Início » Organizando » Dicas para o Dia a Dia » Como fazer a cura da air fryer? 4 passos para você não errar!

Como fazer a cura da air fryer? 4 passos para você não errar!

Se você acabou de comprar uma nova air fryer, saiba que antes de começar a preparar suas receitas, é essencial realizar um processo conhecido como “cura” para garantir que a durabilidade e funcionalidade total do aparelho.

Mas como fazer isso?

Bem, se você não sabe, a seguir nós vamos te ensinar como fazer a cura da air fryer de forma simples.

O que é a “cura” da air fryer?

como fazer cura da air fryer

Revestida com material antiaderente, a air fryer é uma aparelho que será usado em altas temperaturas. O problema é que, independente da qualidade, é fato que os antiaderentes tendem a desgastar com certa facilidade sob temperaturas acima de 180º.

Dessa forma, o chamado processo de cura é uma forma de garantir uma durabilidade maior desse material, preparando-o antes que o aparelho comece a ser usado constantemente. Além disso, esse processo ajuda a eliminar qualquer resíduo de fábrica que possa ter ficado no interior do cesto e também condiciona o aparelho para cozinhar de maneira mais eficaz.

Confira os 4 passos para fazer a cura da sua fritadeira a ar.

1. Leitura do Manual de Instruções

Antes de mais nada, é muito interessante ler o manual de instruções da sua air fryer, afinal, cada modelo pode ter especificidades especiais durante a cura. Além disso, o manual pode oferecer recomendações importantes sobre a temperatura e o tempo adequados para a cura inicial.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Ignorar essas instruções pode resultar em danos ao aparelho ou em um desempenho subótimo.

2. Limpeza Inicial

Após ler o manual e constatar qualquer exigência adicional é hora de iniciar o processo.

Comece com uma limpeza básica, retirando todos os componentes removíveis da fritadeira, como o cesto e o suporte, e lave-os com água morna e um pouco de detergente neutro.

Use uma esponja macia (jamais com o lado verde) para evitar arranhões nas superfícies antiaderentes. Seque bem todos os componentes antes de recolocá-los no aparelho.

Limpe o interior da air fryer com um pano úmido para remover qualquer poeira ou resíduos de embalagem.

3. Aquecimento Inicial

cura da air fryer

Terminada a limpeza, é hora de ligar o aparelho.

Espalhe um pouco de óleo ou manteiga nos dois cestos da fritadeira (o com furos e o de baixo) de modo que toda a parte antiaderente fique engordurada. Feito isso, programe a air fryer para funcionar na temperatura máxima de 200º por cerca de 5 minutos.

Este passo é crucial para remover quaisquer odores ou gases residuais dos materiais de fabricação, além de preparar o antiaderente para que realmente não grude os alimentos e não descasque com o passar do tempo.

Certifique-se de que a air fryer esteja em um local bem ventilado, pois pode haver um leve cheiro durante este processo.

4. Repetição do Processo

Após o primeiro ciclo de aquecimento, deixe a airfryer esfriar completamente.

Aliás, sempre espere sua air fryer estar totalmente fria antes de lavá-la com água fria. O choque térmico é outro vilão do antiaderente e pode diminuir sua vida útil.

Feito a cura pela primeira vez, você pode usar sua air fryer normalmente. Porém, é interessante que esse processo seja repetido depois de 10 lavagens do cesto do aparelho para criar mais resistência.

CONFIRA Também: Air Fryer traz algum prejuízo à saúde? Entenda por que esse assunto virou destaque

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    É formada em Marketing pelo Centro Universitário Internacional e atriz licenciada pelo SATED/PR desde 2017. Trabalha com gestão de mídias sociais e redação criativa além de atuar em várias frentes de comunicação midiáticas.

    Deixe seu comentário