Início » Dicas » 5 dicas MUITO ÚTEIS para você escolher a mesa de madeira rústica perfeita para sua sala de jantar

5 dicas MUITO ÚTEIS para você escolher a mesa de madeira rústica perfeita para sua sala de jantar

Confira cinco dicas que lhe ajudarão a escolher a mesa de madeira rústica perfeita para sua sala de jantar!

A mesa de madeira rústica é uma aliada na decoração da sala de jantar. Ela torna esse ambiente funcional, além de complementar a decoração, dando-lhe charme e elegância.

Quer investir na mesa de madeira rústica, mas não sabe como escolher o modelo perfeito para sua sala de jantar? Então, confira aqui cinco dicas para lhe auxiliar e reduzir a possibilidade de erro!

O que é mesa de madeira rústica?

5 dicas MUITO ÚTEIS para você escolher a mesa de madeira rústica perfeita para sua sala de jantar

A princípio, é essencial saber o que é mesa de madeira rústica. Trata-se de um móvel feito com madeira natural. Ele se caracteriza por não ter um acabamento perfeito e é justamente disso que vem o termo “rústico”.

No entanto, isso não quer dizer que seja um móvel feio, pelo contrário, é uma peça elegante, que ajuda a transformar a decoração de maneira instantânea, conferindo-lhe muito mais personalidade.

Há diversos tipos de mesa de madeira rústica, mas a mais comum é a para sala de jantar. Ela pode ser toda confeccionada em madeira natural ou trazer detalhes feitos com outro material, como o metal.

Quando o móvel é 100% de madeira, há um reforço de sua característica rústica. Se tiver combinação de mais de um material, a mesa tende a ter um ar mais contemporâneo.

5 dicas para escolher mesa de madeira rústica para sala de jantar

mesa de jantar rústica

Decidiu investir na mesa de madeira rústica para sua sala de jantar?

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Então, confira as cinco dicas que separamos para ajudar na escolha e aquisição do modelo perfeito:

mesa rústica

1. Considere as medidas do local de instalação e da mesa

Se já souber em que canto da sala de jantar deixará a mesa, é importante medir esse espaço e comparar as informações obtidas com as medidas do móvel.

Isso faz toda a diferença, pois garante a compra de uma mesa que cabe perfeitamente na área, aproveitando da melhor maneira possível o espaço disponível.

mesa quadrada rústica

2. Escolha o formato perfeito

Há mesa de madeira rústica confeccionada nos formatos quadrado, retangular, redondo e oval. Também existem modelos alternativos que mantêm o formato da madeira natural.

O formato perfeito é aquele que mais combina com sua decoração e espaço disponível. No entanto, tenha em mente que mesas quadradas e retangulares são mais compactas e atemporais. Portanto, são ideais para sala de jantar pequena e quando se quer reduzir a possibilidade de erro.

Já as mesas redondas, ovais e que mantêm o formato original da madeira são mais dinâmicas e ocupam mais espaço na decoração. Logo, são boas escolhas para salas de jantar médias e grandes.

mesa rústica de 6 lugares

3. Defina a cor da madeira

A cor da madeira também influencia na decoração, por isso é importante dar uma atenção especial a ela. De maneira geral, tons de madeira claros ajudam a iluminar o ambiente e passam suavidade.

Já os tons de madeira escuros são mais elegantes e refinados, ideais para ambientes sofisticados. Se sua sala de jantar tiver essas características na decoração, esse tipo de madeira é a melhor escolha.

mesa rústica para sala de jantar

4. Estabeleça a quantidade ideal de lugares

Considerar a quantidade de lugares da mesa é fundamental, pois garantirá que oferecerá espaço para todos os moradores da casa. Se for uma família pequena, uma mesa de quatro lugares é suficiente.

Caso tenha uma família grande ou possua o costume de receber visitas com frequência, a mesa a partir de quatro lugares é uma ótima dica de compra.

mesa rústica em sala de jantar

5. Foque no conforto

Tenha em mente que a mesa redonda e a oval aproximam mais as pessoas, enquanto a quadrada e a retangular mantêm um espaço um pouco maior entre elas. Portanto, também considere essas informações ao escolher o modelo ideal e mais confortável.

Outro ponto que você precisa considerar é a cadeira que utilizará com a mesa de madeira rústica. Se conseguir comprar o conjunto de mesa e cadeiras, melhor. Assim, terá móveis que combinam entre si, sem precisar se preocupar em ornar ambos.

Caso não consiga comprar o conjunto, a dica é escolher cadeiras que tenham algo semelhante com a mesa, como a tonalidade da madeira ou do material utilizado em sua confecção.

Para que essas cadeiras sejam mais confortáveis, dê preferência para modelos com estofamento. Caso não tenham, utilize um assento para cadeira macio, como os de futton.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário