Início » Decoração » Como fazer cachorro parar de morder? Veja aqui dicas!

Como fazer cachorro parar de morder? Veja aqui dicas!

Inicialmente morder é gracioso e divertido, porém com o passar do tempo esse hábito passa a incomodar e a machucar as pessoas. O costume de morder é predominante em cães mais jovens e também em cachorros adultos que não foram educados.

É importante ensiná-los já no início que morder não é legal. Veja a seguir métodos de como fazer isso.

Por que os cachorros mordem?

Como fazer cachorro parar de morder? Veja aqui dicas!

O hábito de morder se justifica pelo fato de que os filhotes estão com os dentes nascendo e assim querem morder tudo o que encontram, visto que o crescimento dos dentes causa incomodo e dor. Portanto, a mordida acaba sendo a maneira de aliviar isso.

Outro motivo que leva os filhotes a morder é a falta de atividades para ocupar o seu tempo. Cães precisam gastar energia e se movimentar, caso isso não ocorra, esses animais ficam entediados e se entretêm mordendo o que encontram pela frente.

Quais são as melhores raças de cachorro para crianças?

Além disso, a ansiedade também pode desencadear o costume de morder. Por mais estranho que isso possa soar, os nossos companheiros podem também desenvolver ansiedade, sendo esse traço típico de cachorros que ficam sozinhos por muito tempo. Morder mostra-se uma maneira de ocupar o tempo e também de chamar atenção dos donos e quem sabe conseguir companhia para brincar.

Por fim, morder é uma maneira de conhecer os lugares, visto que é somente através da boca e não do tato que os cães conseguem explorar o que há ao redor dele.

Dicas de como fazer o cachorro parar de morder

Como fazer cachorro parar de morder? Veja aqui dicas!

Visto que causa muito incomodo e dor, tal hábito é uma problemática, sendo necessário praticar atos que solucionem esse problema. Abaixo listamos formas de agir para que seu cachorro pare de morder:

Leve a atenção do seu cachorro para outra coisa

Como já dito, para os filhotes morder serve para atrair sua atenção. Em virtude disso, eles mordem mãos e pés para causar provocação e te chamar para brincar. Nesses momentos, esforce-se para levar sua atenção para outras maneiras de brincadeira. Arremesse bolinhas, dê um brinquedo ou leve ele até um espaço aberto (o quintal, por exemplo). O que importa é que seja uma atividade tão ou mais interessante que morder.

É aconselhável convidar o cachorro para essas brincadeiras antes de ele começar com as mordidas, para acabar com tal costume. Assim, com o passar do tempo ele se esquecerá dessa forma de se distrair.

Seja indiferente ao seu cão como forma de castigo

Ser indiferente é a maneira perfeita de castigar seu cão, pois o filhote perceberá que morder não chamará sua atenção. Ou seja, levantar a voz, dar bronca e olhar para ele não é aconselhável, visto que isso na verdade mostra que a mordida está fazendo com que você preste mais atenção nele.

Assim, quando o seu cachorro começar a morder, não olhe para ele, não grite, tente não reagir. Caso haja exigência por parte dele, saia do local por um tempo e só de atenção após uns quinze minutos.

Adquira mordedores apropriados para seu cachorro

Como fazer cachorro parar de morder? Veja aqui dicas!

Como forma de alivio à vontade de morder, adquira brinquedos próprios para isso. Existem vários exemplos de mordedores para cachorros, entre eles: ossos, cordas e bonecos. É bom manter o objeto visível e dar para o cão quando ele quiser brincar.

Caso o seu cãozinho não goste do tipo de mordedor adquirido, vá em busca de um modelo mais adequado para ele. Dar alimentos crocantes também minimiza a vontade de morder. Existem petiscos próprios para isso, no entanto, opções naturais são melhores para a saúde do seu cachorro, tal qual cenoura, maçã, pepino japonês, abobrinha, pera e ossinhos.

Veja aqui como acostumar seu cão a dormir sozinho!

Eleve a quantidade de atividades físicas para seu cãozinho

Visto que alguns cães mordem devido a falta do que fazer e a ansiedade, elevar a quantidade de atividades físicas pode mitigar essa problemática.

Assim, caminhe com ele diariamente e faça brincadeiras regulares de modo que libere a energia dele. No fim do dia, ele vai querer descansar e não morder.

Não gere euforia no seu cachorro sem motivos

Como fazer cachorro parar de morder? Veja aqui dicas!

Em algumas situações, enquanto brincamos com um cachorro, geramos irritação nele, fazendo com que ele fique bravo, lata e até morda. Mesmo parecendo ser divertido, essa prática só vai elevar a vontade de morder você ou outras coisas. Procure evitar essas situações, ainda mais enquanto o cão está sendo adestrado.

Não torne a mordida como uma forma de chantagear

Os cachorros são bem inteligentes, dessa maneira, no momento que querem algo e não conseguem eles começam a nos morder. Caso você ceda à chantagem, ele concluirá que essa é a maneira mais eficaz para conquistar o que deseja. Sendo assim, não dê imediatamente o que ele quer. Espere ele parar de morder e após alguns minutos dê o almejado. Assim, ele perceberá depois de um tempo que morder não fará com que você ceda aos desejos dele.

Fazer o cão parar de morder não será fácil, mas basta ser consistente nas suas atitudes que em breve ele aprende que esse costume não é legal.

Comente