Como fazer sua horta suspensa; as melhores dicas para levar mais verde ao seu lar

Confira, aqui, dicas sobre como fazer horta suspensa e monte a sua, tornando seu lar mais colorido e agradável!

Ter uma horta suspensa é uma excelente ideia para complementar a decoração de sua cozinha e ainda ter fácil acesso a temperos saudáveis e sempre frescos.

Quer apostar nessa ideia, mas não sabe como fazer horta suspensa? Então, este artigo é perfeito para você! Continue a leitura e descubra como fazê-la de maneira simples!

O que você precisa para fazer horta suspensa?

horta suspensa

 

A princípio, deve-se saber o que você precisa para montar sua horta suspensa na cozinha. Abaixo, listamos os principais itens que lhe ajudarão nessa tarefa:

  • Estrutura vertical para montar a horta suspensa. Dá para utilizar pallets e estruturas de metal, por exemplo;
  • Vasos, recipientes de bambu, garrafas pet, entre outros. Eles são utilizados para plantar os temperos;
  • Terra, adubos orgânicos, sementes ou mudas de temperos que deseja plantar;
  • Pregos (no caso do reaproveitamento de recipientes como vasos) ou suporte para vasos, dependendo do que utilizar.

É importante ressaltar que dá para economizar na montagem da horta suspensa se optar por reaproveitar materiais que tem em casa, como garrafas pet e pallet de madeira.

O que plantar na horta suspensa?

horta suspensa em canos

Há uma grande variedade de itens para plantar na horta suspensa. De maneira geral, recomenda-se o cultivo de temperos, pois são mais fáceis de pegar, de cuidar e leves. Portanto, não há o risco de derrubar toda a estrutura.

Veja, a seguir, sugestões de o que você pode cultivar em sua horta suspensa na cozinha:

  • Alecrim;
  • Cebolinha;
  • Salsa;
  • Tomilho;
  • Orégano;
  • Pimenta;
  • Hortelã.

Vale reforçar que essas ervas são somente sugestões de cultivo. Nada impede que você plante outras, considerando o espaço que possui e características do local, se há boa incidência de luz, correntes de vento, entre outras.

Como montar horta suspensa em sua cozinha?

horta suspensa na cozinha
  1. Separe todos os materiais que utilizará, deixando-os próximos para facilitar o trabalho;
  2. Escolha o recipiente ideal para plantar seus temperos e ervas. Dá para utilizar vasos ou reaproveitar embalagens de alimentos e bebidas. Neste caso, recomenda-se que faça furos em sua base, para facilitar o escoamento de água;
  3. Coloque terra no recipiente e a muda ou semente. Regue a terra para deixá-la úmida e não encharcada;
  4. Posicione os recipientes na estrutura de madeira ou ferro utilizada para sua horta vertical. Dá para manter essa estrutura apoiada na parede ou presa nela. Para prender os vasos, use pregos ou peças de suporte.

Como cuidar de sua horta suspensa

horta suspensa em garrafas pet

Além de saber como montar a horta suspensa, é importante conhecer como cuidar dela. Assim, conseguirá manter os temperos sempre em perfeito estado, complementando a decoração da cozinha.

Mas afinal, como cuidar da horta? Existem dicas que são fundamentais e lhe ajudam a ter sucesso nessa tarefa. A seguir, indicamos quais são:

Faça regas regularmente

As regas são fundamentais para que as ervas consigam se desenvolver com saúde. Recomenda-se fazê-las regularmente, sempre que notar que a terra está seca.

A indicação geral é que não exagere na água! O excesso de líquido pode deixar a terra encharcada e isso é muito prejudicial para a planta, pois aumenta o risco de apodrecimento de suas raízes.

Para reduzir ao máximo essa possibilidade, além de evitar o excesso de água é importante usar vasos ou demais recipientes com furos de drenagem.

horta suspensa feita com garrafas pet

Realize a poda das plantas

Sempre que notar que as plantas cresceram muito ou estão com folhas marrons ou amareladas, faça a poda, removendo a parte que está comprometida.

Para lhe auxiliar nesse processo de limpeza da planta, utilize uma tesoura própria para poda. Dessa forma, também conseguirá reduzir o risco de acidentes.

horta suspensa para cozinha

Adube as plantas periodicamente

As plantas também precisam de adubo para crescer saudáveis e verdinhas. Ao adubar, as ervas recebem todos os nutrientes que precisam! Por isso, não deixe esse cuidado de lado.

Dê preferência por usar o adubo orgânico. Se preferir, faça uma composteira doméstica, reaproveitando matérias orgânicas para ter um adubo perfeito e muito mais saudável.

horta suspensa em cozinha

Combata pragas

Caso sua plantação fique com pragas ou doenças, o ideal é que utilize defensivos orgânicos para removê-las. Consulte um vendedor de uma loja especializada para receber a indicação do produto perfeito para usar em suas ervas.

Um detalhe importante: a maioria das pragas e doenças são causadas pelo excesso de água na rega. Portanto, evite-o!

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário