6 soluções para organizar uma sala de apartamento

Nada melhor do que chegar em casa e poder descansar em uma sala de estar organizada e aconchegante. A sala de estar é o lugar da casa que funciona como um cartão de visitas e por isso deve estar sempre alinhada. A decoração de apartamento pequeno apresenta novidades a cada estação e não faltam boas ideias para que você possa manter seu apartamento decorado do jeito que você sempre sonhou.

A partir da sala de estar você pode ditar o clima do seu lar e estar pronto para relaxar ou para receber os amigos quando quiser. Diferentes inspirações podem compor o ambiente da sala de estar, que pode até ser uma sala pequena que funcione como sala de estar e jantar. Para acertar na decoração, você terá a seu dispor 6 soluções de organização que levarão em conta o seu gosto pessoal.

1. Espelhos criativos

A primeira dica para decorar uma sala pequena sem gastar muito é investir em espelhos variados. Use espelhos sem medo, pois ajudam a ampliar o ambiente além de trazer um ar de sofisticação. Dependendo do seu gosto, você pode optar por espelhos pequenos, redondos, retangulares ou espelhos grande de formatos variados. Você pode utilizar a técnica do faça você mesmo e garimpar espelhos baratos para compor a harmonização do ambiente. Os espelhos podem ser usados para delimitar o espaço entre sala de jantar e sala de estar e ainda para imprimir estilo mais clássico ou contemporâneo.

 2. Cores certas

Já que começamos pelos espelhos para dar amplitude aos cômodos, a segunda dica é pensar nas cores do ambiente, que não precisam necessariamente ser claras. O branco é um clássico quando se procura imprimir espaço a sala de estar, mas na decoração contemporânea há a opção de brincar com as cores. Se não quiser uma sala monocromática, você pode investir em um ponto de cor e harmonizar o restante com cores mais claras. Além do branco, os tons de cinza, areia e malva estão em alta na decoração de ambientes pequenos. Além é claro, do papel de parede que agrega charme e personalidade a qualquer composição.

3. Móveis suspensos

Após escolher as cores que melhor combinam com você, procure prateleiras, nichos e móveis suspensos para decorar a sua sala. Essa terceira dica é valiosa para economizar espaço e dinheiro, já que esse tipo de peça costuma ser mais barata do que os móveis de madeira tradicionais. Desse modo, você pode montar a sua sala a seu modo, combinando peças compradas separadamente. Invista em peças brancas ou de cor neutra para que fique você possa combinar com praticidade. Essa dica serve para quem tem muitos ou poucos objetos a serem organizados, pois você aproveitará o espaço das paredes instalando quantas prateleiras quiser.

4. Acrílico e vidro

A quarta dica para decorar a sala de jantar pequena, integrada a sala de TV muitas vezes é investir em móveis acrílicos ou de vidro. Esses materiais são inspirações para a decoração contemporânea e combinam com qualquer ambiente. São encontrados com facilidade no mercado e podem deixar sua casa com cara de revista de decoração.

5. Móveis com dupla função

Quando observamos esses lindos móveis acrílicos, logo pensamos onde poderíamos colocar todos nossos objetos que inevitavelmente se espalham pela sala. A quinta dica sugere o uso de móveis que tenham mais de uma função como o baú que serve como pufe, a mesa de centro e o sofá com baú, mesa de centro que vira mesa de jantar, entre outros móveis contemporâneos que atendem mais de uma necessidade. Com móveis desse tipo, fica mais fácil deixar a sala mais espaçosa, guardando bem escondidos objetos de uso comum. Afinal, os detalhes são responsáveis por compor uma boa decoração.

6. Detalhes com personalidade

A sexta e última dica para organizar a sua sala é investir nos detalhes da sua preferência. Não tenha medo de deixar o ambiente carregado e peça sempre à opinião de alguém de confiança para ter um olhar de fora. Esses detalhes podem ser plantas, velas, pendentes, porta-retratos, abajures e o que mais a sua criatividade permitir. O visual da sua sala de estar pode representar os seus gostos por viagens, música, cinema, literatura e tudo isso pode sim ficar exposto com muito bom gosto. Os seus livros e revistas, por exemplo, podem decorar a sua sala nas prateleiras e mesa de centro ou podem virar apoio para vasos e porta-retratos.

Você pode economizar colocando suas plantas em potes de vidros reutilizáveis e até garrafas recicladas. As flores naturais dão um charme especial ao ambiente e ficam bem em qualquer tipo de vaso. Você não precisa ser especialista para montar um um arranjo, basta uma garrafa e uma flor de sua preferência para alegrar a decoração da sua sala de estar.

Além das plantas, o ambiente pode ser iluminado com velas, abajures e pendentes. Esses artigos fazem toda a diferença na decoração da sala de estar e merecem a devida atenção. Vale a pena investir em lâmpadas de LED em longo prazo, pois elas iluminam e duram mais.

Os pendentes, luminárias e abajures podem ser utilizados de modo muito inteligente para iluminar e agregar personalidade aos ambientes. Eles podem ser neutros ou coloridos de acordo com o gosto do dono. Podem ser utilizados em conjunto ou de modo contrastante segundo permite a decoração contemporânea. Mesmo que seja um pequeno detalhe, não deixe de investir em iluminação para o seu ambiente. Esses artigos fazem toda a diferença e agregam estilo a composição. E ainda podem ajudar a integrar o espaço da sala de jantar e da sala de estar com harmonia.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...