Início » Dicas » Não ignore essas dicas CRUCIAIS na hora de escolher sua nova geladeira; evite escolhas erradas

Não ignore essas dicas CRUCIAIS na hora de escolher sua nova geladeira; evite escolhas erradas

Confira, aqui, dicas para escolher geladeira e evite erros, garantindo um equipamento que atenda suas necessidades.

Comprar uma nova geladeira é uma tarefa que exige atenção a detalhes para evitar a aquisição de um eletrodoméstico que não supre suas necessidades.

Está em busca de um novo aparelho? Então, confira aqui dicas cruciais que lhe ajudarão a escolher geladeira corretamente, fazendo um bom investimento de seu dinheiro.

1. Considere o tamanho da geladeira

Não ignore essas dicas CRUCIAIS na hora de escolher sua nova geladeira; evite escolhas erradas

Conhecer o tamanho do eletrodoméstico é importante para saber se ele caberá na área em que pretende instalá-lo. Antes de iniciar sua busca, meça esse espaço e considere essa informação no momento da compra, comparando as medidas da geladeira com as do local de instalação.

Um detalhe importante: recomenda-se que deixe um espaço de 10 a 15 centímetros ao redor da geladeira. É o chamado espaço de segurança, que evita o superaquecimento do equipamento, garantindo a boa circulação do ar.

2. Defina a capacidade perfeita

Além do tamanho, também considere a capacidade da geladeira. Há três tipos de capacidade: pequena, média e grande. Confira mais sobre essas alternativas:

Geladeira com capacidade pequena

Nesta categoria estão modelos com até 300 litros de capacidade. São alternativas que atendem duas pessoas, no máximo. Esse tipo de geladeira é compacto, indicado para cozinhas pequenas e para quem não come em casa com frequência.

Geladeira com capacidade média

É o caso dos modelos que vão de 300 a 500 litros. A de 300 a 400 normalmente atende de três a quatro pessoas. Já a de 400 a 500 é ideal para famílias com quatro ou cinco integrantes.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

geladeira retrô

Trata-se de um modelo com dimensões maiores, portanto, meça a área de instalação para saber se tem espaço disponível para utilizar um modelo de capacidade média.

Geladeira de capacidade grande

Neste caso, considera-se geladeiras com mais de 500 litros. Estes modelos conseguem atender famílias com mais de cinco pessoas, principalmente quando se cozinha bastante no lar.

O único ponto negativo desse modelo é seu tamanho, que é maior na altura e largura, principalmente. Além disso, tendem a ter preço mais caro, mas isso se deve ao porte do equipamento.

3. Estabeleça o tipo de degelo ideal

O degelo é um detalhe importante porque indica o trabalho de manutenção do equipamento, se complexo ou não. Também indica a frequência dessa manutenção. Existem os seguintes tipos de degelo:

Degelo manual

Neste caso, a geladeira acumula gelo no freezer / congelador. Quando a camada de gelo atinge um centímetro, é preciso desligar o aparelho e esperar que o gelo derreta. Então, terá de remover a água e o excesso de gelo que ficou no congelador.

Trata-se da alternativa menos prática, pois exige uma limpeza e manutenção frequente. No entanto, é uma opção com preço baixo, por isso costuma atrair quem está com a grana curta para comprar o eletrodoméstico.

Degelo seco

Também chamado de degelo semiautomático. Neste caso, para realizá-lo é só apertar um botão e aguardar que o gelo derreta. A diferença em relação ao degelo manual é que no seco não há necessidade de desligar o aparelho da tomada.

A água do degelo vai para um compartimento perto do compressor para evaporação ou para uma bandeja que precisa ser esvaziada após o degelo.

Assim como o degelo manual, exige uma manutenção com maior frequência e mais trabalho. No entanto, seu preço é econômico em relação à geladeira de degelo automático.

geladeira preta em cozinha

Degelo automático

Trata-se da geladeira frost free, que tem um sistema de degelo automático. O eletrodoméstico possui sistema de circulação de ar frio que evita a formação e acúmulo de gelo no interior do freezer.

Portanto, a manutenção é mais simples, somente exigindo uma limpeza do aparelho para remoção de eventuais sujeiras. A geladeira frost free costuma ser muito prática, mas é mais cara do que as versões anteriores e consome um pouco mais de energia.

4. Confira o consumo de energia elétrica

cozinha pequena preta e branca

Na hora de buscar pela geladeira, sempre confira o consumo de energia elétrica. Os modelos com selo Procel A são os que unem eficiência e consumo mínimo de energia, considerando tamanho e funcionalidades dos equipamentos. Por isso, o ideal é dar preferência a eles.

Outra dica para economizar na conta de luz é escolher uma geladeira com tecnologia inverter (não confundir com porta inverse). Trata-se de uma tecnologia que otimiza o funcionamento do motor para evitar picos de energia. Assim, reduz-se o consumo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário