferência para um vaso maior. Este é um detalhe importante, pois as raízes do Bonsai precisam de espaço para crescer. Se mantiver a planta no vaso, há um grande risco de ela morrer.

bonsai

Recomenda-se realizar a troca de vaso de um a dois anos, se for uma planta nova. Caso seja madura, esse processo pode ocorrer a cada três ou cinco anos, dependendo do crescimento da planta.

Quando replantar o Bonsai, indica-se podar as raízes e deixar a planta descansar na sombra por aproximadamente 30 dias. Depois, dá para transportá-la e mantê-la em seu local original.

O melhor período para transplante é no fim do inverno ou no início da primavera, porque há uma maior chance de a planta sobreviver a esse processo pois está no período vegetativo.

Como tirar pragas e doenças de Bonsai?

Os fungos são muito comuns no Bonsai, mas é simples se livrar deles. A dica principal é remover as partes infectadas e aplicar um spray fungicida.

Um ponto importante que você precisa saber sobre pragas e doenças na planta é que elas normalmente ocorrem por falta de cuidados, como não regar ou regar em excesso, falta de luz, ventilação e umidade.

Outro cuidado que ajuda a evitar pragas e doenças na planta é a adubação, portanto, tente realizá-la conforme o indicado para o tipo de Bonsai que possui em casa!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário