Início » Organizando » Os truques para você organizar seus livros de um jeito MUITO SIMPLES, bonito e funcional

Os truques para você organizar seus livros de um jeito MUITO SIMPLES, bonito e funcional

Confira dicas de organização de livros de maneira simples, prática e econômica, ajudando a preservar sua coleção!

Tem livros em casa e não sabe como organizá-los? Acredite, isso é mais comum do que muitos pensam! A organização é fundamental para deixar o ambiente mais bonito e funcional.

Para lhe ajudar a organizar livros, preparamos este artigo repleto de dicas. Continue a leitura, descubra quais são e aproveite para implementá-las na sua coleção!

Tenha móveis para organizar livros

Os truques para você organizar seus livros de um jeito MUITO SIMPLES, bonito e funcional

Os móveis para livros são importantes, pois oferecem um espaço adequado para manter as obras, minimizando o risco de danos. Entre os móveis, destaque para a estante, que é perfeita para quem tem muitas obras.

Procure escolher um modelo que esteja alinhado com o restante da decoração, seja no design ou na cor. Também é importante que tenha um bom espaço, para conseguir armazenar uma quantidade maior de livros.

Se a grana estiver curta para comprar uma estante, a dica é substitui-la por um móvel com preço mais acessível, mas igualmente eficiente.

Trata-se da prateleira, que pode ser grande, de ponta a ponta da parede. Caso prefira, dá para usar prateleiras menores, espalhando-as pela parede como deseja.

Há uma grande variedade de prateleira, como modelos minimalistas, industriais, clássicos, coloridos, de metal ou madeira, entre outros. Outra opção é usar nichos, combinando-os ou não com prateleiras.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Adote um sistema de organização

Sistema alfabetico de organização
Sistema alfabetico de organização

Quer encontrar livros com muito mais facilidade? A dica é adotar um sistema de organização. Você pode, por exemplo, separar obras por autor ou colocá-las no móvel em ordem alfabética.

Também é possível separá-las por gênero literário, por cor da capa, enfim, qualquer outro sistema ou método de organização que preferir. Dessa forma, saberá exatamente onde estão determinados livros.

Retorne todos os livros ao local onde os encontrou

Depois de organizar os livros no móvel, é muito importante que adote hábitos que ajudarão a evitar bagunça pela área. Se deixou o móvel na sala e tirou uma obra dele, depois que terminar de utilizá-la deverá retorná-la à estante ou prateleira, evitando bagunças pela casa.

Caso mais pessoas utilizem os livros, o ideal é que também as incentivem a guardá-los onde os encontrou. Dessa forma, o trabalho de organização das obras e do lar não cai somente sobre uma pessoa.

Use aparador de livro

Aparador para livros
Aparador para livros

O aparador de livros é essencial para evitar que as obras fiquem caindo da estante ou prateleira. Trata-se de uma peça que dá suporte ao livro, mantendo-o na posição ideal.

Um dos diferenciais do aparador é que além de ajudar a preservar as obras, também funciona como um complemento da decoração. Existe uma grande variedade de aparador, sendo fácil encontrar um que caiba no seu orçamento.

Há desde alternativas minimalistas até opções divertidas, que dão um toque de irreverência para a decoração. Entre os principais estão os aparadores de metal e de madeira com formas geométricas, de animais, entre outros.

Mantenha os livros na vertical

Livros sempre na vertical
Livros sempre na vertical

Há quem faça pilhas de livros, mas essa não é a melhor posição para guardá-los, seja em estantes, prateleiras ou qualquer outro móvel ou local.

O ideal é manter todos na vertical, pois na horizontal há um maior risco de deformá-los. Além disso, o peso dos livros de cima pode fazer com que a tinta da impressão grude nas páginas, provocando danos irreversíveis.

Para garantir que os livros da ponta da fileira realmente fiquem de pé, use os aparadores que citamos anteriormente.

Dicas sobre armazenamento de livros

Há outras dicas sobre armazenar livros que você precisa conhecer para preservar sua coleção. A principal delas é escolher bem o local onde os deixará.

Recomenda-se que seja um cômodo arejado, como a sala ou home office. A parede em que ficará o móvel, seja a estante ou prateleira, não deve ter marcas de infiltração ou mofo. Caso tenha, providencie a reforma.

Ao tomar esses cuidados é possível evitar que os livros mofem ou que o móvel tenha sua estrutura comprometida, apresentando danos em curto prazo.

Além disso, verifique se a área tem cupins ou traças. Para evitar infestações, é interessante espalhar cravo-da-índia pelo local, o que ajudará a preservar o móvel e seus livros de maneira econômica.

Por último, mas não menos importante, adote uma rotina de limpeza dos livros, fazendo-a pelo menos uma vez por mês, para retirada de pó das obras e do móvel.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário