Fique atento às dicas (simples e acessíveis) que deixarão as persianas bem cuidadas e limpas

Confira dicas simples e econômicas para cuidar de persianas, mantendo-as sempre limpas, e saiba mais sobre esse tipo de cortina!

As persianas são aliadas na decoração do imóvel! Elas são funcionais e bloqueiam parte da luz natural durante o dia, bem como garantem maior privacidade aos moradores.

Mas não é só isso: elas também complementam a decoração, dando-lhe um charme especial. No entanto, isso só é possível se as persianas estiverem bem cuidadas e limpas.

Afinal, como cuidar e limpar persianas? Aqui, você confere essas e outras informações sobre esse item. Continue a leitura e descubra!

O que são persianas?

Fique atento às dicas (simples e acessíveis) que deixarão as persianas bem cuidadas e limpas

As persianas são cortinas usadas para barrar parte da luz natural e para dar maior privacidade aos moradores do imóvel. Elas também garantem maior conforto térmico na área e melhoram a acústica.

Paralelamente, dão charme e sofisticação para a decoração, contribuindo para que o ambiente fique ainda mais bonito. Existem diversos tipos de persiana, o que permite escolher um que seja alinhado com o projeto decorativo para a área.

Onde usar persianas?

As persianas são versáteis, tanto que podem ser utilizadas na sala, no quarto e na cozinha.

Também dá para usá-las em home office, contribuindo para ter um ambiente mais agradável e bonito.

persianas na decoração

Tipos de cortina persiana

Existem vários tipos de persianas e conhecê-los é essencial para escolher a melhor opção para seu lar. A seguir, indicamos quais são essas alternativas:

Persiana rolô

É composta por um painel de tecido que é enrolado em uma barra central durante a abertura, seja de forma manual ou automática. Possibilita a abertura em qualquer altura, possui instalação e manutenção simples.

Seu ponto negativo é o preço, já que tende a ser mais cara do que outros modelos clássicos. Outro fator a ser considerado é que normalmente a persiana rolô tem medida padrão. Se quiser um modelo maior ou menor, terá de fazer sob medida.

persianas rolô na decoração

Persiana horizontal

Trata-se do modelo mais clássico de todos os tipos de persiana. É composta por lâminas horizontais que podem ser abertas manual ou automaticamente, dependendo do mecanismo da cortina.

Um dos seus diferenciais é que está disponível em ampla cartela de cores. Além disso, tem preço mais acessível e permite regular a luminosidade no ambiente, bem como barrar somente parte da corrente de ar.

Seu único ponto negativo é que não veda a luz natural totalmente, como a cortina rolô feita com tecido blackout. Está disponível em versões confeccionadas com alumínio, PVC e madeira.

persianas horizontais na decoração

Persiana vertical

A persiana vertical é uma variação da horizontal. Como seu próprio nome indica, as lâminas ficam na vertical, o que dá sensação de que o pé direito do imóvel é maior. Por isso, costuma ser indicada para espaços pequenos.

Assim como a persiana horizontal, a vertical possui vasta aplicabilidade, está disponível em várias cores e possui preço mais em conta do que outros modelos. Pode ser confeccionada em madeira, PVC, metal, poliéster, entre outros materiais.

persianas verticais na decoração

Persiana em painel

É uma alternativa utilizada para cobrir janelas grandes. Esta alternativa é composta por painéis de tecido que podem bloquear total ou parcialmente a luz natural e visão.

No entanto, seu manuseio não é tão simples, principalmente se for uma versão manual. Se optar por essa persiana, escolha uma com abertura automática. Seu preço também tende a ser mais alto do que as persianas tradicionais.

persianas em painel na decoração

Como cuidar de persianas? Dicas simples para lhe ajudar

Quer cuidar da persiana, mas não sabe exatamente como fazer isso? Para mantê-la sempre em perfeito estado é essencial limpá-la periodicamente, pois pode acumular pó com o passar do tempo.

decoração com persianas

Não sabe como limpar persiana? Então, confira as dicas que separamos para lhe ajudar nesse processo, mantendo a cortina bonita por um longo período:

  • Uma vez por semana, passe o aspirador de pó na persiana. O ideal é usar o bocal de escova ou de tecido (caso seja uma cortina com esse material), para realizar a limpeza adequadamente e evitar danos ao material;
  • Se for uma persiana de metal, madeira, PVC ou qualquer outro material que não seja de tecido, umedeça um pano limpo numa mistura de água e sabão e passe em cada uma das lâminas. Recomenda-se fazer isso em caso de sujeiras mais resistentes que não saem com o aspirador de pó;
  • Caso seja uma persiana de madeira, finalize a limpeza com lustra móveis ou óleo de peroba, passando-o pelas lâminas;
  • Possui persiana de tecido? Então, precisará desmontar a estrutura e lavar cada uma das partes.

Recomenda-se seguir as orientações do fabricante para não danificar o material.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário