Esses 4 detalhes vão te AJUDAR e MOTIVAR na escolha correta de persianas na decoração

Descubra quatro detalhes para lhe ajudar a escolher persianas corretamente, garantindo um resultado incrível na decoração!

As persianas são alternativas perfeitas à cortina tradicional de tecido, garantindo um resultado bonito e diferenciado na decoração. No entanto, não é todo mundo que sabe como escolher essas peças.

Este é o seu caso? Então, este artigo é perfeito para você! A seguir, você conhece quatro detalhes que vão lhe ajudar na escolha da persiana correta para a sua decoração, montando um ambiente incrível. Acompanhe!

Persianas: o que são?

Esses 4 detalhes vão te AJUDAR e MOTIVAR na escolha correta de persianas na decoração

Trata-se de cortinas utilizadas para bloquear o excesso de luminosidade natural, bem como para dar privacidade aos moradores. Elas impedem que pessoas que estão fora do imóvel vejam o que se passa em quartos e salas, por exemplo.

Mas não é só isso: a persiana também contribui para que se tenha um melhor conforto térmico no cômodo, além de melhorar a acústica. Por isso, é possível evitar eco ao assistir à televisão, por exemplo.

As persianas também dão beleza e elegância para a decoração, colaborando para que a área fique visualmente agradável. Por isso, valem muito a pena o investimento, seja em curto ou longo prazo.

Onde instalar as persianas?

Persiana branca horizontal

As persianas são tipos de cortina que esbanjam versatilidade, tanto que dá para instalá-las em diversos cômodos do imóvel.

É comum encontrá-la na sala ou no quarto, mas também dá para utilizá-la na cozinha e no home office, transformando a decoração desses ambientes.

4 detalhes para lhe ajudar na escolha da persiana perfeita

persianas cinzas para sala

Escolher a persiana perfeita não é tarefa simples, pois é preciso considerar alguns detalhes para minimizar a chance de erro. A seguir, apresentamos quais são eles:

1. Nível de bloqueio da luminosidade e privacidade

Antes de fechar a compra de qualquer persiana, considere o nível de bloqueio de luminosidade que deseja que a peça proporcione, bem como de privacidade.

Quanto maior for esse nível, maior deve ser a capacidade do material de bloquear a luminosidade externa e de dificultar que terceiros visualizem o que se passa dentro do imóvel.

E só há uma forma de conseguir isso: usando materiais grossos e mais robustos. Se usar uma persiana com ripas horizontais ou verticais, elas devem ter fechamento adequado, sem deixar frestas.

decoração com persianas

2. Praticidade de instalação e manutenção

As persianas são aliadas da decoração de ambientes internos, mas nem sempre é fácil instalá-las ou realizar processos de manutenção, como a limpeza. Por isso, é muito importante considerar esses detalhes.

O ideal é que a instalação seja o mais simples possível e que a manutenção seja descomplicada. Dessa forma, terá menos trabalho para manter a peça em perfeito estado.

Mas como ter acesso a essas informações sem usar a cortina? Simples, basta verificar os dados do fabricante sobre a instalação e manutenção da peça. Dessa forma, evita-se escolher uma persiana que não atenda suas necessidades e não seja prática.

persianas para cozinha

3. Tipo de persiana

Existe uma grande variedade de persiana e é importante conhecer as principais para escolher a ideal para seu lar. Os modelos mais conhecidos são as persianas horizontais e as verticais. As primeiras possuem lâminas na horizontal, enquanto as segundas na vertical.

Essas lâminas podem ser abertas e há possibilidade de regular a luminosidade no ambiente durante o dia, bem como a corrente de ar que entra na área. Seu ponto negativo está no fato de não vedar totalmente a luz natural.

persianas na decoração

As persianas horizontais e verticais estão disponíveis em materiais como o PVC, alumínio e madeira, sempre em ampla cartela de cores, o que permite ousar mais na decoração.

Há, ainda, a persiana rolô, que é feita com um painel de tecido enrolado em uma barra central. É possível abri-la de forma automática ou manual, mantendo o tecido em qualquer altura. Outra característica é que tem instalação e manutenção descomplicadas.

persianas rolô na decoração

Por fim, outro modelo muito comum é persiana romana, que é clássica e elegante, confeccionada em tecido com cores e tramas diferenciadas. O material utilizado normalmente possui transparência, mas também há alternativas em blackout.

4. Material da persiana

O ideal é que o material da persiana seja de qualidade, pois indica que a cortina durará por muito mais tempo. Portanto, dê preferência para persianas robustas ao invés das frágeis.

Persiana romana

Se escolher uma persiana de tecido, tenha em mente que os leves e delicados são transparentes, enquanto os mais grossos bloqueiam melhor a luminosidade e visão.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário