Início » Dicas » 4 métodos INFALÍVEIS para limpar rejunte; formas caseiras, baratas e sem esforço

4 métodos INFALÍVEIS para limpar rejunte; formas caseiras, baratas e sem esforço

Confira quatro formas caseiras infalíveis de limpar rejunte e aproveite para adotá-las em seu lar, deixando o material com cara de novo.

Saber limpar rejunte faz toda a diferença na manutenção de seu lar, deixando o banheiro, cozinha e lavanderia agradáveis, de modo a reforçar a higiene desses locais.

Não sabe como limpar rejunte encardido? Sem problemas! Aqui, você confere quatro formas caseiras e baratas de executar essa tarefa, garantindo um bom resultado sem ter muito trabalho. Acompanhe!

O que é rejunte?

4 métodos INFALÍVEIS para limpar rejunte; formas caseiras, baratas e sem esforço

Antes de conhecer formas de limpar rejunte, é importante saber o que é esse material. Trata-se de uma argamassa utilizada para preenchimento de juntas de revestimentos, como pisos e azulejos.

O rejunte tem como principal função impermeabilizar as laterais do revestimento após seu assentamento. Também serve para dar um melhor acabamento ao piso ou revestimento de parede.

Com o passar do tempo, essa argamassa vai acumulando sujeiras e pode ficar encardida ou com manchas. Caso o material já esteja com essas características, é preciso limpá-lo para remover esses problemas.

4 formas caseiras e baratas de limpar rejunte

Existem diferentes formas de limpar rejunte e dá para fazer esse processo com itens que você tem em casa. A seguir, listamos as quatro formas principais. Confira e escolha a sua favorita:

1. Como limpar rejunte com vinagre

Trata-se de uma alternativa especialmente indicada para uso em revestimento poroso, como o porcelanato. Neste caso, é só usar o vinagre para higienização. Dessa forma, conseguirá evitar danos ao revestimento.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Recomenda-se que coloque vinagre branco em um borrifador. Então, borrife a área que deseja limpar, mirando diretamente no rejunte. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Depois, retire o produto com uma esponja ou pano úmido.

limpar rejunte com vinagre

Caso o rejunte esteja muito encardido, antes de passar a esponja ou pano é só esfregar uma escova de cerdas macias no local. Para potencializar o resultado, pingue gotas de limão no vinagre antes de borrifá-lo no rejunte do banheiro ou cozinha.

2. Como limpar rejunte com bicarbonato de sódio

Além da limpeza com vinagre, também dá para remover manchas do rejunte usando o bicarbonato de sódio. Neste caso, recomenda-se misturar partes iguais de bicarbonato e água até formar uma pasta, que deve ser aplicada no rejunte.

Deixe essa mistura agir por cerca de cinco minutos e esfregue o local usando uma escova de cerdas macias. Finalize a limpeza fazendo um enxágue da superfície com água, para retirar todo o bicarbonato utilizado.

limpar rejunte com bicarbonato de sódio

Se ainda restar manchas no rejunte, repita o processo até que consiga remover todas as marcas, deixando o material com sua cor original.

3. Como limpar rejunte de banheiro com mofo

O banheiro é um local úmido / molhado, portanto, mais suscetível ao desenvolvimento de mofo no rejunte. No entanto, dá para se livrar dele, eliminando manchas pretas.

Para isso, você precisará realizar uma limpeza um pouco mais pesada. Recomenda-se que misture uma parte de bicarbonato de sódio para duas partes de água oxigenada volume 10, até que forme uma pasta.

limpar rejunte de banheiro com mofo

Coloque luvas para manusear essa mistura, para eliminar o risco de queimar sua pele. Quando já estiver de luva, passe a mistura no rejunte e deixe agir por aproximadamente cinco minutos.

Após esse período, esfregue a mistura usando uma escova de dentes velha e tire o excesso com um pano limpo e seco. Caso o revestimento fique com resto de bicarbonato, faça o enxágue da superfície.

4. Como limpar rejunte com suco de limão

O limão também pode lhe ajudar a deixar o rejunte de seu banheiro, cozinha ou lavanderia como novo. É só misturar 250 mililitros de água, a mesma quantidade de suco de limão e 5 colheres de bicarbonato de sódio.

limpar rejunte com suco de limão

Aplique sobre o rejunte e deixe agir por dez minutos. Então, esfregue com uma esponja e retire o excesso com um pano umedecido em água. Finalize usando um pano seco.

Dicas extras para limpar rejunte

  • Use luvas ao fazer a limpeza, pois algumas misturas podem deixar sua mão ressecada ou provocar queimaduras;
  • Caso prefira, existem produtos específicos para limpeza de rejunte. Eles são encontrados facilmente em supermercados e é simples usá-los, basta seguir as recomendações do fabricante;
  • Não deixe que as misturas sequem completamente. Se isso acontecer, faça a reaplicação e esfregue o local. Assim, conseguirá um melhor resultado;
  • Há pisos que são as suscetíveis a danos, como o porcelanato. Neste caso, recomenda-se o uso de produtos próprios para limpar rejunte e o revestimento em questão, para evitar manchas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário