Como Cultivar Orquídeas: Melhores dicas!

As orquídeas possuem um significado dependendo da sua cor, mas a flor em si transmite amor, perfeição, beleza e sedução. Além disso, são muito comuns em decoração de ambientes, por serem muito famosas e fáceis de serem cultivadas.

Esse tipo de flor necessita de muita luz solar e ambiente externo. Para entender melhor como funciona o seu cultivo, confira, abaixo, algumas dicas de como cuidar dessa planta:

Como cultivar

Como Cultivar Orquídeas: Melhores dicas!

A maioria das orquídeas são presas às árvores, sendo que as raízes fixam a planta ao tronco, embora a forma mais comum de cultivação seja em vasos.

Irrigação

Existem dois tipos de irrigação de orquídeas: regando ou colocando um recipiente embaixo do vaso. A maneira mais adequado é regando, aproximadamente, duas vezes por semana, deixando de lado a opção do recipiente, por ser inviável, visto que acumula muita água e a planta pode acabar morrendo.

Escolha da Planta

Como qualquer outra planta, ela possui suas características próprias. Mais especificadamente, as orquídeas pedem um clima mais quente e com muito sol, por isso a escolha do tipo de orquídea deve ser baseada no clima e se sua casa tem um espaço aberto.

Vasos

A escolha do vaso tem a influência de vários fatores, como tipo e tamanho da planta. Se você não possui um vaso grande de início, poderá optar por um recipiente médio. Entretanto, com o passar do tempo, será necessário trocar a planta de lugar, pois ela precisa de espaço para continuar crescendo.

Luminosidade

Como já dito, orquídeas são plantas tropicais, por isso precisam de lugares frescos e com muita iluminação. Sem isso, a orquídea não florescera.

Pragas e Doenças

A grande incidência de pragas em plantas são em lugares fechados e que possuem muita umidade. Se sua planta estiver saudável e em um ambiente favorável, ela estará praticamente imune a doenças.

Principais erros em cultivar orquídeas

Como Cultivar Orquídeas: Melhores dicas!

Alguns pequenos erros podem ser cruciais para o cultivo da sua flor. À medida que disponibilizamos um tempo maior para os cuidados da flor, melhor será o resultado final. Confira os erros mais recorrentes ao cultivar uma orquídea:

  • Utilizar vasos de plástico

A melhor opção para cultivar orquídeas é vaso de barro, visto que são porosos e drenam melhor a água.

  • Extrapolar o limite do vaso

As orquídeas precisam de espaço para crescerem, dessa forma precisam de um vaso grande.

  • Não esterilizar a tesoura antes de podá-las

A esterilização é essencial para evitar doenças na planta.

  • Ignorar manchas na folhagem

Essas manchas são sinais de que ela pode ter sido atacada por uma praga, por isso fique atento aos sinais.

Passo a Passo

Como Cultivar Orquídeas: Melhores dicas!

Abaixo, você encontrará o passo a passo de como cultivar a sua orquídea:

  1. Separe um vaso de barro, com furo embaixo para o dreno;
  2. No vaso, coloque pedras, fibras de coco e musgos, a fim de facilitar a drenagem;
  3. Coloque a muda da orquídea de forma que ela fixe na terra e esteja firme;
  4. Regue sua planta, mais ou menos, 2x por semana.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário