Início » Decoração » Como montar a árvore de Natal igual de shopping? DICAS PROFISSIONAIS

Como montar a árvore de Natal igual de shopping? DICAS PROFISSIONAIS

A época mais mágica do ano está chegando e, com ela, a oportunidade de transformar sua casa em um verdadeiro espetáculo natalino. Se você sempre sonhou em ter uma árvore de Natal igual de shopping, chegou a hora de tornar esse sonho realidade. Por isso, aproveite as dicas profissionais abaixo e surpreenda a todos!

Escolha o tamanho e o modelo da árvore

árvore de natal com decoração simples

O primeiro passo para montar a árvore de Natal igual de shopping é escolher o tamanho e o modelo da árvore que você vai usar. 

Tudo depende do seu gosto e orçamento, por isso, existem opções de árvores naturais ou artificiais. Seja como for, lembre-se que as árvores naturais têm um aroma delicioso e um aspecto mais realista, mas exigem mais cuidados, como regar e podar. As árvores artificiais são mais práticas e duráveis, mas podem perder a cor e o formato com o tempo.

decoração de árvore de natal com bolinhas azuis e prateadas

Aliás, o tamanho da árvore deve ser proporcional ao espaço que você tem disponível na sua casa. Não adianta comprar uma árvore gigante se ela vai ficar apertada ou atrapalhar a circulação. 

O ideal é que a árvore tenha pelo menos 30 cm de distância do teto e das paredes. Lembre-se também de escolher um local seguro, longe de fontes de calor ou umidade, que possam danificar a árvore ou causar acidentes.

árvore de natal repleta de decoração

O modelo da árvore pode variar de acordo com o estilo que você quer dar à sua decoração. Existem árvores de vários formatos, cores e materiais, que podem combinar com diferentes temas e ambientes.

Monte a estrutura da árvore

pessoa montando árvore de natal artificial

Sem dúvida, montar a árvore de Natal é o próximo passo, afinal, é a estrutura que servirá de base para os enfeites e as luzes. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Se você comprou uma árvore artificial, siga as instruções do fabricante para encaixar as partes e fixar a árvore no suporte. Se você optou por uma árvore natural, corte o tronco na altura desejada e coloque a árvore em um vaso ou balde com água.

montagem de árvore de natal

Após montar a árvore, é hora de abrir os galhos e dar forma à árvore. Comece de baixo para cima, separando os galhos um a um, de forma que fiquem bem distribuídos e preencham os espaços vazios. 

Se a sua árvore for artificial, você pode dobrar ou torcer os galhos para deixá-los mais curvos ou retos, conforme o seu gosto. Por outro lado, se a sua árvore for natural, você pode podar os galhos que estiverem muito longos ou desalinhados.

Coloque as luzes na árvore

colocação de pisca-pisca em árvore de natal

Colocar as luzes na árvore vai dar um toque especial e iluminar a sua decoração. Você pode escolher entre luzes de várias cores, tamanhos e efeitos, que podem piscar, mudar de cor ou ficar fixas. 

O importante é que as luzes sejam adequadas para uso interno e que tenham o selo do Inmetro, que garante a qualidade e a segurança do produto.

Obviamente, para colocar as luzes na árvore, você vai precisar de uma extensão elétrica, que deve ficar escondida atrás da árvore ou embaixo do tapete. 

árvore de natal decorada com pisca-pisca e fita

Uma sugestão profissional: comece enrolando as luzes no topo da árvore, descendo em espiral até a base, de forma que fiquem bem distribuídas e não fiquem soltas ou apertadas demais. 

Se a sua árvore for grande, você pode usar mais de um conjunto de luzes, conectando-os entre si ou na extensão. Lembre-se de testar as luzes antes de colocá-las na árvore, para verificar se estão funcionando corretamente.

Escolha os enfeites da árvore

pessoa decorando árvore de natal

Os enfeites são os responsáveis pela personalidade e charme da decoração de sua árvore de Natal igual de shopping, afinal, são eles que chamam (e muito) a atenção quando você entra nesses lugares, não é?

Para o seu lar, é possível apostar em itens que você já tem em casa ou comprar novos, de acordo com o tema e as cores que você quer usar. Existem enfeites de vários tipos, como bolas, laços, fitas, estrelas, anjos, bonecos, doces, frutas, flores e muito mais.

árvore de natal com bolas laranjas e brancas

Leve em conta o tamanho e o modelo da árvore para que os enfeites fiquem proporcionais e harmoniosos. Pense ainda na quantidade e na disposição dos enfeites, para que a árvore fique equilibrada e não fique sobrecarregada ou vazia demais. 

Quer uma recomendação prática? Siga a regra dos terços, isto é, divida a árvore em três partes: a parte superior, a parte central e a parte inferior. 

Cada parte deve ter um tipo de enfeite, que deve ser colocado de forma alternada e simétrica.

Pendure os enfeites na árvore

pessoa colocando bolinhas na árvore de natal

Por fim, para finalizar a montagem da árvore de Natal igual de shopping, é necessário pendurar os enfeites. Isso dará o toque final ao décor e deixará sua árvore linda e pronta para receber os presentes. 

Você pode pendurar os enfeites usando ganchos, fios, fitas ou arames, que devem ficar presos nos galhos da árvore. Você também pode usar cola quente ou fita adesiva, mas cuidado para não danificar a árvore ou os enfeites.

laço ao redor de árvore de natal

Uma dica é começar pelos maiores e mais pesados, que devem ficar na parte inferior da árvore, e terminar pelos menores e mais leves, que devem ficar na parte superior da árvore. 

Distribua-os de forma que fiquem visíveis e não fiquem escondidos pelas luzes ou pelos outros enfeites. Varie misturando cores, formas e texturas para criar um efeito interessante e atraente. 

Não se esqueça de colocar o enfeite principal no topo da árvore, que pode ser uma estrela, um anjo, um laço ou o que você preferir. Esse enfeite deve ser o mais bonito e chamativo, pois vai representar o ponto alto da sua decoração. 

estrela de natal no topo da árvore

Pronto! Você vai ver como a sua árvore vai ficar linda e impressionar a todos que visitarem a sua casa. Aproveite para tirar muitas fotos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário